sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Relacionamentos Conflituosos

Quando vejo filmes eu não busco ver apenas personagens admiráveis, mas também relacionamentos admiráveis entre eles. Me chama a atenção não só no cinema, mas em todo o entretenimento hoje, que a maior parte do tempo nós passamos observando relações negativas entre as pessoas: relações de rivalidade, desconfiança, cinismo, desentendimento, atrito, inimizade, reprovação, ódio.

Quando estiver vendo um filme, série, ou mesmo uma novela, calcule quanto tempo você passa olhando para situações de desentendimento e desarmonia — pessoas discutindo na tela, sendo agressivas umas com as outras — e compare com o tempo que você passa olhando pra algo positivo e desejável, relações que expressam harmonia, admiração, respeito, amor, confiança, aprovação, etc.

Não vejo problema em conflitos entre heróis e vilões, pois nesse caso há o prazer de observar o herói sendo superior e fazendo a coisa certa. O problema é que muitos filmes focam em conflitos entre 2 personagens corruptos, onde não há um contraste claro entre bem e mal — ambos os lados têm falhas de caráter, ninguém está completamente certo, não dá pra torcer totalmente por nenhuma das partes, então a história se torna apenas contemplação do conflito pelo conflito em si, um culto à "moralidade cinza".

Mas o pior de tudo é quando as histórias focam em relações conflituosas entre 2 personagens bons, que nós deveríamos gostar (e que deveriam SE gostar: heróis, amantes, amigos, familiares, etc.), passando a noção de que relacionamentos humanos são sempre "complexos", mesmo entre pessoas boas, e que uma relação positiva, de plena harmonia, seria algo impossível entre as pessoas (ou representaria uma relação superficial). 

Relações conflituosas funcionam como acordes menores ou mudanças de acordes dissonantes na música: tudo bem usá-los estrategicamente pra criar um contraste, momentos de tensão pontuais que irão realçar os momentos de prazer, mas nunca como um fim em si mesmo — o que já é reflexo do Senso de Vida Malevolente ou da Pseudo-sofisticação.

Nenhum comentário: