sexta-feira, 7 de março de 2014

6 momentos que me fizeram desgostar da Rainha Elsa de "Frozen"

Criticando a sequência "Let It Go" de Frozen (e tentando explicar por que não estava gostando de Elsa no filme), eu disse na página do Facebook que Elsa "deveria estar preocupada com os danos terríveis que causou à cidade, e não curtindo seu castelo com vestidos sensuais". Outro dia discutindo com amigos, eles me lembraram que Elsa não sabia que tinha causado danos terríveis à cidade. Ou seja: eu não poderia desgostar dela por causa isso. Resolvi então rever o filme pra analisar o que aconteceu de fato no primeiro ato (até os 31 minutos de filme quando Elsa canta "Let It Go") que me fez desgostar da personagem. Selecionei 6 momentos-chave:

1) 8:53 - Anna quer montar um boneco de neve com Elsa, mas ela manda a irmã ir embora sem dar explicações. Se Elsa fosse bondosa, ela deixaria claro que tem carinho pela irmã, mas que não pode brincar pois foi proibida pelos pais (ou por outro motivo qualquer). Não há uma boa razão pela qual Elsa não possa contar para Anna sobre sua "maldição". Mas mesmo que houvesse uma razão válida dada pelos trolls, Elsa poderia se explicar de forma indireta (dizer que tem uma doença contagiosa, etc). O que ela jamais faria seria deixar a melhor amiga pensar que está sendo rejeitada.

2) 10:40 - Quando morrem os pais delas, Elsa se recusa a consolar a irmã, que fica sozinha implorando por sua companhia. Elsa fica em silêncio do outro lado da porta.

3) 20:30 - Quando as duas se encontram no baile, Elsa se comporta de maneira formal e distante em relação à irmã.

4) 22:25 - Anna diz que as duas poderiam voltar a ser amigas. Elsa diz não, fica brava, e se recusa a explicar mais uma vez.

5) 25:50 - Anna e Hans estão apaixonados e vão pedir a bênção de Elsa, que se mostra fria, não
demonstra nenhuma empatia pelos sentimentos da irmã, e não autoriza o casamento deles.

6) 29:40 - Elsa ataca algumas pessoas na festa e traz a maldição do inverno para a cidade inteira. Como ela faz isso sem querer, de fato não podemos culpá-la por esse momento. Mas ela poderia tentar se justificar ou se desculpar antes de fugir - e não o faz. O ponto é que o FILME não parece estar tentando construir um personagem gostável nesse momento. O problema não é nem Elsa e sim o roteiro. Imagine se, pouco antes de sair cantando pelas colinas, a Noviça Rebelde sem querer provocasse um incêndio no convento e ferisse algumas freiras. Não seria intencional da parte dela, mas vê-la cantando e se divertindo logo após essa cena seria totalmente inapropriado, se a intenção do filme fosse criar um personagem gostável.

Isso tudo me parece um erro tão grosseiro de roteiro que não poderia ter sido cometido por um roteirista inocente. Mas esse fato no IMDb parece explicar o que houve, e mostra o que acontece quando executivos insensíveis interferem na integridade de um trabalho artístico:

"Originalmente, a Rainha Elsa era pra ser a vilã da história. No entanto, quando a canção principal da personagem, "Let It Go", foi tocada para os produtores, eles concluíram que não só a música era muito atraente, como seus temas de empoderamento e auto-aceitação eram positivos demais pra uma vilã expressar. Então, a história foi reescrita pra ter Elsa como uma inocente isolada...".

Ou seja, em vez de mudar um pouco a letra da música, que soava inapropriada, e manter a essência da história, resolveram mudar a história inteira pra se ajustar à música - e fizeram o trabalho pela metade. Poderia ter funcionado, mas nem tudo foi reescrito, e Elsa, retratada positivamente, está constantemente revelando traços da vilã que deveria ter sido.

(Pra uma discussão mais elaborada sobre essa tendência dos filmes de apresentarem protagonistas falhos, leiam meu texto sobre o "herói envergonhado": http://profissaocinefilo.blogspot.com.br/2011/06/heroi-envergonhado.html)

(Entenda também o que faz as pessoas terem reações diferentes aos filmes no texto "Senso de Vida":
http://profissaocinefilo.blogspot.com.br/2014/07/senso-de-vida.html)

293 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 293 de 293
Liz disse...

Não entendo, você fala sobre os defeitos, sobre personagens perfeitos, bons e puros mas acha que Elsa deveria mentir sobre uma "doença contagiosa" só para confortar Anna, bem contraditório isso, não?

Caio Amaral disse...

Estou sendo tolerante e entrando no contexto da história onde a Elsa está sendo "forçada" pelos trolls e pelos pais a ocultar seus poderes da irmã. Nesse caso, inventar uma mentira não seria problema e não mancharia o caráter da Elsa. Mas por mim a Elsa podia ter falado a verdade e revelado tudo pra irmã, mesmo contra as ordens dos trolls. Não vejo pq isso teria consequencias trágicas.

Anônimo disse...

Pedro disse...
Personagens que não são maus mas cometem atos falhos ou erros de julgamento sempre existiram no cinema, mas essas coisas tinham alguma justificativa nas circunstâncias. No caso de FRozen não há nenhuma boa justificativa para a forma como Elsa trata Anna. Acho que as pessoas, no fundo, desculpam Elsa com tanta facilidade porque não gostam de Anna, a acham chata e burra, além do que não tem nenhum poder mágico para impressionar ninguém.
A Elsa foi um caso grave de redação descuidada e desinteressada. Isso se vê não só nos atos da Elsa, mas também na falta de lógica do funcionamento dos poderes dela. Se um par de luvas é suficiente para impedir que ela faça gelo e neve com as mãos, como é que, na seqüência de "Let It Go", ela, estando com sapatos nos pés, forma flocos de neve imensos no chão enquanto corre? Simplesmente não quiseram ter com a Elsa o trabalho de modificação de caráter que tiveram, p. ex., com a Charlotte La Bouff. No roteiro inicial de "A Princesa e o Sapo", Tiana seria uma empregada doméstica e Charlotte uma patroa racista. Quando decidiram modificar a história, que se referia ao conceito original dos personagens foi deixado de lado(inclusive uma gag onde se mostraria que Lotte tinha um barrigão igual ao do pai dela, escondido por um espartilho), e Charlotte virou uma personagem completamente diferente, simpática e engraçada, sem nenhum resquício da antagonista/vilã que era para ser.

Caio Amaral disse...

Oi Pedro, não sabia dessas mudanças em A Princesa e o Sapo..! Legal.. Vc acha que essas características da Elsa foram realmente descuidos dos roteiristas? Quando vi o filme pela primeira vez pensei isso.. que a personagem tinha ficado meio confusa.. como se fosse um problema de roteiro.. mas depois que o filme virou um fenômeno, comecei a pensar que isso pode ter sido tudo calculado.. que os roteiristas foram "visionários" e chegaram à conclusão de que faria mais sucesso com o público atual uma personagem assim, cheia de conflitos e problemas emocionais..
Não que isso me faça simpatizar mais pela Elsa.. mas pelo menos dessa forma os roteiristas não ficam com cara de desleixados, rs.

Anônimo disse...

Pedro disse...
Sinceramente, a impressão que eu tenho é de que não havia nenhuma idéia muito clara a nortear o processo de criação da Elsa. O visual dela variou enormemente nas diversas artes conceituais, ao contrário da Anna e do Kristoff, cujos perfis já eram definidos desde o início. E no final optaram por um visual que não tinha muito a ver com a personalidade que lhe foi atribuída. Se ela sofria de depressão, como disse a Jennifer Lee (que hoje vive dando explicações sobre a Elsa e Frozen via Twitter), não fazia sentido ela se produzir tanto. E os roteiristas pareciam mais preocupados em fazer piada com filmes antigos da Disney e se mostrar mais espertos que o público que muita coisa ficou solta, sem sentido. Botaram o Kristoff menino para testemunhar o encontro da família real com os trolls e ficar sabendo dos poderes de Elsa para as pessoas pensarem que ele, Kristoff, ia ser o grande herói da história, e que provavelmente fosse se apaixonar pela Elsa, já que ele tinha fixação por gelo, e nos cartazes ele costuma aparecer ao lado dela; teria feito mais sentido os dois juntos que o casal formado por ele e Anna. No final isso não aconteceu e a cena não serviu pra nada, além da aparente mensagem de que você não deve acreditar naquilo que vê, pois aparentemente os trolls também apagaram a cena da memória de Kristoff.

Caio Amaral disse...

Verdade, essa cena do Kristoff não serviu pra muita coisa né?

Pelo que vejo as animações são projetos bem coletivos de criação.. o filme vai sofrendo grandes transformações no processo.. tem muita gente palpitando.. não sei se Frozen foi um caso mais problemático que a média.. Esse The Good Dinosaur agora teve o diretor original demitido.. devem mudar várias coisas pelo visto... Chato isso né? Podem acabar filmes mais convencionais, sem muita personalidade. Abs.

Anônimo disse...

Sua ideia é idiota e ignorante.

você deveria procurar mais informações antes de soltar toda a besteira que tem na cabeça. Certamente você nem mesmo sabe que o filme foi baseado em um romance dos anos 40 o qual Elza era a vilã. E, desde o início, independente da música, a Disney já não queria fazer dela simplesmente uma vilã, a música foi mais uma contribuição para solidificar a ideia.
Sinto muito por pessoas que leram seu texto.

Caio Amaral disse...

Hmmm.. então quando as pessoas baseiam o filme em alguma obra do passado, os valores do filme se tornam inquestionáveis.. podemos fazer um filme celebrando estupro, canibalismo.. e ninguém poderá criticar, afinal o filme foi baseado em outra obra.

Anônimo disse...

Oficialmente, a história de Frozen é baseada no Conto "A Rainha da Neve" de Andersen, do séc. XIX, embora seja uma história muito diferente. Talvez o anônimo tenha se referido ao livro das Crônicas de Nárnia, "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", do C. S. Lewis, que tem o inverno eterno e o ato de sacrifício. E há ainda uma história que tem uma princesa órfã chamada Elsa, que é acusada injustamente de fraticídio por um vilão que ambiciona o trono e cujas ambições de ter o poder mediante um casamento são frustradas por Elsa, e que tem um clímax dramatico onde a espada do vilão é quebrada. Sabe o que é isso? "Lohengrin", de Richard Wagner. Será coincidência? Pode ser que os roteiristas da Disney tenham misturado as coisas, mas deturpando tudo, e aproveitando mal as referências.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Valeu Pedro..! Como vc entende tanto desse tema? Hehe.

Anônimo disse...

Obrigado, Caio! Algumas coisas eu já conhecia, já havia lido os contos do Andersen e alguns dos livros das Crônicas de Nárnia (num deles, "O Sobrinho do Mago", C. S. Lewis explica a origem da feiticeira branca, que se chama Jadis. Essa itambém tinha uma irmã, que ers sua inimiga, e Jadis a matou com um feitiço, junto com todo o povo de seu mundo de origem). Mas muita coisa que comentei aqui eu encontrei na internet, procurando por currisiodade sobre Disney e sobre o tão esageradamente elogiado Frozen. Tinha visto num site em inglês alguém dizer que o nome da Elsa poderia ter sido inspirado na Elsa von Brabant de Lohengrin, que é loura e parece ser geralmente representada vestindo branco ou azul. Li uma sinopse da ópera na internet e achei as semelhanças que apontei. Mas em Lohengrin o vilão é o regente que assume o poder com a morte do pai de Elsa, a pede em casamento e é rejeitado, e depois a acusa de ter matado o próprio irmão, Gottfried, que está desaparecido (mas na verdade havia sido transformado em um cisne por uma bruxa, com o regente havia casado após a recusa de Elsa). Lohengrin é um cavaleiro do Santo Graal que duela com o regente e quebra a espada deste, salvando Elsa. Em Frozen teria feito mais sentido se o vilão fosse o regente que assumiu após a morte do rei (no filme nem dizem quem governava enquanto Elsa era menor e ficava trancada no quarto), como em Lohengrin, mas preferiram inventar de querer supreender o público, sem se importar em criar um absurdo atrás do outro, com um estrangeiro recém-chegado sendo nomeado regente e querendo herdar o trono com base numa viuvez inexistente, porque não houve casamento e a suposta esposa estava viva e ninguém se preocupou em chegar. Frozen acaba sendo divertido pela possibilidade de achar tanto erro no que alguns chamaram de maior animação de todos os tempos.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Legal! Com essa bagagem toda dá pra debater Frozen com muito mais propriedade! Heheheh. Eu nunca li o conto do Andersen e essas outras referências (Nárnia, Lohengrin) também não catei.. vi como se fosse algo original... mas às vezes essas informações podem explicar algumas das decisões dos produtores né..

Anônimo disse...

