terça-feira, 22 de dezembro de 2020

5 motivos pelos quais não gosto de Séries de TV

Recentemente tentei assistir algumas séries dessas que parecem unânimes como O Gambito da Rainha ou The Mandalorian, e vi que realmente existe algo no formato de séries que me entedia profundamente. Vou listar abaixo alguns dos motivos:

1. Conteúdo diluído: existe uma diferença entre a mentalidade de quem cria uma série de TV pra de quem cria um filme — algo que interfere bastante no padrão estético das obras. Um filme (mais ou menos como um livro) costuma ser uma obra com um conteúdo criativo altamente concentrado. Um cineasta em geral passa anos elaborando um projeto, e se preocupa para que cada página de roteiro, cada minuto de projeção e cada espaço da tela seja relevante, indispensável, interessante, rico. É uma façanha intelectual enorme conseguir preencher 2 horas de filme com boas ideias, talento, conteúdo, sem deixar "barrigas" no roteiro. Poucos gênios seriam capazes de preencher 5, 6 ou mais horas com esse mesmo padrão, que é o que uma série exigiria, e menos ainda fazer isso todos os anos a cada nova temporada da série. A mentalidade de um cineasta costuma ser: o quão rica e intensa pode ser essa experiência, fazendo o uso máximo dos meus talentos? Já numa série, a mentalidade dos criadores costuma ser: qual o mínimo de conteúdo/substância necessária num episódio para convencer o espectador a ver os próximos episódios? O caso típico é você ter um episódio de 40 minutos, onde quase nada de realmente prazeroso ou criativo acontece o episódio todo, e apenas no finalzinho ocorre algum evento dramático pra te instigar a ver o episódio seguinte. Mas se você ficar atento e se perguntar ao longo do episódio "qual o real valor desta cena específica que acabei de ver?", "que grande ideia ou emoção esta sequência em particular me proporcionou?", você verá que 35 dos 40 minutos do episódio foram pura encheção de linguiça; a série ficou apenas alternando entre diversos núcleos, mostrando diálogos que não disseram nada de realmente inteligente, ações que não tiveram grande relevância pra trama, cenas de "estudo de personagem" que só tinham observações psicológicas superficiais a fazer, e que são tão genéricas e desvinculadas da premissa central que poderiam ser copiadas e coladas em qualquer outra série, que encheriam linguiça igualmente bem lá.

2. Conteúdo inferior: como a exibição na TV é menos grandiosa, representa um "palco" menos glamouroso do que uma exibição nos cinemas, existe um certo incentivo para que conteúdos criados para a TV sejam um pouco mais pobres, não só em roteiro como em valor de produção. Um artista/produtor realmente criativo e ambicioso tende a reservar suas grandes ideias para a exibição teatral, da mesma forma que um músico tem uma pretensão diferente quando ele prepara um show para uma live no YouTube, pra uma casa noturna, e para o Super Bowl.

3. Diretores genéricos: séries costumam ter valor mais pela história do que pelo estilo/execução, o que tira um dos grandes prazeres do cinema e da arte em geral, que é admirar as virtudes do artista por trás da obra. É raro uma série ser inteira dirigida por um mesmo diretor, mais raro ainda por um grande diretor. Sim, às vezes um bom roteiro executado de maneira simples e eficaz já é o bastante para entreter... Mas essa dimensão extra de apreciação da obra, onde você pode observar e admirar as decisões criativas e o estilo particular de um cineasta habilidoso, é algo mais raro nas séries.

4. Petiscos vs. banquete: Séries de TV costumam ser mais como petiscos, algo pra "beliscar" e te distrair no seu tempo livre. Vejo que é comum as pessoas passarem horas e horas maratonando séries, mas muitas vezes nem tão focadas assim (ligadas no celular, fazendo diversas coisas ao mesmo tempo). Já a intenção de um filme costuma ser te proporcionar uma experiência catártica, intensa, tentar agarrar sua atenção do começo ao fim. Eu não gosto de ver mais que 1 filme num dia justamente pois há um limite pra quantidade de jornadas emocionais que consigo ter num dia. Quando você termina uma refeição e está plenamente satisfeito, a última coisa que você quer é sentar de volta à mesa e começar tudo de novo. Arte (ou mesmo entretenimento) pra mim deve ser um evento especial, a "cereja do bolo" de um dia ou de uma semana, não um passatempo banal pra te ajudar a tolerar o tédio do dia a dia.

