quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
As Listas
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
Fevereiro 2024 - outros filmes vistos
domingo, 25 de fevereiro de 2024
O Menino e a Garça
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
Dias Perfeitos
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024
American Fiction
Melhor roteiro adaptado do ano entre os filmes que vi. Não só é a rara comédia que parte de uma premissa naturalmente cômica, como é daquelas tramas bem costuradas onde nenhuma sequência ou sub-trama parece acidental, dispensável. O livro Erasure, no qual o filme foi baseado, foi lançado em 2001, mas a discussão ainda parece bem relevante hoje, embora eu diria que de lá pra cá as coisas mudaram um pouco — pautas raciais continuam sendo usadas de maneira hipócrita pela cultura, mas em vez dos negros terem que se reduzir ao estereótipo do negro pobre, sem cultura e envolvido em atividades criminosas pra chamarem atenção dos críticos, hoje eles precisam se reduzir ao estereótipo do ativista justiceiro, indignado com tudo relacionado aos brancos e à cultura ocidental (como discuti na crítica de A Cor Púrpura).
Ironicamente, American Fiction provavelmente só está sendo aclamado pela crítica (foi indicado a 5 Oscars) pois ele não deixa de se enquadrar nesse molde. Parece um caso diferente pois ele não critica os brancos por serem racistas e opressores da maneira "tradicional" (como faria um Spike Lee). Ele critica a tolice e hipocrisia da elite branca que, na tentativa de ser "woke" e inclusiva, se mostra igualmente alienada e causa outros tipos de danos à comunidade negra. É uma crítica mais ousada e verdadeira que a do típico filme do gênero, ainda assim, não deixa de ser um filme criticando brancos, a América, portanto seu sucesso não contradiz minha teoria que minorias hoje não recebem aclamação quando são talentosas apenas, só quando são talentosas criticando o sistema.
Gostei bastante do filme, não só por achar a crítica válida (mesmo que levemente desatualizada), mas também porque ele não coloca o comentário social acima do entretenimento, dos requisitos básicos de um bom roteiro — ele o apresenta dentro de uma narrativa inteligente e criativa estilo Primavera para Hitler (na qual o sucesso de um artista depende de uma inversão total de seu bom gosto) que se sustenta em sua própria estrutura.
American Fiction / 2023 / Cord Jefferson
Satisfação: 8
Categoria: Idealismo Crítico
Filmes Parecidos: Adaptação (2002) / Desculpe Te Incomodar (2018) / Dirigindo no Escuro (2002) / Rede de Intrigas (1976) / A Hora do Show (2000)