Entendendo a tabela:
Os números e letras na borda preta são só para podermos nomear cada célula.
A coluna cinza indica a distância relativa entre o primeiro acorde e o acorde seguinte. Embora existam muito mais do que 3 tons numa escala, só é necessário ir até 3 tons pra cobrir todas as mudanças de acordes possíveis, afinal, se você sobe 3 tons e meio, você cai no mesmo acorde que cairia se tivesse descido 2 e meio.
As bolinhas com os sinais de + e - indicam se você está indo de um acorde maior para um outro maior, de um maior para um menor, de um menor para um maior, ou de um menor para outro menor.
As flechas entre as bolinhas indicam se você está subindo tons (quando apontadas para cima) ou descendo tons (quando apontadas para baixo). Entre 2 acordes maiores e 2 acordes menores tanto faz se você está subindo ou descendo tons, a emoção que a mudança causa é praticamente idêntica, por isso as flechas estão na horizontal funcionam nas duas direções nas colunas 1 e 6.
------------------------------------
Obviamente acordes não se dividem apenas entre maiores e menores, mas estes são os mais elementares e os mais usados na música popular. Com essa tabela, é possível visualizar todas as possíveis mudanças entre esses acordes básicos.
O significado das cores:
- As células em VERMELHO indicam as mudanças de acordes mais puras e extasiantes. São as relações que transmitem beleza, harmonia, prazer, felicidade, intensidade, êxtase, grandiosidade, esperança, inocência - todos os sentimentos mais puros e positivos. Elas não são todas iguais, claro. A célula Y1 é a que eu chamo de "êxtase" por exemplo. A V1 eu chamo de "inocência" ou "esperança" dependendo do contexto. Cada célula tem sua característica própria e seria necessário uma postagem muito maior pra descrever cada uma com suas sutilezas. Isso é apenas um guia geral.
- As células em ROSA são mudanças também harmoniosas, prazerosas, mas não tão puras quanto as vermelhas. São boas para versos, conexões e instantes onde você quer manter um clima positivo mas sem utilizar os sentimentos mais extremos.
- As células em VINHO criam um clima denso de drama, conflito e seriedade.
- As células em ROXO trazem um sentimento de melancolia e desencanto.
- As células em AZUL CLARO são relações especiais que trazem um ar de surpresa e mudança de atmosfera, e portanto não devem ser usadas em excesso.
- As células em LILÁS estão no meio do caminho entre algo harmonioso e algo desarmonioso e servem mais como conexões do que como algo prazeroso em si.
- As células em VERDE são um tanto desarmônicas mas são úteis pra se criar um clima de tensão extrema e um desejo por resolução.
- As células em CINZA ESCURO são mudanças que considero dissonantes e inapropriadas.
Mudanças de acordes transmitem emoções e valores através de padrões sonoros. Que tipo de padrão mais irá te atrair depende em grande parte de seu Senso de Vida e de seus valores e necessidades emocionais mais fundamentais.
Isso é apenas uma rápida introdução ao tema. É algo que eu uso pessoalmente pra compreender melhor o efeito da música em mim e nunca tinha antes compartilhado com outras pessoas. Achei que seria legal postar aqui pra ver se essas ideias fazem sentido pra mais alguém.
2 comentários:
Achei interessante a divisão feita na tabela, mas não acha que o sentimento/emoção poderia mudar dependendo da função harmônica dos acordes? por exemplo, estando em um acorde maior e subindo um tom para um acorde menor, supondo que estamos no campo harmônico de dó maior, pode tanto existir a passagem do C (tônica) para um Dm (subdominante), e também a passagem do G (dominante) para um Am (tônica relativa). Por conta deles estarem estabelecendo uma função diferente no campo harmônico, a sensação feita por eles poderia mudar.
Eu classificaria o V2 de duas maneiras, VERMELHO, sendo ela uma passagem de Dominante para Tônica relativa, e ROSA (ou LILAS), sendo ela uma passagem de Tônica para subdominante.
Como mencionei, essa tabela foi um sketch inicial, e eu já pensei em voltar nela pra tentar confirmar todas essas classificações.. pegando exemplos de tipos mais variados de composições, pra ver se existem exceções etc.
O tal do acorde V2 é um que já me peguei questionando se merecia ficar no vermelho, ou descer pro rosa. Lembro que não foi uma classificação tão certeira quanto V1, Y1 e Y5. Então não descarto sua hipótese..! Teria que ouvir em músicas específicas pra refletir a respeito..
Minha impressão é que esse seu questionamento se aplica muito a acordes isolados.. Aí realmente, a emoção muda totalmente dependendo do acorde que veio antes. Já uma sequência de 2 acordes, pra mim parece criar uma unidade de sentimento, um "sabor" que será sentido pelo ouvinte, independentemente do momento que ele surgir. Óbvio que podem ter momentos mais ou menos ideais pra se inserir um sabor.. pra que ele tenha o melhor impacto na música. Mas penso mais ou menos assim: suponha que o "V2" tenha um sabor de "chocolate". Numa refeição, se este sabor vier no momento da sobremesa, o timing certamente será melhor. Porém, se vc comer um pedaço de chocolate no meio da salada.. vc ainda sentirá aquele mesmo sabor! Então minha ideia aqui com essa tabela é sugerir que a mudança de um acorde pro próximo seria a unidade básica de emoções na música.
Mas claro cada mínimo detalhe interfere no impacto emocional final.. os timbres, instrumentos, intensidade, tempo, etc.. estou só tentando chegar na emoção mais fundamental.. no livro, eu comento rapidamente sobre o impacto da melodia também.. pois mesmo uma mudança de acorde 100% harmoniosa, sem tensão, como a Y1, se tiver uma melodia dissonante por cima, vai perder sua qualidade pura. Abs!
Postar um comentário