Toda essa discussão, centenas de comentários debatendo a respeito da personalidade da Elsa. Se é complexa, se é mal escrita, se é conflitante. Mas a explicação é simples: a Elsa é de Curitiba.
Parece brincadeira ou piadinha, mas é verdade. Tente interagir com um curitibano e tire suas conclusões após a façanha. Todas as características listadas no post se enquadram no perfil de um habitante da "Europa Brasileira".
Logico, é claro que a Elsa não foi inspirada em curitibanos. Mas se serve de consolo, existem no sul do Brasil pessoas assim. Logo a personalidade da Elsa não é totalmente irreal.

Caio Amaral disse...

Essa realmente eu nunca tinha escutado..

Anônimo disse...

Hum, pensando bem é verdade. Curitibanos agem como se todo mundo quisesse assaltar eles. Não cumprimentam o vizinho que conhecem a anos e evitam manter contato com os parentes só porque sim.
Um curitibano chega numa padaria por exemplo, aponta o dedo para o que quer, entrega o dinheiro e sai sem dizer nem bom dia.
Eu não moro em Curitiba mas conheço bem o povo de lá. Se for tirar como base a personalidade deles, a Elsa é beeem realista. Pode acreditar em mim.

Anônimo disse...

O problema maior nem é a personalidade da Elsa, mas a forma como o roteiro e o fandom querem justificar e legitimar tudo de ruim que ela faz. Ela trata mal a irmã porque precisa protegê-la, congela o reino porque aparentemente não sabia o que fazia, cria um monstro que ataca a irmã porque precisa se isolar... tudo que acontece no filme é culpa dos pais, dos trolls, da Anna, do Hans, do duque, nunca da Elsa. Se fosse preciso, seria culpa até do Olaf ou da rena, mas da Elsa, jamais. Assim Elsa fica parecendo uma delinqüente juvenil. As coisas ruins que ela faz são culpa de todo mundo, menos dela. E ninguém se preocupa com as implicações dos atos de Elsa. Congelar o reino inteiro de forma repentina não iria destruir as plantações, matar árvores, animmais, quem sabe até algumas pessoas?

Anônimo disse...

A teoria da "Elsa curitibana" serve pelo menos para explicar aquela fenda enorme no vestido. Seria para ela mostrar que é "coxa branca"...

Patrícia disse...

O que eu percebi é que você tem realmente uma antipatia pela personagem, porém ela parte do que VOCÊ deseja que seja uma heroína. Espelhamos muito de nossa vida pelas nossas preferências, mostramos como somos. Longe de mim criticar você, pois cada um tem sua preferência baseada em vivência individual. Heroínas são para mulheres exemplos de conduta, para homens, o que se deve desejar do sexo oposto. Olhando psicologicamente, no íntimo você tem preferência por moças doces e submissas, porém nos tempos atuais, a mulher é independente e está a altura do homem, mas nunca foi perfeita. Questionar o "carater" imperfeito da personagem só mostra que você não está aceitando mudanças que já estão acontecendo a algum tempo. Ouso dizer que faz parte de uma família com conceitos tradicionais bastante arraigados. Lembre-se que quando no realismo os heróis começaram a mostrar que não eram perfeitos houve também quem questionasse esse tipo de literatura. No entanto é normal, e como na literatura nada se perde, nada se cria e tudo acaba voltando. ( Assim como as escolas literárias que se dividem basicamente em Apolíneas e Dionísicas - sempre se alternando com primeiro a razão acima da emoção e emoção acima da razão. - vc se encaixa nesse grupo. ) Ou seja, muitas vezes as pessoas não acompanham essas mudanças que podem durar de algumas décadas até umas centenas de anos. Quem sabe - porém duvido muito - vc ainda veja retornar o romantismo. Enquanto isso, procure uma moça com as características que vc deseja, namore muito. É bem provável que vc não consiga manter um casamento por muito tempo pensando assim.

Caio Amaral disse...

Olá, obrigado pela análise. Não tenho interesse em relacionamentos nem com mulheres independentes, nem submissas. Também não faço questão de que volte o romantismo.. posso me satisfazer com coisas do passado e também me alegrando algumas vezes por ano quando algo foge da tendência. Acho até mais legal que o romantismo seja raro, em vez de algo extremamente convencional, parte da cultura mainstream.. Ah, não tenho nenhum problema com mulheres fortes e independentes em filmes.. Algumas das minhas favoritas estão nos filmes do James Cameron: Sigourney Weaver em Aliens, Linda Hamilton em O Exterminador do Futuro, Kate Winslet em Titanic. Outros exemplos: Vivien Leigh em E o Vento Levou, Shirley MacLaine em Laços de Ternura, Susan Sarandon em Thelma & Louise, muitos papéis da Jodie Foster, Katharine Hepburn, Bette Davis, Joan Crawford, etc.

Caio Amaral disse...

Ah e minha família não é nada tradicional..

Anônimo disse...

Engraçado acharem que a Elsa não é submissa, quando no filme tudo que ela faz, apesar de toda sua cara de choro, é obedecer à imposição cruel dos pais para se isolar. Todas as princesas Disney que vieram depois da Aurora (ela, Branca de Neve e Cinderela são as mais acusadas de 'submissão')são, de alguma forma, fortes e independentes, desde a Eilonwy do esquecido "The Black Cauldron", até a Mérida de "Brave", mas não a Elsa.

Anônimo disse...

Sabe, Patrícia, o grande problema da Elsa não é ela ser imperfeita, mas o fato do filme querer que ela seja perfeita na imperfeição. Ela trata mal a irmã, cria um monstro para agredi-la, dispara seu gelo mágico contra ela, mas, o roteiro pretende, absurdamente, que Elsa faça tudo isso pelo bem de Anna.
Personagens imperfeitos há muitos no mundo Disney, mas há a diferença que eles geralmente acabam tentando corrigir seus erros, muitas vezes depois de sofrerem as conseqüências de suas atitudes erradas. Foi o caso de Pinóquio, um dos mais imperfeitos dos personagens dos personagens da Disney, ou da Mérida. Elsa é responsável por tudo de ruim que acontece no filme, mas se limita a assumir ares trágicos, deixando que os outros resolvam tudo por ela.
Pedro.

Anônimo disse...

Não existe personagem perfeita e não foi a Elza q quis fazer aquilo foi o autor, ele q inventou a história. Se notarmos todas as princesas tem falhas e a falaha q mais chama a atenção é a ingenuidade, eu não gostei do filme, mas eu gostei de uma coisa da personagem: ela não foi ingenua ou boba de modo algum. Eu acho q o autor quis colocar a Elza de uma maneira fria no filme, pq literalmente Elza é fria, eu acho q ele quis dar a entender q ela foi fria duas vezes. Mas se pode ver no curta: Frozen, Febre Congelante, Elza está bem mais amável, fazendo várias surpresas para o aniversário de Anna.Já estava cansada de personagens muito bondosas, às vezes enjoua. Hoje é a modernidade!

Caio Amaral disse...

"não foi a Elza q quis fazer aquilo foi o autor, ele q inventou a história" -- isso realmente foi a coisa mais divertida que li hoje, hehe. Ah existe muita personagem perfeita sim.. em termos de caráter e boas intenções.. praticamente todas as princesas Disney são perfeitas.

Anônimo disse...

Impressionante como a Elsa rende assunto.
Pra mim, o grande segredo do sucesso da personagem está mesmo na aparência. Li na revista Mente e Cérebro que um estudo feito na Universidade de Jerusalém mostrou que as pessoas em geral acham que mulheres bonitas são 'do bem', e tendem a atribuir a elas sentimentos e valores nobres. As pessoas acham Elsa tão atraente que não questionam o que ela faz, e engolem com a maior facilidade as justificativas que o filme dá. Se ela fosse feia provavelmente não gostariam dela. Isso pra mim acaba sendo um dos problemas de Frozen. Porque os homens no filme no acham Elsa,com seus olhões tristes, tão bonita a ponto de ficar tão condoídos por ela como fazem os espectadores? Afinal, no fim das contas, o público não sabe mais de Elsa do que os personagens.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Ah sim.. a beleza pode ajudar.. mas se considerarmos que quase todas as princesas Disney são bonitas (inclusive a Anna).. e que a Elsa fez muito mais sucesso que as últimas.. a explicação parece estar mais na personalidade né?

Anônimo disse...

Se o quase é por conta da Mérida de ‘Valente’, a minha impressão é que ela fez menos sucesso justamente por ser pouco bonita de um ponto de vista convencional, apesar de ser muito melhor personagem que Elsa. Das princesas Disney recentes, a Tiana, embora a meu ser seja a melhor de todas, e também a mais bonita, não foi bem nas bilheterias por conta da concorrência com Avatar, além de ter sido alvo de muito patrulhamento ideológico na mídia, se queixaram de que ela passava a maior parte do filme como sapa, que o príncipe não era negro, que o vilão era ofensivo aos vuduístas, e outras coisas do gênero. Já Frozen se beneficiou de uma condescendência dos críticos poucas vezes vistas, além de um imenso aparato de propaganda, e da onda do sucesso de Enrolados.
Provavelmente a Anna tivesse sido mais popular se ela tivesse sido louríssima, como os desenhistas da Disney chegaram a fazer em certa fase da produção:
http://1.bp.blogspot.com/-udn9K0ReWX4/UYWFVY-YfRI/AAAAAAAAAu0/MWuyDWMgvJM/s1600/FrozenAnnaKristoff.png

Caio Amaral disse...

Do jeito que vc fala parece que a beleza da personagem é a principal razão da popularidade de algo... Acho que A Princesa e o Sapo não foi tão bem pq não tinha tanto apelo como filme mesmo.. era um desenho fraco na minha opinião.. o Frozen eu tb acho fraco (por outros motivos), mas acho que ele tem bastante apelo comercial.. está em sintonia com as tendências da cultura pop, tem uma música que é um hit, etc..

Anônimo disse...

Certamente o sucesso das princesas Disney não se deve só à beleza, embora esse inegavelmente seja um fator importante. É claro que a personalidade e a forma como ela é percebida também é importante. No caso de Anna, sua aceitação pelo público foi prejudicada pelos constantes atestados de estupidez que ela passa no filme, pelo fato de não exibir uma imagem de alma torturada como a irmã, e também porque o fato de não ter poderes mágicos a tornam desinteressante, em comparação com Elsa. Mas em compensação também não vi ninguém que achasse a Anna mais bonita que Elsa.

Anônimo disse...

Tenho de tudo para defender a Elsa. No 1° Momento: Elsa não podia explicar nada, pois Anna poderia desconfiar, e falar que tinha uma doença contagiosa não iria adiantar, pois uma doença contagiosa não fica pra sempre.
2) Como está no filme, Elsa NÃO pode abrir a porta a irmã, pois seu quarto está cheio de gelo e Anna poderia descobrir tudo.
3) Como Elsa não consegue controlar seu poderes, ela não deixa Anna vir perto, para não machucá-la outra vez.
4) Elsa não podia dar detalhes, e tinha que se comportar assim com sua irmã.
5) Ela pode ter se mostrado fria, mas esse é o jeito dela. E ela não poderia abençoar o casamento, pois, como está no filme, poucas pessoas moravam no castelo por causa dos poderes de Elsa.
6)Ela não poderia se justificar, por causa que já acusaram Elsa de ser um monstro e prenderiam ela se ela ficasse. E Elsa queria ser livre, e não queria voltar pelo medo de machucar a irmã. Porque ela não sabia controlar seus poderes, e por isso não queria voltar com medo de machucar alguem.
Enfim, eu defendo a Elsa.

Caio Amaral disse...

Acho que você está se enganando. Por exemplo:

"2) Como está no filme, Elsa NÃO pode abrir a porta a irmã, pois seu quarto está cheio de gelo e Anna poderia descobrir tudo."

Elsa demonstra em suas expressões estar preocupada em se comunicar com a irmã..? Que tem sentimentos por ela? Se esforça pra dizer algo positivo? Pelo menos tentar abrir uma fresta da porta, sem deixá-la ver o gelo? Se mostra DIVIDIDA entre o afeto que tem pela irmã e o segredo que tem que manter? Não.. ela simplesmente senta lá em silêncio. Por que ela não pode interagir com a irmã se, com as luvas dadas pelo pai, ela pode tocar nas pessoas? Além disso, o gelo no quarto tem só na cena da morte dos pais. E nas outras cenas onde não havia gelo?

Anônimo disse...

A história toda era muito forçada. De certa forma os roteiristas incorporaram a Elsa e se preocuparam mais em 'criar um clima frio' entre as irmãs do que em justificar as situações que o filme propunha; Porque Elsa tem poderes mágicos vindos do nada e não seus pais ou a irmã? É dito que ela nasceu assim, mas porque? Se ela nasceu assim, como ninguém nunca percebeu nada? Elsa vivia hermeticamente fechada no quarto, sem ter contato com ninguém, e limpava sozinha o próprio quarto, e fazia a própria comida? Como é que Elsa fazia um castelo de gelo em minutos, um vestido de gelo, sapatos de gelo, e monstros de gelo, e mesmo assim diz que não controla seus poderes? Quando, durante a coroação, ela devolve o cetro e o otbe para a almofada, o gelo que se havia criado neles já havia sumido. Então ela não conseguia fazer o gelo sumir quando quisesse? Deviam ter feito uma história diferente, que não envolvesse esses medos, porque nada disso funciona direito.
Quanto à história do casamento, foi só um deboche da Disney contra suas antigas histórias românticas. Um monte de gente se acha muito esperta por malhar na internet antigas princesas da Disney, da Branca de Neve à Ariel, por se apaixonarem à primeira vista, e Disney resolveu zombar de seu próprio passado para colher boca-a-boca favorável na internet.

Caio Amaral disse...

Parte dessas "licenças poéticas" das histórias de fantasia eu relevo numa boa.. tipo explicar por que a Elsa tem poderes, etc.. são mais as questões de caráter/"senso de vida" que pegam pra mim.. Eu consigo imaginar a Elsa dizendo "você não pode casar com um homem que você acabou de conhecer!" de uma maneira amigável, divertida, que não fosse chatear a Anna.. o problema é que a Elsa fala isso de uma maneira fria/rancorosa.. Muito do que me incomoda na Elsa não é O QUE ela faz.. mas a MANEIRA que ela o faz.. que atitude ela tem, qual a emoção que ela expressa, etc.

Anônimo disse...

Dizem que nas primeiras versões do roteiro, Elsa e Anna não eram irmãs. Anna seria só uma camponesa. Aí não haveria necessidade de explicar os poderes da Elsa, e a história poderia ter sido mais fiel ao conto da Rainha da Neve de Andersen, no qual as personagens que seriam os modelos que serviram de modelo para Elsa e Anna nunca tem qualquer contato entre si. Transforma-las em irmãs gerou problemas mal resolvidos. Se a Disney queria uma história de irmãs poderia ter procurado se inspirar em alguma sobre esse tema, e não forçar uma com personagens que nada tinham a ver uma com a outra.
No caso do casamento, ela poderia sim ter se expressado de forma mais amigável, mas acho que os roteiristas deviam estar com preguiça e imitaram o roteiro de Encantada.

Anônimo disse...

Talvez as pessoas gostem tanto de Elsa um tanto pelo seu ar sofrido e resignado, e talvez principalmente pelo que ela não é, já que a Disney parece ter procurado fugir das críticas feitas às outras princesas. Assim, Elsa é bem vista porque não é ‘uma boba à espera de um grande amor’, como se diz das primeiras princesas, não é ‘desobediente’ como Ariel, não é ‘voluntariosa’ como Jasmine, não é ‘indecisa’ como Pocahontas, não é ‘ingênua’ como Rapunzel...

Caio Amaral disse...

Concordo com o que disse sobre o ar sofrido.. pra mim é bem isso mesmo.. a atitude de vitimização que muitos acham atraente.

Unknown disse...

O sucesso deste filme da Disney, desde então, chegou a conquistar os corações de crianças e adultos. Uma história de amor e fantasia, que eu gosto do caráter de Olaf na voz pelo ator Josh Gad, é o meu favorito. Agora podemos desfrutar deste ator engraçado no filme Padrinhos Ltda, a mesma é uma nova opção de diversão. Bem, a verdade é que Frozen veio para ficar nos corações de todos.

Anônimo disse...

O Olaf até funciona bem como alívio cômico, mas sua presença na história não faz sentido e seu design é feio e pobre. E ele é muito menos engraçado que Timão e Pumba, que Le Fou, que os sete anões, que Charlotte La Bouff, e infinitamente menos que o gênio de Robin Williams.
A minha impressão é que Frozen já está sendo revisto prs baixo, e que muita gente já está se dando conta das falhas do filme, que carece de uma história bem estruturada, de personagens que fossem mais gente e menos conveniências de roteiro, e, principalmente de um grande vilão. Os filmes da Disney tendem a ser tão memoráveis quanto mais impressionantes são os vilões, e a mania recente de vilões-surpresa está estragando muitos filmes. Andaram escrevendo bobagens na internet, que convencer as pessoas que Hans é o vilão mais incrível da Disney, mas sinceramente não vejo como ele possa competir a longo prazo em memorabilidade com um vilão como esse aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=Jw0HlB54CIw

Caio Amaral disse...

Hans é o vilão? Pra mim é a Elsa! rss.
Nunca assisti The Great Mouse Detective... vou colocar na lista..!

Anônimo disse...

Pense bem Caio se tudo isso que aconteceu no filme, não tivesse acontecido a história não teria sentido nenhum, seria entediante, chata, sem graça, e igual a qualquer historia normal, e se nada disso tivesse acontecido Elsa e Ana nunca na vida iriam poder se ver e elsa ia ficar trancada até a morte, e Ana nunca teria encontrado o seu amor verdadeiro e se ela se casasse com Hans coitadas... E ela tava cantando aquela musica animada por que finalmente ela tava livre pra fazer o que quiser. Oque você ia fazer se ficasse preso por anos e de repente você está livre? Entenda esse lado dela, Elsa é uma mulher responsável e admiradora você tem que entender que tudo foi pelo bem da Ana.

Anônimo disse...

Quem é Elsa?

Anônimo disse...

O anônimo de ontem às 17:24h não entendeu que não havia como Elsa saber que Hans seria um vilão, ela poderia se opor a um casamento imediato em outros termos. Em "A Pequena Sereia", o conselheiro do Príncipe Erik se opôs ao casamento imediato deste com Vanessa/Ursula com um argumento melhor ("essas coisas levam tempo..."). A vilania de Hans foi um truque barato do roteiro para dar razão a Elsa, e para desobrigar Anna de escolher entre ele e Kristof.
Anna e Kristoff foi talvez o pior 'amor verdadeiro' da Disney. Verdadeiro por que, só porque isso foi dito pelo Olaf? Foi pior até que Tiana e Naveen, cujo romance foi forçado à beça, e mal-encaixado numa história que se presumia deveria valorizar o trabalho duro.

Unknown disse...

Claro q um dia inteiro é suficiente para se conhecer uma pessoa e ter mais do q uma paixonite q pode passarem uma semana
só q não meu caro, por favor pense de novo

Anônimo disse...