5. Valores negativos: Por algum motivo, as séries costumam ter um tom mais malevolente que os filmes. Sim, o cinema atual também anda extremamente negativo em termos de valores, mas no cinema costumam existir mais exceções. Já na TV, quase todas as séries tendem a focar em personagens moralmente ambíguos, relações conflituosas, costumam ter uma atmosfera carregada de cinismo (90% de um episódio de série costuma consistir de cenas entre 2 personagens falhos, com valores incompatíveis, discutindo na tela com expressões de mal humor e desprezo no rosto). Séries parecem sempre mais conformadas aos valores dominantes da cultura, o que nos tempos atuais não é coisa boa ("não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade profundamente doente"). Suspeito que uma das principais causas disso são as Salas de Roteiro; o fato de séries serem escritas coletivamente. Em Salas de Roteiro, roteiristas tendem a ficam menos à vontade pra serem genuínos, darem ideias que possam não soar "cool" pro resto do time. Ideias convencionais, cínicas e pessimistas (que refletem o Senso de Vida da cultura atual) costumam sobreviver melhor à seleção natural desse tipo de ambiente, pelo mesmo motivo que, em uma roda de pessoas sem muita intimidade, os assuntos também costumam ficar na superfície e fluir pra tópicos cínicos. Filmes já costumam ser escritos por uma ou duas pessoas, que muitas vezes trabalham sozinhas, o que dá mais chances pra algo criativo, positivo e genuíno emocionalmente chegar ao produto final.

A realidade é que a maioria das coisas que saem hoje, filmes ou séries, não me inspiram de fato e não refletem meus valores. Mas um filme, mesmo nesta categoria, pra mim ainda é mais fácil de ver, pois não só o filme tem mais chances de ser um projeto minimamente ambicioso, autoral, o que já cria algum interesse, como eu sei que ele acabará em 2 horas mesmo que seja desagradável. É um tempo pequeno do meu dia que estou disposto a dedicar a algo que desgosto, nem que seja pra ganhar mais perspectiva sobre o declínio da cultura. Já uma série que não reflete meus valores, que tem um conteúdo raso e diluído, e além disso tem diversas horas, diversas temporadas, toma um tempo enorme da minha vida, se torna uma verdadeira tortura de acompanhar. É preciso gostar de uma série para vê-la do começo ao fim, e pra mim isso é algo que raramente acontece.

Existem outros motivos que me afastam das séries, mas esses são os principais. Lembrando que existem sim séries das quais eu gosto, especialmente alguns sitcoms antigos (pra humor, acho a TV ótima) e mesmo algumas séries dramáticas. Estou me referindo aqui a 95% das coisas que costumam ser lançadas hoje em dia.

Índice: Artigos e Postagens Teóricas

6 comentários:

Anônimo disse...

Também não dou muito valor a séries, e concordo com os motivos. Gosto de algumas mais antigas, principalmente as voltadas para a comédia, como Seinfeld. Os motivos apontados também servem muito bem para explicar porque as novelas não valem a pena.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Exato.. quando você vê novela (e muitas séries de TV), 95% das cenas consistem de pessoas conversando.. geralmente em tom de desentendimento, conflito.. daí corta e começa outra cena onde pessoas estão conversando.. pois é o tipo de cena mais fácil de produzir e de encher linguiça. Raramente há ação, narrativa visual, set pieces bem planejados, etc.

Dood disse...

Eu tenho problema com séries porque elas agregam conteúdo desnecessário, como conflitos e afins. Assim como Novelas, embora eu goste mais daquelas com tramas envolvendo folclore e lendas. Eu acho séries com mais de 2 temporadas sacais em sua maioria, ainda mais nesse momento em que tudo é um produto e tem que se explorar o máximo possível dele. Você acaba excedendo um material que é excessivo por si só.

Caio Amaral disse...

Eles vão espremendo até sair a última gota né.. Hoje parece que o único critério é a audiência.. enquanto estiver dando alguma coisa, eles vão esticando mais e mais, até ficar tão ruim que o público vai embora. Aí sim eles param (só que daí a franquia já está manchada). Quase não tem mais um autor/criador que possa falar mais alto.. e eventualmente se recusar a fazer continuações, mesmo que o filme tenha sido um sucesso enorme, pois a história não exigia uma sequência (como E.T.) ou pq tinha sido planejada para ser uma trilogia apenas, e parar aí. Os estúdios engoliram os diretores/autores, que até umas décadas atrás tinham mais status em Hollywood. Claro, no cinema sempre houve essa tensão entre o lado artístico e o lado dos negócios.. mesmo nos tempos áureos, e acho isso saudável.. mas atualmente nem existe mais uma tensão parece.. tombou tudo pro lado dos negócios, rs.

Korvoloco Aspicientis disse...

De uns anos pra cá eu perdi a vontade de acompanhar séries por alguns que você falou, mas principalmente por causa daqueles malditos ''ganchos'' onde a trama termina de forma abrupta no final de cada temporada pra continuar somente na próxima temporada. Isso se não fosse cancelada.
Mas não tem como negar que as séries estão mais sombrias também em todos os sentidos. Um exemplo dessa decadência é Star Trek clássico, uma das minhas séries favoritas, e esse Star Trek Discovery, que além de ser escura, muito escura mesmo em certos cenários, é um verdadeiro palanque pra mensagens progressistas. Não suportei acompanhar mais que 6 episódios da primeira temporada. Aliás, pra piorar, soube que nessa última temporada vai ter um personagem que usa pronomes neutros...

Caio Amaral disse...

Não cheguei a ver nada do Star Trek Discovery.. me surpreende ter virado palanque pra mensagens progressistas.. pois me parecia uma franquia mais preocupada em se manter fiel às origens.. focada num público mais nichado... e não algo tão pop como Star Wars, que quer estar em sintonia com os modismos, etc. abs!