quinta-feira, 1 de março de 2012
Drive
O ator mais quente do momento (Ryan Gosling) interpretando um fora-da-lei com uma jaqueta descolada, carros, ultraviolência, estilo retrô, um toque europeu (o diretor é dinamarquês), e você tem o filme mais "cool" dos últimos tempos.
A história é sobre um piloto calado e habilidoso que, além de ser dublê em cenas de carro em Hollywood, trabalha numa oficina mecânica e presta serviços pra mafiosos, dirigindo em assaltos e fugas.
O filme é extremamente estiloso, com uma estética anos 70/80 meio underground (me lembrou coisas antigas do Luc Besson, Cronenberg, Scorsese, Brian De Palma - o diretor claramente é cinéfilo), é super bem fotografado, com movimentos de câmera precisos, trilha sonora pop, mas por trás disso infelizmente não há um roteiro à altura; o estilo está acima do conteúdo. Tudo de fato é muito "cool", mas esse parece ser o maior objetivo do filme.
O roteiro na primeira metade é um registro arrastado do personagem; só ganha movimento mais pro final quando ele passa a ser caçado por mafiosos. Mas aí é apenas ação (ou reação); não há muito conflito ou envolvimento. O personagem é misterioso, quase robótico (não tem nem nome, remetendo às figuras míticas dos faroestes de Sergio Leone) e isso cria um distanciamento da história, tornando difícil de se importar se ele vai viver ou morrer, se vai ficar com a garota ou não, afinal não sabemos o que ele pensa (além disso ele é criminoso - não seria exatamente trágico se ele fosse pego pelos bandidos).
Vale mesmo pela beleza da direção e por algumas performances interessantes.
Drive (EUA / 2011 / 100 min / Nicolas Winding Refn)
INDICAÇÃO: Quem gostou de Deixe Ela Entrar, Bastardos Inglórios, Crash - Estranhos Prazeres, Subway, Taxi Driver, Bullitt...
NOTA: 6.5
concordei muito, e adoro filmes assim rsrsrs.
ResponderExcluirgostei muito dos slows e da obviedade do estilo.
Oi Laura! Anteontem revi Taxi Driver e fiquei impressionado como o Ryan Gosling imita o estilo do De Niro nesse filme.. Não sei se é consciente ou não.. Aliás, o filme todo parece ser meio inspirado no Taxi. Bjs
ResponderExcluirO pessoal com que converso tem uma fixação nesse filme pelo protagonista ter um quê de anti social, quando fui assistir aqui achei ele deslocado, sem uma motivação. Nem o relacionamento com a mulher e tudo fez ele criar um vínculo. O roteiro é ruim, mas a estilização é interessante.
ResponderExcluirObs: nunca vi Taxi Driver, o personagem do Deniro no filme tem esse feeling?
Sim.. o personagem acaba sendo maior que o filme.. tipo a Arlequina..
ResponderExcluirNo Taxi Driver, o De Niro é meio psicopata.. o Ryan Gosling apesar dos crimes tem um ar de bom moço.. mas ainda assim dá pra traçar paralelos: o título.. o fato de ser um motorista meio caladão, perigoso.. a mão no bolso da jaqueta, etc.