Pior que a paixonite tão criticada por todo mundo é essa idéia de que o amor vai mudar o caráter de uma pessoa, como é dita na música Fixer Upper. Na vida real isso não costuma dar certo. Ou essa idéia de que amor fraternal tem de ser absoluto a ponto de exigir sacrificio da própria vida, mesmo quando se trata de uma irmã que nunca age como tal, e na maior parte do tempo era mais perigosa que o namorado pouco conhecido.

Anônimo disse...

Vc talvez queira dizer que a Elsa deveria ser perfeita, porém eu não estou falando que vc está errado(a), não gosto nenhum pouquinho desse filme, muito menos da Elsa, e eu achei meio estranho o que ela fez quando cantou Livre Estou, ná minha opinião vc etsá certo(a) e eu achei que o filme ficou uma bela porcaria pois não ficou nenhum pouquinho fiel ao conto...

Caio Amaral disse...

Acho a palavra 'perfeita' problemática.. mas gostaria sim que ela fosse admirável, exemplar.. em vez de uma pessoa ressentida, confusa, mal humorada, etc.

Anônimo disse...

E talvez Idina Menzel não tenha sido a melhor escolha para dublar Elsa. Pode ser uma grande cantora, mas o fato dela ser vinte anos mais velha que a personagem criava uma discrepância, e não ajudou muito a compor o personagem, que ainda estava sendo desenvolvivo. Sua voz rouca não combinava muito bem com a moça magrinha do desenho, e além disso já estava psicologicamente muito madura para compor uma jovem, embora parte do público possa ter visto isso como virtude. Já Kristen Bell era só uns 10 anos mais velha que seu personagem, e por isso não estava tão distante dela na mentalidade.
Parece que Idina foi escolhida na época da Elsa vilã, talvez devessem tê-la substituído quando decidiram mudar o perfil da personagem. A próxima princesa da Dinsey, que vai ser uma polinésia chamada Moana, será dublada por uma adolescente havaiana desconhecida. Provavelmente ajudará a compor um perfil psicológico compatível.

Anônimo disse...

Eu acho a Elsa incrível se eu pudesse ser igual a algum personagem seria ela #amo a Elsa ��

Anônimo disse...

Um personagem que está muito mais próximo de ser o que os fãs da Elsa pensam que ela é o príncipe/fera, de “A Bela e A Fera”. No começo do filme ele se mostra amargo e cruel por causa de sua condição, mas evolui positivamente ao longo do filme. Foi o que esqueceram de fazer em Frozen. A Fera aprende a respeitar os sentimentos de Bela, o que Elsa nunca consegue fazer com sua ‘querida irmã’.
Outro personagem da Disney cuja popularidade não entendo é o Flynn Rider, de Enrolados. Ele é um ladrão, não como o Aladin, e nem mesmo ética de bandido ele tem, pois trai os comparsas na primeira oportunidade. Aparentemente as garotas gostam dele só porque o acham bonito. Ou então é por causa da moda de bad boys. O pior é que as pessoas que adoram criticar os filmes da Disney não dizem nada. Casar com um príncipe é idiotice, mas casar com um marginal, não tem problema.

Caio Amaral disse...

Verdade, a Fera tem um caráter bem melhor que a Elsa.. Mas não sei se as pessoas acham que a Elsa é um personagem como a Fera.. e por isso gostam dela.. ou se elas gostam da Elsa justamente por causa das falhas dela.. por ela não ser tão forte, etc. Esse é o problema.
Nossa, o Flynn era realmente um criminoso.. nem sabia que ele era popular.. Acho que as pessoas não param pra pensar nessas questões éticas.. Acham o cara simpático, daí mesmo que ele faça algo condenável, continuam com uma impressão positiva por causa da personalidade dele, etc.

Cibele Lima disse...

Ai nada a ver esses comentários para desgostar dela!
Ela não saia do quarto, vivia isolada porque tinha medo que seus poderes prejudicassem a todos, como acabou acontecendo, pois ela nunca aprendeu a controla-los..aliás isso faltou no filme, no inicio, ela aprender a se controlar...
ela ficava afastada da irmã pelo próprio bem dela..ela não queria que a Ana se casasse pois tinha acabado de conhecer o cara, e ainda bem que não quis pois ele não era o cara certo pra ela! Ela tinha medo, somente isso..depois que ela fugiu a música e toda a cena foi uma espécie de desabafo..imagina você ficar preso um tempão em um quarto, com um poder esquisito e sem poder fazer nada? ela não é má e nem ruim por isso!

Anônimo disse...

O chato na Elsa é justamente isso, ela sofre, tem medo e não toma atitude nenhuma. Ela nunca tem iniciativa. Ela podia ter voltado aos trolls para descobrir como controlar seus poderes, fazer qualquer coisa. Nesse aspecto prefiro a menina de Valente, que procura sair da sua situação ruim, mesmo cometendo erros. Ou a Ariel, que as pessoas gostam hoje tanto de malhar, mas buscou sair de sua situação infeliz.
E na história do pedido de casamento da Anna, não tinha nada que justificasse aquele chilique todo, pra ela encher o salão de gelo.
Pedro.

Yasmin disse...

Pedro, Anônimo: gostam de malhar a Ariel? Como assim?

Yasmin disse...

Não, Caio Amaral... Quem foi escolhida pra dublar a Elsa vilã foi a Megan Mullally, como pode ser percebido que não era a Idina em uma das cenas deletadas. (https://www.youtube.com/watch?v=_ah3zQOVims)

Caio Amaral disse...

Yasmin, não sei a que comentário vc está respondendo.. Mas provavelmente o que eu quis dizer é que Frozen foi inspirado em Wicked em alguns aspectos, e que não me parece uma coincidência a Idina Menzel ser quem dubla a Elsa.

Anônimo disse...

Pedro:
Yasmin, muita gente critica a Ariel como uma personagem interessada apenas em romance, e que 'desobedece à família para se casar com um homem que ela acabou de conhecer'. É uma imagem equivocada, pois Ariel na verdade queria conhecer o mundo dos humanos mesmo antes de conhecer Eric, mas há páginas e páginas na internet com essa idéia falsa, e os produtores de Frozen decidiram comprar essa idéia para dar ares progressistas ao filme. Fizeram da Anna uma idiota obcecada por homens, apenas para ser uma caricatura da Ariel e de outras princesas antigas. Há memes na internet mostrando Elsa com sua grande fala noo filme, de que não se pode casar com um homem que se acabou e conhecer, e fazendo Branca de Neve e quase todas as princesas Disney caírem em prantos. Toda a grande 'subversão' de Frozen louvada pels críticos parece residir nisso, e é uma das razões por que não gosto do filme. A Disney endossou um criticismo superficial que ignora o contexto das histórias contadas em seus clássicos.
Aqui tem uma boa análise de Frozen e das críticas 'progressistas' a Ariel.

http://www.hoodedutilitarian.com/2014/01/how-ariel-became-disneys-bad-woman-a-look-at-disneys-frozen-and-the-little-mermaid/

ANTONIO MARCOS DE CAMPOS disse...

Caio realmente você deveria mesmo conhecer mais das coisas antes de falar. em primeiro lugar a história foi baseada em outra que é a rainha da neve. Porem ela foi só baseada os seja não cabe dizer que mudaram a história pois são histórias diferentes no final das contas. Mas se você compara o perfil das duas personagens você vai perceber que realmente tudo o que você diz cai por terra. Bom antes de vir com comparações com outras personagens eu trago de volta a história base onde a protagonista com poderes semelhantes de Elsa acaba perdendo o controle e virando uma pessoa amargurada por conta dos poderes e que não devem ser fácil de controlar, pois se ela se descontrolar ao menos um pouco ele pode causar uma catástrofe e isso não é uma coisa fácil de se lidar. bom poderia ficar por horas aqui colocando argumentos e retrucando pois percebi que você já tem sua opinião formada e não aqui para te convencer do contrario, mas procure se informar mais da origem das histórias e da composição dos personagens. E para finalizar gostaria de esclarecer algo não é a elsa que salva a Ana , mas sim a própria Ana quando salva a Elsa e assim mostra pra ela como ela deve controlar os seus poderes. A Ana se salva quando por um ato de amor verdadeiro ela salva a Elsa que até esse momento estava perdida sem saber lidar com os poderes.

Caio Amaral disse...

Já respondi esse argumento muitas vezes aqui nos comentários.

Dayane Andrade disse...

Concordo c vc.

Dayane Andrade disse...

So que... As histórias eram baseadas nos seculos X a XV. E foram essas histórias que deram grana e nome a Disney. Princesas frias e chatas ninguem merece. Prefiro as bondosas e engracadas como a Rapunzel. Enfim...

Dayane Andrade disse...

Concordo de novo. AGORA.. Existem movimentos ... De novas eras..

Dayane Andrade disse...

Uma coisa e certa.. Elsa é chata e Anna e legal.

Thaís disse...

até hoje eu acho estranha a reviravolta do personagem Hans. A princípio com atitudes de uma pessoa bondosa. De repente muda de caráter. Achei péssimo o desenvolvimento desse personagem.

Unknown disse...

Não se esqueça que o problema maior de Elsa é por causa do medo que ela tem do seu "dom". Isso é dito lá com os trolls, os pais forçam ela a viver assim com medo de seu "dom". Quando a Ana chega até o castelo de gelo fala para a Elsa sobre o ocorrido no reino e ela se preocupa com o povos, mas não sabe vencer seu medo.

Caio Amaral disse...

Uma das coisas que me desagrada no filme é essa associação de um talento / poder com algo negativo, quase como se fosse uma doença...

Anônimo disse...

Concordo! Acho que essa pessoa ñ prestou atenção nos detalhes, no roteiro, na personalidade das personagens e nem em como elas se sentiam.

Dood disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Superman ou Wathcmen?
http://www.digitalspy.com/movies/frozen/feature/a788700/frozen-inspired-by-watchmen/

Dood disse...

Comentei no lugar errado.

Anônimo disse...

PELO CONTRARIO ESSA ELSA É BOAZINHA DEMAIS SE ELA PUDESSE LER MENTES AO INVES DE SOLTAR GELO E VER A PODRIDÃO BIPEDE ELA TERIA CONGELADO O MUNDO TODO COM O PODER DELA

Anônimo disse...

Blogger Thaís disse...
até hoje eu acho estranha a reviravolta do personagem Hans. A princípio com atitudes de uma pessoa bondosa. De repente muda de caráter. Achei péssimo o desenvolvimento desse personagem.

24 de janeiro de 2017 23:48

FEMINISMO FILHO

Anônimo disse...

Blogger Dayane Andrade disse...
Uma coisa e certa.. Elsa é chata e Anna e legal.

26 de dezembro de 2016 23:07

PELO CONTRARIO ANNA É UM PORRE ENFADONHA PREVISIVEL ELSA É BEM MAIS COMPLEXA SEU CORAÇÃO SE TORNOU GELIDO ELA FOI VIVER SEPARADA DA SOCIEDADE CRIOU SEU PROPRIO MUNDO

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...
Superman ou Wathcmen?
http://www.digitalspy.com/movies/frozen/feature/a788700/frozen-inspired-by-watchmen/

8 de junho de 2017 10:49

CAPITULO 4: ELES SE SEPARAM DA DECADENTE SOCIEDADE E FUNDAM SEUS PROPRIOS MUNDOS SEPARADOS VIVA ELSA E O DR MANHATAN KK MAS ACHO QUE O MASCARADO FOI MAIS HOMEM NO FINAL ALIAS A CENA DO QUADRINHO É AINDA MAIS TOSCA EMBORA A VERSÃO DO FILME GANHOU UM TOQUE MENOS PEDRA DE GELO DELE NO QUADRINHO ELE NEM PARECE ESBOÇAR PESAR NO FILME O MASCARADO GANHA ATÉ A NAMORADINHA CORUJITA POR ELE NESSA PARTE O CORUJA DIZ VIU NÃO SOU APENAS UM FILHO DO PAPAI EU SABIA QUE O MASCARADO ERA O MAIS VALIOSO DENTRE TODOS NÓS

Anônimo disse...

Blogger Dood disse...
Comentei no lugar errado.

8 de junho de 2017 12:05

SE FOSSE TERIA APERTADO LIXEIRA E NÃO TERIA POSTADO ISSO E SIM UM POST SEGUIDO POR OUTRO FOI MAL

Anônimo disse...

A SOCIEDADE DO DR MANHATAN É TÃO DECADENTE QUE ELE ATE SE MUDA PRA MARTE A DELA NEM É DECADENTE O ROTEIRO QUE É MEIO TOSCO

OBVIO A DELA É ENDOGENA

Anônimo disse...

VC PODE DIZER MAS ARMARAM O LANCE DA EX OK MAS AQUILO JA ERA UM INDICIO DE DECADENCIA ALIAS O PLANO DO PSEUDO ALEXANDRE QUE O MASCARADO TEVE NOJO

Unknown disse...

Também não é assim . Concordo com que tu falou mas não tem necessidade dele se matar , é só a opinião dele . Tá fiquei bolada , fiquei , mas não quer dizer que ele não possa se espressar

Anônimo disse...

Ana só conhecia o hans a 1 dia, por acaso estrupadores (por exemplo) parecem ser mal pra criança?
A msm coisa, vc acha q wle deveria parecer mal?
Vamos supor q vc é pai e sua filha menor de idade fala q vai se casar com um estranho q acabou de conhecer, vc deixaria? Realmente elsa poderia falar para eles se conhecerem melhor, mas só por causa disso ela n ta errada
Desculpa por falar em 2019

Unknown disse...

Eu concordo muito nisso, Elsa é estremamente atipática e fria, faz sentido porque ela tem poderes de gelo, sem contar que em frozen 2 ela não vai nem na coroação de Anna, sua própria irmã!!!!!!

Anônimo disse...

Elsa é uma das únicas princesas que pode-se dizer que chega a ser "real" que tem seus medos e fraquezas expostos, que traz problemas de autoestima e confiança, que demonstra essas fragilidades, ela não é a princesa/rainha perfeita, pq de fato isso não existe. Ela é apenas humana, cheia de falhas, medos, inseguranças e acho que foi isso que a fez se tornar esse fenômeno que é.
E se você buscar a história delas desde o começo, nos primeiros roteiros do filme, a Elsa era para ser a vilã da história, então acho que eles deixaram essas características mais "frias" a primeiro momento para manter essa primeira ideia dela como "vilã", mas depois mudaram o roteiro para que ela não fosse a vilã, mas sim uma pessoa passando por uma pressão gigantesca, pois ela iria ser coroada rainha e teria que cuidar do reino, mesmo sendo uma adolescente e ainda sem conseguir controlar os poderes e com medo de ferir as pessoas e com conflitos internos e inseguranças, duvidando de si mesma e buscando a redenção. Eles quiseram mostrar que apesar de tudo isso, o amor e a ligação que as irmãs tinham era mais forte e que poderiam superar tudo isso se estivessem juntas. E a Elsa percebe que precisava da irmã esse tempo todo para que tudo desse certo.

Anônimo disse...

Outras heroínas da Disney foram maltratadas e incompreendidas, mais que a Elsa, mas não eram tão quebradas emocionalmente. E a situação de Elsa na verdade é bem melhor que a das outras princesas Disney, ela não foi esbulhada e humilhada como Cinderela ou Branca de Neve, Elsa é uma herdeira do trono, vive num castelo cercada de riqueza. Ainda que ser emocionalmente quebrado seja realista, resta o fato que Elsa é uma sofredora desprovida de qualquer agência ou iniciativa. Ela apenas sofre, se esconde e foge o tempo todo, nunca faz nada resolver seus problemas, o que fica para sua irmã fazer. E durante boa parte do filme ela sofre apenas aos olhos do espectador.
Pela estrutura da história, Anna é a verdadeira heroína, ainda que não queiram que Elsa seja a vilã. Ela, ainda que não intencionalmente má, é a personagem que causou todo o problema, e seria mais antipática provavelmente aos olhos do público, se o enredo não tivesse tido o cuidado de transformar o Hans num vilão maquiavélico, embora isso não fizesse muito sentido na trama. Isso na verdade foi um truque barato do roteiro para salvar a imagem de Elsa, e já foi feito melhor em outros filmes. P. ex., com as devidas desculpas por citar um filme tão ruim, em Tá Chovendo Hamburger, onde o protagonista Flint Lockwood, se o espectador reparar, é um cientista louco que quase destrói o mundo para tentar ser amado pelas pessoas comprando-as com comida, mas o roteiro faz do prefeito o vilão. Mas ao menos o prefeito é um personagem moralmente questionável desde o início.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Hehe, em breve estaremos comemorando 1 década do debate, e a polêmica continua.

Yasmin disse...

Ainda está aqui, Pedro?! 🤣🤣

Yasmin disse...

Caio, esses artigos concordam:

https://www.cbr.com/bad-disney-brothers-sisters/#atta-puts-dot-down

https://www.cbr.com/elsa-is-a-terrible-disney-protagonist/

Caio Amaral disse...

Demorou, mas a verdade finalmente está vindo à tona! rsss.

Yasmin disse...

Creio que é normal... Com o tempo o entusiasmo exagerado sobre Frozen abaixa e as pessoas começam a racionalizar mais as coisas.
Ademais, creio que metade (ou mais) se deveu a 'Let It Go', pequena parte do filme.

Caio Amaral disse...

Sim, se vc assiste ignorando o contexto, vira uma cena bem apoteótica até hehe.

Anônimo disse...

O artigo do CBR resume tudo que há de errado com a personagem.
Pedro.

Anônimo disse...

Só comentei aqui porque fui citado. Para falar a verdade, não tinha mais interesse de falar desse filme ou dessa personagem. Seria melhor falar dos trabalhos mais recentes da Disney.
Com o tempo, algumas paixões arrefecem, e se torna mais aceitável criticar alguns filmes antes tidos como intocáveis. Titanic já esteve num pedestal, hoje não é difícil encontrar críticas desfavoráveis na internet. Talvez o mesmo aconteça com Frozen.
Pedro

Anônimo disse...

Vocês sabiam que "Let It Go" me faz chorar? E odiei o filme por isso e decidi que eu não assistiria de novo nem por 1 Bilhão de dólares

Caio Amaral disse...

Chorar de desgosto? De raiva? Ou chorar pra você é sempre terrível, mesmo quando as lágrimas são provocadas por valores que você considera positivos?

Anônimo disse...

Meodeos... Ficam 2 perguntas depois de 10 anos de julgamento do caráter da protagonista um desenho para crianças, fico imaginando eles perguntando o que psoriase oara os pais... E depois sugerindo que quem tem alguma pereba sofra ostracismo da sociedade. Pq afinal, viu no desenho. É que tem psoriase não gosta da irmã... 😂 😂 😂 😂
1) a Elsa já foi aprovada pelo Caio?
2) Caio já fez terapia? A busca pela perfeição no imperfeito talvez fale mais sobre o Caio do que sobre a Esla.
Conta aí Caio, como vc está após Frozen 2.

Caio Amaral disse...

O texto ficou um tanto confuso. Ou quem sabe é minha aversão à imperfeição me impedindo de processá-lo.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 293 de 293   Recentes› Mais recentes»