Sempre que um filme que tem tudo pra ser um sucesso subitamente recebe péssimas críticas e é mal recebido pelo público, eu fico ainda mais interessado em assistí-lo pra entender o que é que deu errado. Nesses casos, se o filme vai bem até a primeira meia hora, eu já sei que o problema estará em eventos específicos na história: um final frustrante, uma morte indesejada, uma reviravolta não convincente, etc. Será um problema de conteúdo. Mas no caso de Boneco de Neve, em 2 minutos de filme você já consegue perceber o que há de errado. Não é nada relativo à história, a algum acontecimento - e sim à maneira como a história é contada, à estética do filme como um todo - é um problema de estilo. Não estou dizendo que a história em si é excelente, e só foi arruinada pela direção... Se o filme tivesse sido dirigido de uma maneira mais convencional, ainda seria uma história de serial-killer tola, cheia de psicologia barata, reviravoltas forçadas, uma narrativa confusa, etc. Mas ainda estaria dentro de algo aceitável e familiar pro público (Garota Exemplar também tinha coisas forçadas, mas funcionava como entretenimento e foi um sucesso mesmo assim). Mas aqui, o cineasta estava tão preocupado em provar o quanto ele é autoral, o quanto estilo próprio ele tem, que ele acabou destruindo o filme... Tudo é forçado pra parecer bizarro, subversivo, onírico: todos os personagens agem de maneira estranha, irracional, a edição é imprevisível, a trilha sonora é inadequada - e isso dentro de uma história e um gênero de filme que não pedem bizarrices... Pelo contrário... O elenco estelar, a fotografia bonita, a trama policial, tudo sugere um suspense tradicional, elegante, uma narrativa clara... Mas eles entregaram o filme nas mãos de alguém que aparentemente odeia esse tipo de história, e aceitou o trabalho apenas como uma oportunidade pra subverter o material, inserindo seus toques niilistas na produção (é um daqueles casos onde eles deram uma produção Hollywoodiana pra um estrangeiro alternativo dirigir, na expectativa de tornar o filme mais "artístico"). O espectador compra o ingresso esperando um tipo de experiência, mas quando começa o filme, ele percebe que foi enganado pelos pôsteres, trailers, etc. Eu gosto de cineastas diferentes, com estilo próprio, mas apenas quando isso não arruina os pilares que sustentam história: quando ainda é possível simpatizar e se identificar com os protagonistas, quando há uma trama envolvente, compreensível, etc. No caso de Boneco de Neve, o cineasta coloca o estilo acima disso tudo, não se importando se a plateia irá conseguir se importar por alguém na tela, se o universo do filme será convincente, atraente, etc.
O Livro de Henry já é um caso diferente. Não foi o diretor que arruinou o filme, e sim o material original que já era bizarro (quando o filme saiu, muitos ficaram preocupados com o fato do diretor Colin Trevorrow ter sido o escolhido pra dirigir o próximo Star Wars, e não duvido nada que o fato dele ter sido demitido tenha a ver com o fracasso de O Livro de Henry). Mas não acho que Trevorrow seja um mau diretor - se fosse uma história minimamente sensata, ele teria feito um ótimo trabalho: o elenco é muito bem dirigido, a produção é bem feita, caprichada em diversos aspectos, a narrativa é clara - superficialmente parece um filme digno de prêmios. O problema é que, após um começo promissor, a história começa a apresentar uma série de reviravoltas insanas - a pior delas sendo a morte de um personagem central no meio do filme, deixando o espectador simplesmente estarrecido, sem saber mais o que desejar daí pra frente. O artista pretensioso nesse caso foi o roteirista, não o diretor. Me parece um erro mais inocente que o de Boneco de Neve, onde havia uma atitude destrutiva, uma intenção de corromper o gênero... Aqui, parece mais uma combinação de ambição exagerada com imaturidade e falta de experiência (o roteirista é estreante e escreveu o filme há 20 anos - então tem cara de ser um daqueles "passion projects" fadados ao fracasso). Ele quis inserir tanto no filme, ser tão impactante, misturar tantos conceitos, ser tão diferente de tudo já feito, que acabou criando uma aberração.
O elemento em comum nos 2 casos é uma falta de respeito pelos fundamentos do cinema... Um desejo tão grande de inovar, de fugir do convencional, que o artista acaba jogando fora não só os clichês e as regras superficiais do gênero, como também os ingredientes básicos que fazem um filme funcionar.
Ainda assim, acho preferível ver desastres cinematográficos como esses, causados por excesso de ambição e energia criativa, do que coisas como continuações de Transformers, onde o problema é apenas convencionalidade, falta de talento, etc.
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Boneco de Neve (The Snowman / Reino Unido, EUA, Suécia / 2017 / Tomas Alfredson)
NOTA: 2.0
O Livro de Henry (The Book of Henry / EUA / 2017 / Colin Trevorrow)
NOTA: 3.5
domingo, 26 de novembro de 2017
sexta-feira, 17 de novembro de 2017
Liga da Justiça
NOTAS DA SESSÃO:
- Embora não seja tão estiloso quanto outros filmes do Zack Snyder, há algumas imagens chamativas que tornam o filme menos chato visualmente do que de costume (o que não é equivalente a uma "boa fotografia").
- A narrativa é um pouco dispersa no começo, fica pulando de um núcleo pro outro sem parecer estar desenvolvendo uma história única, bem costurada (temos uma cena de ação individual do Batman, depois uma da Mulher Maravilha, do Aquaman, etc). A ausência de um protagonista com um objetivo pessoal também torna a história menos interessante (essa coisa anti-individualista de um trabalho em equipe em prol do bem da humanidade, etc). Vai ser a velha estrutura de um time de heróis sendo formado pra um grande duelo final contra um vilão genérico que quer destruir o mundo. Pra mim o que mais prende a atenção no filme não é nada disso, e sim a impressão de que o Superman (dado como morto) irá ressurgir em algum momento.
- A ação, como sempre, é totalmente divorciada de realismo, objetividade. São poderes indefiníveis lutando contra outros poderes indefiníveis, de forma que nunca sabemos quais são os riscos, nem o que é preciso pra derrotar o vilão... Por que 6 heróis? Por que não 85? Será que 2 não dariam conta? Se o Batman é humano, como ele pode lutar num nível parecido de seres sobre-humanos? Por que a Mulher Maravilha consegue se mover mais rápido do que balas, mas ao mesmo tempo não consegue pegar aquela espada caindo em velocidade normal, e precisa da ajuda do The Flash pra alcançá-la antes de atingir o chão?
- O vilão já tinha 2 das 3 caixas com ele. Os heróis se dão conta de que 1 ainda está perdida. Você imaginaria que um trecho importante do roteiro seria dedicado à busca por esse último artefato, mas o filme resolve o problema da maneira mais preguiçosa possível, mostrando o Victor caindo do céu já com ela na mão no segundo seguinte: "Aqui está a caixa que faltava!".
- SPOILER: A técnica pra ressuscitar o Superman é meio boba - mergulhar ele num líquido estranho e dar um super-choque, etc.
- SPOILER: O reencontro do Clark com a mãe depois é um instante bonito.
- Falta uma referência maior do mundo real no filme. Tudo o que os heróis querem é proteger a Terra, os humanos, mas o filme mostra muito pouco da cidade, das pessoas normais como o espectador, pra gente ter uma dimensão do que está em jogo. Aquela cena de ação próxima à usina, por exemplo, há tantos efeitos especiais, a imagem é tão artificial, que eles poderiam muito bem estar num outro planeta.
- SPOILER: Continuo achando que a única coisa que torna a narrativa minimamente interessante é a "carta na manga" do Superman. O filme sabe que o espectador deseja vê-lo em ação, e fica segurando isso até o último momento, quando ele aparece pra derrotar o vilão (o que é um recurso válido). O problema é que todo o resto da história é bem fraco.
- SPOILER: A vitória no fim acaba parecendo fácil, pouco triunfante (até porque o vilão é totalmente caricato, sem personalidade). O Superman congela o machado dele, assim eles conseguem estilhaçá-lo (por que não fazer isso com o próprio monstro de uma vez?), e daí ele é devorado pelos próprios "capangas" (a ideia de que eles são bichos irracionais que devoram qualquer coisa que sinta medo, inclusive o próprio chefe, não é muito bem estabelecida).
- SPOILER: No fim o filme tenta colocar a Amy Adams pra fazer uma narração épica, mas o texto não é muito bom, e termina num tom inconclusivo. No começo, o filme mostra o mundo em luto com a morte do Superman, e isso cria a expectativa pelo momento em que ele se apresentará vivo (o que seria um final satisfatório), mas isso não acontece.
------------------
CONCLUSÃO: Mais um passatempo mediano lucrando em cima do apelo popular automático dos heróis - mas pelo menos é um filme bem intencionado, que não tenta subverter a imagem dos heróis, não usa humor de forma inapropriada como outros filmes, etc.
Justice League / EUA / 2017 / Zack Snyder
FILMES PARECIDOS: Thor: Ragnarok (2017) / Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)
NOTA: 5.0
- Embora não seja tão estiloso quanto outros filmes do Zack Snyder, há algumas imagens chamativas que tornam o filme menos chato visualmente do que de costume (o que não é equivalente a uma "boa fotografia").
- A narrativa é um pouco dispersa no começo, fica pulando de um núcleo pro outro sem parecer estar desenvolvendo uma história única, bem costurada (temos uma cena de ação individual do Batman, depois uma da Mulher Maravilha, do Aquaman, etc). A ausência de um protagonista com um objetivo pessoal também torna a história menos interessante (essa coisa anti-individualista de um trabalho em equipe em prol do bem da humanidade, etc). Vai ser a velha estrutura de um time de heróis sendo formado pra um grande duelo final contra um vilão genérico que quer destruir o mundo. Pra mim o que mais prende a atenção no filme não é nada disso, e sim a impressão de que o Superman (dado como morto) irá ressurgir em algum momento.
- A ação, como sempre, é totalmente divorciada de realismo, objetividade. São poderes indefiníveis lutando contra outros poderes indefiníveis, de forma que nunca sabemos quais são os riscos, nem o que é preciso pra derrotar o vilão... Por que 6 heróis? Por que não 85? Será que 2 não dariam conta? Se o Batman é humano, como ele pode lutar num nível parecido de seres sobre-humanos? Por que a Mulher Maravilha consegue se mover mais rápido do que balas, mas ao mesmo tempo não consegue pegar aquela espada caindo em velocidade normal, e precisa da ajuda do The Flash pra alcançá-la antes de atingir o chão?
