segunda-feira, 16 de maio de 2016

O Maior Amor do Mundo

NOTAS DA SESSÃO:

- O filme conta várias histórias paralelas, mas individualmente nenhuma delas é interessante. Esse tema do dia das mães também é uma chatice sem fim. Ninguém no filme tem grandes objetivos, conflitos... A proposta do filme é apenas mostrar o cotidiano de jovens pais, como se fosse um vídeo educacional pra pessoas que pensam em ter filhos.

- Os personagens e os diálogos são extremamente superficiais e sem graça. Parece uma conversa de elevador interminável. As pessoas estão o tempo todo fazendo comentários sarcásticos a respeito de atualidades como Twitter, iPhone, Skype, Snapchat, como se isso transformasse o filme numa crítica inteligente e moderna à sociedade.

- O filme parece incerto quanto a ser ou não uma comédia. As freiras na academia, o útero gigante - alguns elementos parecem ser uma tentativa de se fazer um humor mais subversivo e nonsense tipo Os Simpsons, mas que fica tímido e não se encaixa num universo tão convencional.

- O personagem da Julia Roberts é completamente descartável. Nem sei o que ela está fazendo nesse filme. O fato de uma vendedora de TV como ela ser vista como uma celebridade apenas revela o quão tediosos são os personagens e o universo todo do filme.

- Tudo é um clichê: o pai que não sabe lidar com a menstruação da filha adolescente, a Jennifer Aniston ameaçada pela esposa jovem e sexy do seu ex, a caixa do supermercado que constrange o cliente ao anunciar algo íntimo no microfone, etc, etc.

- A história não tem nenhum propósito, não caminha pra nenhuma resolução de conflito, pra nenhuma satisfação de algum desejo, apenas mostra o dia a dia banal dessas pessoas. O prazer aqui parece ser o de reafirmar o status-quo. Pregar um estilo de vida "normal" para pessoas "ajustadas", que conseguem viver no mundo moderno (ou seja, "até aceitam" que existem gays, estrangeiros e coisas mais "diferentes") desde que não tenham que romper com os valores tradicionais.

- Esse casal lésbico é a coisa mais artificial que eu já vi. Uma tentativa do filme parecer liberal que acaba apenas revelando o quão limitada é sua visão de mundo. Sem falar que é tudo mal explicado. Como é que os pais dessas personagens não sabem de nada a respeito da vida das filhas? Que uma é lésbica, que a outra se casou com um indiano e teve filho?

*** DESISTI E FUI EMBORA DO CINEMA ***

Mother's Day / EUA / 2016 / Garry Marshall

FILMES PARECIDOS: O Que Esperar Quando Você Está Esperando / Noite de Ano Novo / Idas e Vindas do Amor

NOTA: 2.0 ~ 3.5
(como não vi o filme até o fim, isto é apenas um chute)

Nenhum comentário: