terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Deixe-Me Entrar


Remake americano de Deixe Ela Entrar - filme sueco de vampiros de 2008 que fez um sucesso enorme no circuito alternativo. O estranho é que não é uma versão mais comercial, mais pop, como se costuma fazer com os de terror japoneses - é apenas uma versão mais cara, mais bonita, mas que preserva a mesma atmosfera pesada e triste do original. O que não justifica muito o filme, pois o outro já era uma produção muito elegante... Mas aqui o lado técnico vai além - há uma cena de acidente de carro que arrancou um aplauso meu no meio do cinema (isso porque eu estava sozinho!). Um dos melhores que já vi.

Mas continuo achando o filme meio vazio e monótono. É o tipo de filme que tenta ser "atmosférico" o tempo todo... O visual é sempre meio escuro, as pessoas estão o tempo todo sérias, falando de forma suave, melancólica, pausada, como não se vê no dia a dia.

É sem dúvida diferente, mas não tem muito a dizer... A não ser que você ache poética a imagem de uma criancinha angelical com os olhos tristes e a boca manchada de sangue... Ou a frase do pôster "A Inocência morre. Abby não". É mais um conto desses da moda sobre a inocência corrompida - menos avacalhado que Cisne Negro, mas também mais chato.

SPOILERS:
E pra quem não entendeu o que eles falam em código morse no final do filme - não se preocupe, não é o segredo da vida: Abby diz apenas "oi" e Owen responde "OX" - símbolo em inglês pra "beijo e abraço".

Deixe-Me Entrar (Let Me In / ING EUA / 2010 / 116 min / Matt Reeves)

Orçamento: US$ 20 milhões
Bilheteria atual: US$ 22 milhões
Nota do público (IMDb): 7.3
Nota da crítica (Metacritic): 7.9
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou do original, 30 Dias de Noite, Anjos da Noite - A Evolução, etc.

NOTA: 6.0

10 comentários:

  1. Eu gostaria de assistir a versão original. Nenhuma visão americana, pelo que me lembro, consegue ser melhor que a original.

    ResponderExcluir
  2. Gostou mais desse ou da versão sueca, Caio?

    ResponderExcluir
  3. Oi Rodrigo; talvez tenha gostado mais dessa um pouco.. por algumas questões técnicas. Mas são filmes bem parecidos! Abs.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ufa! Ao menos ñ sou o único a ter preferido o remake, rs. Além da parte técnica eu gostei muito mais das atuações. Foi depois desse filme q virei fã da Chloë Moretz. Ela tem futuro.

    ResponderExcluir
  6. Ah, sim.. agora então depois de Hugo ela deve estar trabalhando muito. Só preciso esquecer de Kick-Ass pra gostar mais dela, hehe. Mas parece talentosa. Abs!

    ResponderExcluir
  7. Está sim, ela trabalhou a pouco tempo no Dark Shadows, o novo filme do Tim Burton q está para ser lançado esse ano. Já vi tb sua participação confirmada em mais 2 filmes.
    Kick-Ass ao menos serviu para lançá-la na mídia, abrir novas oportunidades, rs. Mas as coisas vem melhorando!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, to mega curioso pra ver o Dark Shadows, e nem sou tão fã do Tim Burton assim, mas me surpreendi com o trailer..!

    ResponderExcluir
  9. No final do filme "DEIXE-ME ENTRAR" há uma troca de mensagem em codigo morse. Ela diz em morse .... .. o que é realmente "hi", agora ele responde .. . - .. que aparentemente significa "ieti". Quem se habilita a uma interpretação melhor?

    ResponderExcluir
  10. Oi, pelo que li que ela diz "Hi" e ele responde "OX" (abraços e beijos). Abs.

    ResponderExcluir