- O vilão já tinha 2 das 3 caixas com ele. Os heróis se dão conta de que 1 ainda está perdida. Você imaginaria que um trecho importante do roteiro seria dedicado à busca por esse último artefato, mas o filme resolve o problema da maneira mais preguiçosa possível, mostrando o Victor caindo do céu já com ela na mão no segundo seguinte: "Aqui está a caixa que faltava!".
- SPOILER: A técnica pra ressuscitar o Superman é meio boba - mergulhar ele num líquido estranho e dar um super-choque, etc.
- SPOILER: O reencontro do Clark com a mãe depois é um instante bonito.
- Falta uma referência maior do mundo real no filme. Tudo o que os heróis querem é proteger a Terra, os humanos, mas o filme mostra muito pouco da cidade, das pessoas normais como o espectador, pra gente ter uma dimensão do que está em jogo. Aquela cena de ação próxima à usina, por exemplo, há tantos efeitos especiais, a imagem é tão artificial, que eles poderiam muito bem estar num outro planeta.
- SPOILER: Continuo achando que a única coisa que torna a narrativa minimamente interessante é a "carta na manga" do Superman. O filme sabe que o espectador deseja vê-lo em ação, e fica segurando isso até o último momento, quando ele aparece pra derrotar o vilão (o que é um recurso válido). O problema é que todo o resto da história é bem fraco.
- SPOILER: A vitória no fim acaba parecendo fácil, pouco triunfante (até porque o vilão é totalmente caricato, sem personalidade). O Superman congela o machado dele, assim eles conseguem estilhaçá-lo (por que não fazer isso com o próprio monstro de uma vez?), e daí ele é devorado pelos próprios "capangas" (a ideia de que eles são bichos irracionais que devoram qualquer coisa que sinta medo, inclusive o próprio chefe, não é muito bem estabelecida).
- SPOILER: No fim o filme tenta colocar a Amy Adams pra fazer uma narração épica, mas o texto não é muito bom, e termina num tom inconclusivo. No começo, o filme mostra o mundo em luto com a morte do Superman, e isso cria a expectativa pelo momento em que ele se apresentará vivo (o que seria um final satisfatório), mas isso não acontece.
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CONCLUSÃO: Mais um passatempo mediano lucrando em cima do apelo popular automático dos heróis - mas pelo menos é um filme bem intencionado, que não tenta subverter a imagem dos heróis, não usa humor de forma inapropriada como outros filmes, etc.
Justice League / EUA / 2017 / Zack Snyder
FILMES PARECIDOS: Thor: Ragnarok (2017) / Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)
NOTA: 5.0
domingo, 12 de novembro de 2017
Lady Macbeth
NOTAS DA SESSÃO:
- O filme não apresenta direito a protagonista. Não sabemos nada sobre ela. No começo ela serve apenas pra posar de vítima e expor a maldade dos homens, agradar o público "feminista", etc. E o retrato dos homens é caricato, exagerado. Não há um esforço pra incluir homens bons na história em contraste com os maus, ou explicar o que motiva cada personagem em particular a ser cruel. É como se eles fossem maus simplesmente por serem do sexo masculino.
- A protagonista é maliciosa, cheia de ódio e ressentimento por trás dessa aparência plácida, o que torna a situação ainda mais desagradável (pois temos que torcer por ela apesar de ser uma figura extremamente antipática).
- A narrativa tem um toque meio naturalista, não-objetivo - cenas começam pela metade, terminam antes do fim, há trechos silenciosos onde nada acontece... O cineasta não se esforça pra criar uma narrativa estruturada, lógica - fica apenas mostrando cenas aleatórias onde mulheres são vítimas de homens. A mensagem política é colocada acima de considerações cinematográficas.
- É tudo muito artificial quando a Katherine é estuprada pelo empregado. Ele tinha um desejo tão incontrolável assim por ela? Correria o risco todo de ser pego? E a reação dela também é totalmente artificial, além de torná-la mais antipática. Não entendemos por que ela gostou de ser estuprada. Não há contexto algum pra esse comportamento. Por que ser abusada sexualmente pelo marido era horrível, mas ser estuprada pelo empregado é bom? E isso bagunça o tema inicial do filme que era a opressão das mulheres... A partir de agora não vemos mais a Katherine como vítima. Qual o propósito da história então?
- Katherine se torna uma pessoa completamente imoral. Não só por estar se relacionando com um estuprador, mas também pelo caráter que ela demonstra quando, por exemplo, deixa a empregada levar a culpa pela bebida desaparecida (quando foi ela que bebeu tudo), ser humilhada pelo velho, etc.
- SPOILER: Além do conteúdo da história ser ruim, é tudo meio mal contado. Como o velho descobriu que a Katherine está tendo um caso com o empregado? Como a Katherine mata o velho depois? Ela o envenenou? Já tinha planejado tudo? Não vimos nada disso! Ela o matou simplesmente por ele ter prendido o estuprador? Ela vai correr o risco do marido descobrir que ela assassinou o pai dele (afinal a empregada viu tudo)? O diretor parece querer apenas chocar, mostrar a protagonista fazendo coisas monstruosas, como se isso em si fosse cool, sem nenhuma preocupação por coerência, clareza, realismo psicológico, etc.
- SPOILER: Os personagens são todos irreais, inconsistentes. Katherine diz que não pode mais viver sem o amante, quando não vimos os dois fazendo nada além de sexo algumas vezes. Depois quando o marido volta de viagem, não faz o menor sentido ela começar a rir, tirar o amante do armário, zombar da situação na cara dele. Ninguém age assim quando sua vida está em risco. Não faz sentido também o empregado ficar perturbado/culpado quando morre o marido... Primeiro porque foi em auto-defesa. E além disso, esse empregado desde o começo é um estuprador violento sem nenhum senso de ética. De onde surgiram esses valores agora? O filme é apenas um conflito mal elaborado entre pessoas odiosas (depois chega aquela mulher detestável também pra morar na casa com a criança, trazer mais conflito, etc).
- SPOILER: O final todo é uma bobagem. Ela assassinar o garotinho sufocado (ninguém percebe que ela já matou 3 pessoas na casa?). Ela e o amante não podiam simplesmente fugir, irem viver num outro lugar? Ela precisa tanto assim do dinheiro? Não fica claro o tamanho da ameaça, qual a motivação por trás de tudo - então essa matança parece sem sentido, forçada, só porque o cineasta gosta de glamourizar a maldade. E Katherine não é uma vilã carismática como nos filmes da Bette Davis, ou vilãs de novela, etc... Nesses casos, as vilãs eram glamourosas, inteligentes, mas tinham uma "falha trágica" bem estabelecida (ganância, etc). Tínhamos um senso de que o filme era explicitamente contra os valores da vilã (apesar dela ter elementos atraentes), e a favor dos valores dos personagens inocentes. Mas aqui, nem existem esses personagens inocentes pra termos um referencial do positivo. São todos imorais... E o fato da Katherine começar a história como mocinha, vítima, deixa meio ambíguo se devemos compreendê-la ou condená-la. A linha entre bem e mal fica borrada, algo que não acontece nos exemplos que citei.
------------------
CONCLUSÃO: O elemento sensacionalista torna o filme ligeiramente divertido de assistir, mas no fim é uma história malevolente e mal escrita (tanto o diretor quanto a roteirista são estreantes em longa, o que é geralmente um mau presságio).
Lady Macbeth / Reino Unido / 2016 / William Oldroyd
FILMES PARECIDOS: The Handmaid's Tale (Série de TV, 2017) / Grave (2016)
NOTA: 4.0
- O filme não apresenta direito a protagonista. Não sabemos nada sobre ela. No começo ela serve apenas pra posar de vítima e expor a maldade dos homens, agradar o público "feminista", etc. E o retrato dos homens é caricato, exagerado. Não há um esforço pra incluir homens bons na história em contraste com os maus, ou explicar o que motiva cada personagem em particular a ser cruel. É como se eles fossem maus simplesmente por serem do sexo masculino.
- A protagonista é maliciosa, cheia de ódio e ressentimento por trás dessa aparência plácida, o que torna a situação ainda mais desagradável (pois temos que torcer por ela apesar de ser uma figura extremamente antipática).
- A narrativa tem um toque meio naturalista, não-objetivo - cenas começam pela metade, terminam antes do fim, há trechos silenciosos onde nada acontece... O cineasta não se esforça pra criar uma narrativa estruturada, lógica - fica apenas mostrando cenas aleatórias onde mulheres são vítimas de homens. A mensagem política é colocada acima de considerações cinematográficas.
- É tudo muito artificial quando a Katherine é estuprada pelo empregado. Ele tinha um desejo tão incontrolável assim por ela? Correria o risco todo de ser pego? E a reação dela também é totalmente artificial, além de torná-la mais antipática. Não entendemos por que ela gostou de ser estuprada. Não há contexto algum pra esse comportamento. Por que ser abusada sexualmente pelo marido era horrível, mas ser estuprada pelo empregado é bom? E isso bagunça o tema inicial do filme que era a opressão das mulheres... A partir de agora não vemos mais a Katherine como vítima. Qual o propósito da história então?
- Katherine se torna uma pessoa completamente imoral. Não só por estar se relacionando com um estuprador, mas também pelo caráter que ela demonstra quando, por exemplo, deixa a empregada levar a culpa pela bebida desaparecida (quando foi ela que bebeu tudo), ser humilhada pelo velho, etc.
- SPOILER: Além do conteúdo da história ser ruim, é tudo meio mal contado. Como o velho descobriu que a Katherine está tendo um caso com o empregado? Como a Katherine mata o velho depois? Ela o envenenou? Já tinha planejado tudo? Não vimos nada disso! Ela o matou simplesmente por ele ter prendido o estuprador? Ela vai correr o risco do marido descobrir que ela assassinou o pai dele (afinal a empregada viu tudo)? O diretor parece querer apenas chocar, mostrar a protagonista fazendo coisas monstruosas, como se isso em si fosse cool, sem nenhuma preocupação por coerência, clareza, realismo psicológico, etc.
