terça-feira, 17 de agosto de 2010

Os melhores filmes de suspense

 (sem ordem de preferência)



Alfred Hitchcock: Janela Indiscreta (Rear Window, 1954), Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958), Intriga Internacional (North by Northwest, 1959), Psicose (Psycho, 1960)
Daria pra incluir pelo menos uns 10 filmes de Hitchcock nessa lista, mas selecionei estes 4 que pra mim são suas maiores obras-primas. Todos merecem ser vistos e revistos muitas vezes (inclusive os documentários e making-ofs que vêm nos discos e que também são indispensáveis).


O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby, 1968)
Clássico de Polanski, é um daqueles filmes obrigatórios que mesmo quem não assiste clássicos acaba vendo eventualmente (como O Exorcista ou O Iluminado). O ritmo é lento na primeira hora, mas as coisas vão ficando cada vez mais intensas até a inesquecível cena final.




Chinatown (1974)
Polanski de novo. O filme é um exemplo de economia e de elegância em narrativa. Ótimas performances de Jack Nicholson e Faye Dunaway, mais uma trama elaborada envolvendo política, corrupção, escândalos de família, e que conta com a inteligência da platéia pra acompanhá-la, mas sem se tornar confusa demais ou perder o sentido.



Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr., 2001)
Pra mim esse é um dos filmes mais originais, ousados e criativos dos últimos tempos. Tive que assistir umas 10 vezes até perceber que a história no fundo fazia sentido - mas o interessante é que isso nunca foi um problema, pois o filme fala dramas pessoais que fazem sentido mesmo quando a trama parece insana. Acima de tudo, está o tema de inocência vs. corrupção que norteia cada cena do filme.


Encurralado (Duel, 1971) TV
Produzido pra TV, este primeiro filme de Spielberg é uma aula de suspense e é o cinema reduzido a sua forma mais pura. A história é a mais simples imaginável; o sucesso do filme é todo mérito da direção; tudo é conquistado visualmente, na base do suspense, do ritmo, do controle da tensão da platéia.




Louca Obsessão (Misery, 1990)
Uma situação simples, 2 atores, uma cabana na neve, e um suspense que atinge níveis quase insuportáveis (no bom sentido). Baseado no livro de Stephen King; Kathy Bates levou o Oscar de atriz.






O Mensageiro do Diabo (The Night of the Hunter, 1955)
Um dos clássicos mais estranhos, únicos e especiais do cinema. Um conto meio surrealista sobre 2 criancinhas que são perseguidas por um reverendo do mal. Dirigido pelo famoso ator Charles Laughton, que só dirigiu esse único filme em toda sua carreira (tenho a forte impressão de que ele era péssimo diretor e que esse filme é fruto de um daqueles acidentes inexplicáveis que nunca se repetem).


O Salário do Medo (Le salaire de la peur, 1953)
Não se engane achando que um filme francês de 1953 em preto e branco não é capaz de te deixar nervoso. Coloquei esse filme de madrugada só pra pegar no sono e o resultado é que acabei passando a noite em claro. O diretor Clouzot dirigiu também As Diabólicas (1955), outro suspense clássico francês.





O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, 1991)
O único do gênero que ganhou o Oscar de Melhor Filme (consideram ele "horror"), e um dos únicos 3 filmes da história que ganharam todos os 5 Oscars principais (Filme, Diretor, Roteiro, Ator e Atriz). Um dos melhores scripts de todos os tempos; além disso tem Jodie Foster e Anthony Hopkins em seus papéis mais celebrados.



Testemunha de Acusação (Witness for the Prosecution, 1957)
Marlene Dietrich dá um show nessa adaptação do livro da Agatha Christie sobre um homem aparentemente inocente que é acusado de seduzir e matar uma viúva rica pra ficar com o dinheiro dela. Dirigido pelo mestre Billy Wilder, é um dos filmes de tribunal mais divertidos e surpreendentes já feitos.


OUTROS ÓTIMOS SUSPENSES:
Rebecca - A Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940), Interlúdio (Notorious, 1946), O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (What Ever Happened to Baby Jane?,1962), Amargo Pesadelo (Deliverance, 1972), Inverno de Sangue em Veneza (Don't Look Now, 1973), Carrie - A Estranha (Carrie, 1974), Capricórnio Um (Capricorn One, 1977), A Síndrome da China (The China Syndrome, 1979), Vestida para Matar (Dressed to Kill, 1980), Um Tiro na Noite (Blow Out, 1981), Tenebrae (1982), Veludo Azul (Blue Velvet, 1986), O Jogo de Emoções (House of Games, 1987), Sem Saída (No Way Out, 1987), Alucinações do Passado (Jacob's Ladder, 1990), O Fugitivo (The Fugitive, 1993), Na Linha de Fogo (In the Line of Fire, 1993), Os Suspeitos (The Usual Suspects, 1995), Se7en (1995), O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999), Amnésia (Memento, 2000), A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen, 2006).

OS MELHORES THRILLERS SEGUNDO O AFI (vejam que alguns eu já coloquei na lista de terror):
1. Psicose; 2. Tubarão (Jaws, 1975); 3. O Exorcista (The Exorcist, 1973); 4. Intriga Internacional; 5. O Silêncio dos Inocentes; 6. Alien - O 8º Passageiro (Alien, 1979); 7. Os Pássaros (The Birds, 1963); 8. Operação França (The French Connection, 1971); 9. O Bebê de Rosemary; 10. Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981).

CONFIRA OUTRAS LISTAS:

Os melhores filmes de terror
Os melhores filmes de comédia
Os melhores filmes românticos
Os melhores filmes de ficção-científica
Os melhores piores filmes
Os melhores filmes de suspense
Os melhores musicais do cinema
As piores traduções de títulos
Os melhores filmes cult
Os melhores filmes brasileiros
Os melhores filmes de natal
Os melhores filmes gays
Os melhores filmes para a família

15 comentários:

Tiffany Noélli disse...

Que lista boa hein? Só colocou clássico fera... Meus favoritos tbm: O Silêncio dos Inocentes/O Bebê de Rosemary e O Corpo que Cai... Esse último vi quando tinha uns 12 anos e amei! Janela Indiscreta, achei paradão de mais.... Tem outro dele que gosto, que foi Os Pássaros.... Bjsssss =)

Caio Amaral disse...

Janela Indiscreta é o "Cidadão Kane" do suspense. Pode ser meio paradão, mas tem muita coisa por baixo do pano... Merece ser estudado. Os Pássaros é excelente! Só acho estranho o final que sempre me frustra um pouco, hehe. Mas a premissa é genial =)

Anônimo disse...

Sabe, Caio, esse seu blog é legal mas os seus comentários estão mais para Faustão do que para crítico de cinema: "um dos melhores... uma das maiores..." Tempera mais na razão isso aí, rapaz!

Caio Amaral disse...

Olá Anônimo. Em primeiro lugar, não assisto Faustão então não sei do que está falando. Em segundo, não me considero um crítico de cinema: não estudei jornalismo, não tenho diploma de nada nem ganho pra isso - sou apenas alguém que assiste muitos filmes e tenta orientar, sem grandes pretensões, aqueles que assistem menos. Em terceiro lugar, esta é a minha lista dos "10 melhores filmes de suspense". Me perdoe se não pude encontrar maneiras mais criativas de descrever esses filmes sem utilizar palavras como "melhores" ou "maiores". É apenas falta de inteligência da minha parte. Para críticas mais elaboradas, recomendo o The New Yorker, o site do Roger Ebert ou os livros da Pauline Kael.

Leela disse...

Eu passei um tempo procurando uma lista boa de filmes de suspense hoje. A sua lista foi a melhor que encontrei. Temos um gosto parecido, mas ainda não assisti "O salário do medo", vou assistir hoje à noite. Valeu pela dica!

Caio Amaral disse...

Legal Leela! Tomara que curta O Salário do Medo. É um filme antigo, estrangeiro, ou seja mais indicado para cinéfilos, mas é sem dúvida um dos mais tensos que eu já vi! Abraços!

Paulo David disse...

Excelente filme "Le salaire de la Peur" recomendo à todos, parabéns pelo blog.Há Amaral, te recomendo assistir os clássicos do expressionismo alemão como o Gabite do Dr. Caligari e Faust de Friederich Murnau, excelentes filmes. Um abraço do seu colega cearense!

seuchico disse...

irmão sua lista é muito boa a julgar pelos filmes que já vi e que pretendo rever, obrigado, muita paz!!!

Caio Amaral disse...

Já assisti ambos Paulo! Me marcaram mais pelo estilo do que pela trama, suspense, etc, mas são bem interessantes de qq forma. Valeu pelo comentário!

Rever os clássicos é sempre bom seuchico! Dificilmente eu mudo de opinião, mas sempre aprendo e descubro novas coisas neles. Valeu.

Jennifer disse...

Gostei da sua lista, obrigado! Vou assistir todos, até porque, ainda não assisti nenhum :(

Caio Amaral disse...

Veja sim Jennifer.. Tem uns clássicos essenciais nessa lista. abs!

Anônimo disse...

Gosto sensível e ao mesmo tempo maduro. Na hora que eu vi o silencio dos inocentes nessa lista, me empolguei ^^

Anônimo disse...

Parabéns pela listagem. Foi o melhor que encontrei na internet.

Caio Amaral disse...

Valeu! Em inglês existem milhares de listas excelentes, mas no Brasil não se tem muito esse hábito.. por isso mesmo resolvi fazê-las. Abs.

Délio Diego disse...

Galera eu gostei de alguns filmes da lista. Agora, um rapaz me atirou centenas de pedras quando disse que não gostei nada de Janela indiscreta e sinceramente não achei suspense algum por justamente acha-lo previsível: Eu vi o que desenrolava e no final ERA justamente aquilo que desenrolava.