sábado, 20 de fevereiro de 2021

Índice: Artigos e Postagens Teóricas

Tinha tirado as postagens teóricas do ar temporariamente pois muitas delas foram aperfeiçoadas e corrigidas pra fazerem parte do livro. Agora elas já estão todas de volta, com o texto atualizado.

Capítulos do livro Idealismo: Os Princípios Esquecidos do Cinema Americano:

PARTE I – APRESENTANDO A IDEIA

1. Introdução

2. O que é Idealismo

3. O que nos atrai ao Idealismo?

4. Senso de Vida e preferências artísticas

5. A intenção de um filme

PARTE II – OS ELEMENTOS DO IDEALISMO

6. Os 4 Pilares do Idealismo

7. As 5 Histórias Idealistas

8. O que torna um personagem gostável?

9. Objetividade na Direção

10. A Primazia do Espectador

11. Motivação do Personagem (e da Plateia)

12. O Princípio da Ascensão

13. O Princípio do Contraste

14. Set Pieces e grandes cenas

PARTE III – OS INIMIGOS DO IDEALISMO

15. Idealismo, Não Idealismo e Anti-Idealismo

16. Naturalismo

17. Experimentalismo e Subjetivismo

18. Toda forma de arte não tem o seu valor?

19. Idealismo Corrompido

20. A Invasão Anti-Idealista

PARTE IV – OS PECADOS DO ENTRETENIMENTO

21. Emoções Irracionais

22. Simbolismo e Filmes Interpretativos

23. Pessimismo e Senso de Vida Malevolente

24. Pseudo-sofisticação

25. Mentalidade Clichê

26. A Importância de Ideias e Inspiração

PARTE V – APLICAÇÕES ESPECIAIS DO IDEALISMO

27. Comédia, Fantasia e Terror

28. Idealismo na Música

29. Idealismo nos Esportes

PARTE VI – CONCLUSÃO

30. O Futuro do Entretenimento

--------------------------------------------

OUTROS TEXTOS:

Cultura: Tongue-in-cheek vs. Straight Face

Smartphones, Redes Sociais e o Declínio Cultural

Diagrama: A Psicologia do Idealismo e do Anti-Idealismo

Guia: Críticos de Cinema

Analise Idealista da Coca-Cola

Padrãofobia e Virtofobia

Feriados e Datas Comemorativas

Inteligência Artificial: Meus Pensamentos

Cotas de Tela: por que você deveria ser contra

Idealismo e a Teoria dos Arquétipos

Problemas do Objetivismo

Riquezas sem Lastro

Religião vs. Idealismo

Não é só o Cinema que ficou menos divertido

Filmes Autorreferenciais e Crise na Ficção

Diagramas Complementares

Idealismo e Naturalismo na Direção de Fotografia

Análise musical - They Don't Care About Us (vídeo)

Racionalizações

Julgando edição e outros aspectos técnicos

Casting naturalista

Cultura geek vs. Idealismo

Como a diversidade está arruinando o cinema

1999 e o Declínio da Objetividade

Superando o guilty boredom

Pandemia, renúncia, altruísmo e abnegação

5 motivos pelos quais não gosto de Séries de TV

Disney e a coletivização do entretenimento

O Declínio de Originalidade em Hollywood

Herói Envergonhado

Relacionamentos conflituosos

Lista de qualidades estéticas

Emoções e Relações Entre Acordes

10 Tendências Irritantes em Hollywood

7 comentários:

Leonardo disse...

Olá, Caio.

As postagens “Virtudes e Tipos de Filmes” e as compartilhadas com o outro blog estão fora da relação?

Caio Amaral disse...

Essas postagens estão offline... algumas não voltei ao ar por achar que precisam de edição/melhorias... aquela tabela de acordes, por exemplo, eu gostaria de mudar a cor de algumas das células... As 2 postagens sobre música/acordes eu deixei offline, pois eventualmente quando o capítulo "Idealismo na Música" do livro estiver disponível aqui, ele já cobrirá o que foi discutido ali (exceto a tabela.. que não foi pro livro pois entraria numa discussão técnica demais). A postagem "Virtudes e Tipos de Filmes" eu até poderia repostar.. mas separaria o conteúdo... uma coisa é aquela listagem das diversas qualidades dos bons filmes — isso pra mim poderia ser um conteúdo avulso.. Outra discussão é a das categorias dos filmes (A,B,C,D,F). Quando escrevi esse post, eu ainda não tinha pensado no conceito de Idealismo... então o post dá a entender que as categorias A,B,C,D,F servem pra indicar como os filmes se relacionam com virtudes listadas... mas na verdade essas letras servem mais pra indicar a posição dos filmes em relação ao Idealismo.. se são Idealistas, Anti-Idealistas, Não Idealistas, etc. Teria que deixar isso mais claro pra não confundir. Desses conteúdos, quais acha que mais fazem falta? abs!

Caio Amaral disse...

Editei a postagem "Virtudes e Tipos de Filmes"... ficou assim: mudei o nome da postagem para "Qualidades Estéticas".. e nela agora só existe a relação das virtudes dos bons filmes, etc.

O trecho onde eu descrevia dos 5 tipos de filmes (A/B/C/D/F) eu colei no final da postagem "Idealismo, Não Idealismo e Anti-Idealismo", pois acho que tem mais a ver ali. abs!

Leonardo disse...

Olá, Caio.

A respeito das postagens sobre música, admito que sou completamente leigo e quando leio faço de forma bastante passiva. Até uma das coisas que gostaria que comentasse melhor é quando fala negativamente sobre jazz, pois, na percepção de um inexperiente, música é música.

À exceção das que já foram comentadas e relacionadas, tenho vagas memórias sobre postagens mais teóricas. Talvez o seu conteúdo esteja dissolvido entre críticas, comentários e links externos. Porém, uma postagem que eu senti falta é o documento/manifesto em que a Ayn Rand e outros nomes de Hollywood se posicionaram contrários à influência comunista. Acabou que não localizei a postagem no blog nem o documento na internet.

Pela forma como tu reformatou a postagem Virtudes e Tipos de Filmes me parece ser possível traduzir para um gráfico de quadrantes. Similar ao seu antigo gráfico, mas com dispersão dos nomes dos filmes e agrupamento por similaridade.

Abraços.

Caio Amaral disse...

Oi Leonardo. Então, música é como pintura, cinema, qualquer arte.. é apenas um meio, mas dentro disso você pode expressar qualquer coisa.. ir do sublime ao monstruoso, do inspirador ao deprimente, do objetivo ao caótico.. todos os valores básicos que discuto nos filmes também existem na música da mesma forma. Você já leu o capítulo "Idealismo na Música"? Ali eu dou uma introdução geral, comento sobre gêneros musicais... Mas não aprofundo tanto pois o foco do livro é cinema; minha intenção era só demonstrar que no fundo os critérios são os mesmos. Me diz se ainda está longe desse capítulo, mas comento sobre jazz sim...

Não lembro por que eu tinha tirado do ar o manifesto da Rand sobre a infiltração comunista.. mas está aí de volta..!

Daria pra fazer um gráfico sim.. o problema é que representações visuais exigem uma precisão que é quase impossível na arte.. quando dou nota 5 pra um filme, muitas vezes fico na dúvida se não poderia ser um 6, ou um 4.. existe uma margem.. quando digo que um filme cai na categoria C.. às vezes ele tem toques de F, de B.. Tem filmes que dou nota 5 não por eles serem todos medianos, mas por eles terem vários elementos de 10 juntos com vários elementos de 0.. então quando você coloca num gráfico, fica sempre a sensação de que você não está se comunicando direito, que podia estar mais uns milímetros pra cá, pra lá.. Às vezes até questiono se deveria dar nota de 0 a 10.. se o ideal não seria usar termos tipo "regular", "ótimo", etc... mas continuo por ser uma linguagem já familiar aqui. Abs!!

Leonardo disse...

Olá, Caio.

Concluí a leitura de seu livro ao mesmo tempo em que paralelamente escrevi outro livro de anotações e dúvidas. As quais lhe enviarei em particular em um tempo futuro, se lhe for pertinente.

O capítulo do qual tive mais discordâncias e críticas é justamente o Idealismo na Música. Talvez por ser leigo no tema, me senti bastante alienado nesta leitura específica. Caso eu colocasse as minhas dúvidas aqui nos comentários sem abreviá-las, a sua extensão superaria o limite de caracteres disponível.

Ainda permaneço com minhas dúvidas sobre seus comentários a respeito do jazz. Mas talvez minha dificuldade particular seja porque eu não conheça jazz suficientemente para entender a crítica. Percebi que mesmo que tu descreva detalhadamente o que pensa sobre música, eu ainda terei dificuldades de compreender devido à minha ignorância.

Caio Amaral disse...

Legal Leonardo, quero ver esse livro de anotações/dúvidas sim! Isso sempre ajuda a aperfeiçoar os conceitos, melhorar as explicações futuras, etc.

O capítulo sobre música eu sempre soube que seria o mais controverso.. não por achar que ele contradiz o que eu disse no restante do livro.. mas porque gosto musical é algo tão enraizado na nossa personalidade que é tão difícil de mudar quanto temperamento.. mesmo que a pessoa passe por uma enorme transformação de ideias, dificilmente ela abandona suas preferências musicais originais.. então sabia que mesmo que a pessoa concordasse com todos os princípios estéticos do livro, quando eu concretizasse isso no campo musical, geraria discordância com a maioria dos leitores.. natural.. conheço pouquíssimos objetivistas, por exemplo, que se identificam com as noções musicais da Ayn Rand.. concordar nessa área é quase uma questão de sorte.. não quer dizer que eles sejam menos capazes de seguir a filosofia dela.

Vou ver se faço um resumo em breve sobre a questão do jazz.. E não vai ser necessário ser expert pra entender, nem eu sou expert no gênero.. vou comentar só alguns pontos básicos. Mas de fato, pra realmente explicar seria melhor um vídeo ou algo mais elaborado.. fica a ideia pra depois! abs.