- SPOILER: Os personagens são todos irreais, inconsistentes. Katherine diz que não pode mais viver sem o amante, quando não vimos os dois fazendo nada além de sexo algumas vezes. Depois quando o marido volta de viagem, não faz o menor sentido ela começar a rir, tirar o amante do armário, zombar da situação na cara dele. Ninguém age assim quando sua vida está em risco. Não faz sentido também o empregado ficar perturbado/culpado quando morre o marido... Primeiro porque foi em auto-defesa. E além disso, esse empregado desde o começo é um estuprador violento sem nenhum senso de ética. De onde surgiram esses valores agora? O filme é apenas um conflito mal elaborado entre pessoas odiosas (depois chega aquela mulher detestável também pra morar na casa com a criança, trazer mais conflito, etc).
- SPOILER: O final todo é uma bobagem. Ela assassinar o garotinho sufocado (ninguém percebe que ela já matou 3 pessoas na casa?). Ela e o amante não podiam simplesmente fugir, irem viver num outro lugar? Ela precisa tanto assim do dinheiro? Não fica claro o tamanho da ameaça, qual a motivação por trás de tudo - então essa matança parece sem sentido, forçada, só porque o cineasta gosta de glamourizar a maldade. E Katherine não é uma vilã carismática como nos filmes da Bette Davis, ou vilãs de novela, etc... Nesses casos, as vilãs eram glamourosas, inteligentes, mas tinham uma "falha trágica" bem estabelecida (ganância, etc). Tínhamos um senso de que o filme era explicitamente contra os valores da vilã (apesar dela ter elementos atraentes), e a favor dos valores dos personagens inocentes. Mas aqui, nem existem esses personagens inocentes pra termos um referencial do positivo. São todos imorais... E o fato da Katherine começar a história como mocinha, vítima, deixa meio ambíguo se devemos compreendê-la ou condená-la. A linha entre bem e mal fica borrada, algo que não acontece nos exemplos que citei.
------------------
CONCLUSÃO: O elemento sensacionalista torna o filme ligeiramente divertido de assistir, mas no fim é uma história malevolente e mal escrita (tanto o diretor quanto a roteirista são estreantes em longa, o que é geralmente um mau presságio).
Lady Macbeth / Reino Unido / 2016 / William Oldroyd
FILMES PARECIDOS: The Handmaid's Tale (Série de TV, 2017) / Grave (2016)
NOTA: 4.0
sábado, 11 de novembro de 2017
Terra Selvagem
(Esta crítica está no formato de anotações - em vez de uma crítica convencional, os comentários a seguir foram baseados nas notas que fiz durante a sessão - um método que adotei para passar minhas impressões de forma mais objetiva.)
ANOTAÇÕES:
- A história começa um pouco morna. O protagonista é respeitável (parece habilidoso, ter um bom caráter) mas nada extraordinário; e a descoberta do cadáver não gera um grande conflito pessoal pra ele - ele parte na investigação como uma espécie de favor, sem uma motivação pessoal.
- A ambientação torna o filme mais agradável de assistir... As locações bonitas na neve, o uso dos snowmobiles, etc.
- Mais pra frente quando o Jeremy Renner conversa com o pai da vítima (o índio) e descobrimos que havia uma relação mais próxima entre ele e a garota que morreu, a investigação se torna um pouco mais envolvente - passa a ser quase uma questão de honra achar o assassino.
- Surpreendente a cena onde eles vão até o trailer dos garotos drogados e são atacados. Quebra um pouco a expectativa inicial de que seria um filme mais parado, sem acontecimentos dramáticos.
- Os diálogos são um pouco cafonas - os personagens são americanos comuns, deveriam falar de maneira simples, mas o roteirista fica sempre colocando umas frases poéticas forçadas na boca deles pra tentar dar mais profundidade à história.
- Algumas questões ficam um pouco confusas... No começo não fica claro se o namorado da Natalie morreu também... Nem se a morte da Natalie tem algo a ver com a morte da filha do Jeremy Renner... Não é a narrativa mais precisa do mundo, mas não deixa de prender a atenção.
- A agente do FBI (Elizabeth Olsen) começa um pouco antipática e distante, mas depois da cena em que ela e o Jeremy Renner conversam sobre a morte da filha dele, a relação entre os dois fica mais sólida e positiva.
- SPOILER: Outra coisa confusa é essa rivalidade que começa a surgir entre a Elizabeth Olsen, os policiais amigos dela, e o outro time de policiais locais. Os policiais locais estão tentando proteger os criminosos? Eles são vilões também? Não fica claro qual o motivo da confusão. Ainda assim, a cena do tiroteiro é excelente. A chegada inesperada do Jeremy Renner também é ótima, embora não fique muito claro como ele descobriu que iria acontecer o ataque e desceu da montanha a tempo pra salvar a mocinha.
- SPOILER: A vingança do Jeremy Renner contra o último vilão no alto montanha é legal. Depois disso o filme demora tempo demais pra acabar, gerando um anticlímax. Como não acaba logo depois da morte dos bandidos, ficamos com a impressão de que uma nova reviravolta irá acontecer, afinal há várias perguntas no ar (A morte da filha do Jeremy Renner tinha algo a ver com isso tudo? A polícia local está por trás de alguma organização criminosa?). Mas daí não acontece nada e o filme acaba mesmo.
------------------
CONCLUSÃO: O roteiro é imperfeito, mas a história tem momentos empolgantes e funciona como uma espécie de western moderno.
Wind River / Reino Unido, Canadá, EUA / 2017 / Taylor Sheridan
FILMES PARECIDOS: A Qualquer Custo (2016) / Tudo por Justiça (2013) / Os Infratores (2012) / Inverno da Alma (2010)
NOTA: 7.0
ANOTAÇÕES:
- A história começa um pouco morna. O protagonista é respeitável (parece habilidoso, ter um bom caráter) mas nada extraordinário; e a descoberta do cadáver não gera um grande conflito pessoal pra ele - ele parte na investigação como uma espécie de favor, sem uma motivação pessoal.
- A ambientação torna o filme mais agradável de assistir... As locações bonitas na neve, o uso dos snowmobiles, etc.
- Mais pra frente quando o Jeremy Renner conversa com o pai da vítima (o índio) e descobrimos que havia uma relação mais próxima entre ele e a garota que morreu, a investigação se torna um pouco mais envolvente - passa a ser quase uma questão de honra achar o assassino.
- Surpreendente a cena onde eles vão até o trailer dos garotos drogados e são atacados. Quebra um pouco a expectativa inicial de que seria um filme mais parado, sem acontecimentos dramáticos.
- Os diálogos são um pouco cafonas - os personagens são americanos comuns, deveriam falar de maneira simples, mas o roteirista fica sempre colocando umas frases poéticas forçadas na boca deles pra tentar dar mais profundidade à história.
- Algumas questões ficam um pouco confusas... No começo não fica claro se o namorado da Natalie morreu também... Nem se a morte da Natalie tem algo a ver com a morte da filha do Jeremy Renner... Não é a narrativa mais precisa do mundo, mas não deixa de prender a atenção.
- A agente do FBI (Elizabeth Olsen) começa um pouco antipática e distante, mas depois da cena em que ela e o Jeremy Renner conversam sobre a morte da filha dele, a relação entre os dois fica mais sólida e positiva.
- SPOILER: Outra coisa confusa é essa rivalidade que começa a surgir entre a Elizabeth Olsen, os policiais amigos dela, e o outro time de policiais locais. Os policiais locais estão tentando proteger os criminosos? Eles são vilões também? Não fica claro qual o motivo da confusão. Ainda assim, a cena do tiroteiro é excelente. A chegada inesperada do Jeremy Renner também é ótima, embora não fique muito claro como ele descobriu que iria acontecer o ataque e desceu da montanha a tempo pra salvar a mocinha.
- SPOILER: A vingança do Jeremy Renner contra o último vilão no alto montanha é legal. Depois disso o filme demora tempo demais pra acabar, gerando um anticlímax. Como não acaba logo depois da morte dos bandidos, ficamos com a impressão de que uma nova reviravolta irá acontecer, afinal há várias perguntas no ar (A morte da filha do Jeremy Renner tinha algo a ver com isso tudo? A polícia local está por trás de alguma organização criminosa?). Mas daí não acontece nada e o filme acaba mesmo.
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CONCLUSÃO: O roteiro é imperfeito, mas a história tem momentos empolgantes e funciona como uma espécie de western moderno.
Wind River / Reino Unido, Canadá, EUA / 2017 / Taylor Sheridan
FILMES PARECIDOS: A Qualquer Custo (2016) / Tudo por Justiça (2013) / Os Infratores (2012) / Inverno da Alma (2010)
NOTA: 7.0
quarta-feira, 8 de novembro de 2017
O Poderoso Chefinho
Acabei vendo só agora na TV essa que foi uma das animações de maior sucesso do ano. É uma animação mais leve que a média, cujo maior mérito é a maneira criativa e às vezes sensível com que ela retrata os exageros da mente de uma criança de 7 anos, um garoto que imagina uma rivalidade épica entre ele e o irmão recém-nascido que chega pra atrapalhar seu "reinado".
Mas há 1 falha central na história que acaba comprometendo o aproveitamento do filme: desde o início, fica claro que tudo o que está acontecendo não passa de um devaneio do protagonista de 7 anos, que sempre teve uma imaginação fértil. Então o próprio filme nos anuncia que não existe nenhum bebê de terno, nenhum CEO com planos malignos, e que tudo isso que estamos vendo é de mentirinha. Isso transforma a história toda numa brincadeirinha tola de criança que não deve ser levada a sério. Tira todo o peso dos eventos. Daí dentro desse contexto, o filme tenta nos mostrar uma história de heroísmo, amizade, superação... Mas como devemos nos divertir com a aventura, se o próprio filme está dizendo que nada disso está acontecendo de fato na história? É mais um exemplo daquilo que falei recentemente em Thor: Ragnarok -- o Idealismo Corrompido de filmes que tentam projetar valores positivos, ao mesmo tempo em que pedem desculpas e admitem que nada daquilo deve ser levado a sério.
O rompimento com a realidade aqui é tão grande que o filme chega ao cúmulo de incluir sequências de fantasia DENTRO da trama principal, que já é uma sequência de fantasia. Quando o vilão é derrotado (jogado dentro do tanque), por exemplo, isso acontece porque os 2 irmãos usam o poder da imaginação e se transformam subitamente em piratas. Ou seja, não bastava a história toda já ser uma fantasia assumida. Pra você projetar um ato virtuoso, Autoestima, felicidade, sentimentos realmente positivos, você precisa ir num nível extra de irrealidade, criar uma fantasia dentro da fantasia, pra deixar claro pra plateia que essas coisas não devem ser levadas a sério, são apenas devaneios imaturos da infância.
The Boss Baby / EUA / 2017 / Tom McGrath
FILMES PARECIDOS: Meu Malvado Favorito 3 (2017)
NOTA: 5.0
Mas há 1 falha central na história que acaba comprometendo o aproveitamento do filme: desde o início, fica claro que tudo o que está acontecendo não passa de um devaneio do protagonista de 7 anos, que sempre teve uma imaginação fértil. Então o próprio filme nos anuncia que não existe nenhum bebê de terno, nenhum CEO com planos malignos, e que tudo isso que estamos vendo é de mentirinha. Isso transforma a história toda numa brincadeirinha tola de criança que não deve ser levada a sério. Tira todo o peso dos eventos. Daí dentro desse contexto, o filme tenta nos mostrar uma história de heroísmo, amizade, superação... Mas como devemos nos divertir com a aventura, se o próprio filme está dizendo que nada disso está acontecendo de fato na história? É mais um exemplo daquilo que falei recentemente em Thor: Ragnarok -- o Idealismo Corrompido de filmes que tentam projetar valores positivos, ao mesmo tempo em que pedem desculpas e admitem que nada daquilo deve ser levado a sério.
O rompimento com a realidade aqui é tão grande que o filme chega ao cúmulo de incluir sequências de fantasia DENTRO da trama principal, que já é uma sequência de fantasia. Quando o vilão é derrotado (jogado dentro do tanque), por exemplo, isso acontece porque os 2 irmãos usam o poder da imaginação e se transformam subitamente em piratas. Ou seja, não bastava a história toda já ser uma fantasia assumida. Pra você projetar um ato virtuoso, Autoestima, felicidade, sentimentos realmente positivos, você precisa ir num nível extra de irrealidade, criar uma fantasia dentro da fantasia, pra deixar claro pra plateia que essas coisas não devem ser levadas a sério, são apenas devaneios imaturos da infância.
The Boss Baby / EUA / 2017 / Tom McGrath
FILMES PARECIDOS: Meu Malvado Favorito 3 (2017)
NOTA: 5.0
sábado, 4 de novembro de 2017
O Estado das Coisas
NOTAS DA SESSÃO:
- Ben Stiller é especialista em representar losers dessa forma cômica, então o personagem soa familiar e funciona desde o primeiro minuto. Não só por ele, mas também por mérito do filme, pois logo na primeira cena já fica estabelecido o conflito central do personagem (ele acordado na cama refletindo sobre a vida), dando um senso imediato de que já entendemos o personagem, sabemos o que ele busca, etc.
- A cena no aeroporto (ele tentando fazer um upgrade pra classe executiva) além de ser um bom momento cômico, é uma ótima forma de concretizar a ideia de que ele se sente um fracassado, excluído do mundo dos bem sucedidos (há vários detalhes divertidos assim no filme que reforçam essa ideia - a festa que ele não é convidado, a mesa ruim que dão pra ele no restaurante, a maneira como ele idealiza a vida dos amigos de forma exagerada, etc).
- Os pensamentos do personagem são fascinantes num nível psicológico. Por exemplo: quando ele começa a imaginar se a passividade da esposa é a razão de seu fracasso, ou o súbito otimismo quando ele percebe que o filho pode ter um futuro promissor se entrar em Harvard - ao mesmo tempo em que surge o medo do filho superá-lo e expor ainda mais o seu fracasso, etc. O roteirista tem uma habilidade incrível de observar os próprios pensamentos, registrar o processo de introspecção e colocá-lo no papel (lembra um pouco o que Rand fez em A Coisa Mais Simples do Mundo).
- A situação dele ter que pedir um favor justamente pro Craig Fisher (o cara que ele mais inveja) é ótima. É plausível e coloca o personagem na situação mais embaraçosa possível, considerando o tema do filme.
- O personagem do filho é uma graça e a relação positiva entre os dois é surpreendente. Estou sempre falando aqui da tendência atual dos filmes de forçarem relacionamentos conflituosos sem necessidade. Esse aqui foge à regra e opta por uma atitude mais benevolente. Mesmo quando os 2 se desentendem, é de maneira afetuosa e não agressiva.
- O personagem é tão patético que às vezes é doloroso de assistir (quando ele começa a dar em cima da amiga do filho, por exemplo). Mas a atitude do filme é positiva - o filme não está glamourizando / perdoando as falhas do personagem, e sim tirando sarro, mostrando como não devemos agir na vida.
- É quase um filme de terror onde o "monstro" é a baixa autoestima do protagonista. Um retrato dos efeitos destrutivos da psicologia de uma pessoa atormentada por um senso crônico de inferioridade, que iguala autoestima a status social. E o pior é que o personagem parece merecer esse senso de inferioridade - o problema aqui não é simplesmente o fato dele se comparar demais com os outros, dele estar rodeado de amigos milionários, e sim o fato dele realmente não ter muito do que se orgulhar na própria vida. Não tem grandes conquistas pessoais ou materiais onde se apoiar.
- SPOILER: O final é sutilmente arrasador, se é que isso faz sentido (superficialmente parece um final positivo, mas se você parar pra analisar, é totalmente trágico). O Ben Stiller consegue se constranger da pior forma possível no jantar com o Craig Fisher. Depois disso, achamos que ele já atingiu o fundo do poço e terá uma espécie de superação, mas não é o que acontece. Ele termina totalmente sem esperança, tendo que se contentar com a admiração - ou melhor, com o amor - do filho e tentando achar conforto no simples fato de estar vivo, de ainda poder "amar o mundo mesmo sem poder tê-lo" (!).
------------------
CONCLUSÃO: Ótima comédia que consegue mesclar um humor mais óbvio e acessível com reflexões interessantes sobre a relação entre autoestima, carreira e vida social.
Brad's Status / EUA / 2017 / Mike White
FILMES PARECIDOS: Enquanto Somos Jovens (2014) / Mesmo Se Nada Der Certo (2013) / O Verão da Minha Vida (2013) / Maridos e Esposas (1992)
NOTA: 7.5
- Ben Stiller é especialista em representar losers dessa forma cômica, então o personagem soa familiar e funciona desde o primeiro minuto. Não só por ele, mas também por mérito do filme, pois logo na primeira cena já fica estabelecido o conflito central do personagem (ele acordado na cama refletindo sobre a vida), dando um senso imediato de que já entendemos o personagem, sabemos o que ele busca, etc.
- A cena no aeroporto (ele tentando fazer um upgrade pra classe executiva) além de ser um bom momento cômico, é uma ótima forma de concretizar a ideia de que ele se sente um fracassado, excluído do mundo dos bem sucedidos (há vários detalhes divertidos assim no filme que reforçam essa ideia - a festa que ele não é convidado, a mesa ruim que dão pra ele no restaurante, a maneira como ele idealiza a vida dos amigos de forma exagerada, etc).
- Os pensamentos do personagem são fascinantes num nível psicológico. Por exemplo: quando ele começa a imaginar se a passividade da esposa é a razão de seu fracasso, ou o súbito otimismo quando ele percebe que o filho pode ter um futuro promissor se entrar em Harvard - ao mesmo tempo em que surge o medo do filho superá-lo e expor ainda mais o seu fracasso, etc. O roteirista tem uma habilidade incrível de observar os próprios pensamentos, registrar o processo de introspecção e colocá-lo no papel (lembra um pouco o que Rand fez em A Coisa Mais Simples do Mundo).
- A situação dele ter que pedir um favor justamente pro Craig Fisher (o cara que ele mais inveja) é ótima. É plausível e coloca o personagem na situação mais embaraçosa possível, considerando o tema do filme.
- O personagem do filho é uma graça e a relação positiva entre os dois é surpreendente. Estou sempre falando aqui da tendência atual dos filmes de forçarem relacionamentos conflituosos sem necessidade. Esse aqui foge à regra e opta por uma atitude mais benevolente. Mesmo quando os 2 se desentendem, é de maneira afetuosa e não agressiva.
- O personagem é tão patético que às vezes é doloroso de assistir (quando ele começa a dar em cima da amiga do filho, por exemplo). Mas a atitude do filme é positiva - o filme não está glamourizando / perdoando as falhas do personagem, e sim tirando sarro, mostrando como não devemos agir na vida.
- É quase um filme de terror onde o "monstro" é a baixa autoestima do protagonista. Um retrato dos efeitos destrutivos da psicologia de uma pessoa atormentada por um senso crônico de inferioridade, que iguala autoestima a status social. E o pior é que o personagem parece merecer esse senso de inferioridade - o problema aqui não é simplesmente o fato dele se comparar demais com os outros, dele estar rodeado de amigos milionários, e sim o fato dele realmente não ter muito do que se orgulhar na própria vida. Não tem grandes conquistas pessoais ou materiais onde se apoiar.
- SPOILER: O final é sutilmente arrasador, se é que isso faz sentido (superficialmente parece um final positivo, mas se você parar pra analisar, é totalmente trágico). O Ben Stiller consegue se constranger da pior forma possível no jantar com o Craig Fisher. Depois disso, achamos que ele já atingiu o fundo do poço e terá uma espécie de superação, mas não é o que acontece. Ele termina totalmente sem esperança, tendo que se contentar com a admiração - ou melhor, com o amor - do filho e tentando achar conforto no simples fato de estar vivo, de ainda poder "amar o mundo mesmo sem poder tê-lo" (!).
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CONCLUSÃO: Ótima comédia que consegue mesclar um humor mais óbvio e acessível com reflexões interessantes sobre a relação entre autoestima, carreira e vida social.
Brad's Status / EUA / 2017 / Mike White
FILMES PARECIDOS: Enquanto Somos Jovens (2014) / Mesmo Se Nada Der Certo (2013) / O Verão da Minha Vida (2013) / Maridos e Esposas (1992)
NOTA: 7.5