domingo, 9 de maio de 2010

Os melhores filmes de terror

(sem ordem de preferência)
O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre, 1974)
Beira o amador mas é completamente visceral e envolvente. É o primeiro slasher importante (sub-gênero do terror popular nos anos 80 que quase sempre envolve assassinos psicopatas que matam aleatoriamente). Fica aqui representando os outros queridos da categoria como Halloween, Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo.



A Tortura do Medo (Peeping Tom, 1960)
Primo britânico de Psicose que destruiu a carreira do genial cineasta Michael Powell. Não foi compreendido na época e só foi redescoberto décadas depois, muito às custas de Martin Scorsese. É um terror light comparado ao que estamos habituados hoje, mas é uma belíssima aula de cinema.




O Homem de Palha (The Wicker Man, 1973)
Outro cult que não é para todos os gostos mas que sem dúvida é um dos filmes mais singulares e surpreendentes que eu já vi. Prepare-se para cenas bizarras, e esqueça o remake com o Nicolas Cage que é um desastre completo.





Poltergeist - O Fenômeno (Poltergeist, 1982) Spielberg co-dirigiu o filme (sem assumir o crédito) enquanto fazia E.T. - O Extraterrestre (as semelhanças entre os 2 filmes são inúmeras). É um entretenimento brilhante e um filme de terror pra toda família (algo bastante raro). O filme tem fama de amaldiçoado porque a menina que faz a filha mais velha foi estrangulada pelo namorado meses após as filmagens e a garotinha Carol-Anne também morreu alguns anos depois, assim como 2 atores de Poltergeist 2.


O Exorcista (The Exorcist, 1973)
Foi indicado a 10 Oscars e até hoje é considerado por muitos o filme mais assustador de todos os tempos. Qualquer criancinha do mal no cinema é uma referência direta ou indireta à este filme.






Alien - O 8º Passageiro (Alien, 1979)
Acho que veio meio que na cola de Tubarão, mas é uma obra 100% original e autêntica. E colocou no mapa tanto o diretor Ridley Scott (que é um grande nome apesar de nunca ter feito nada melhor) quanto Sigourney Weaver (que se superou na sequência Aliens de James Cameron)




O Iluminado (The Shining, 1980)
Tecnicamente é o mais sofisticado de todos os filmes de terror. Tudo é extremamente bem feito e diferente, desde a trilha sonora até as performances inesquecíveis de Jack Nicholson e Shelley Duvall.






Tubarão (Jaws, 1975)
Mistura de terror com aventura, foi o primeiro grande filme de Spielberg e o primeiro filme a atingir a marca dos US$100 milhões nas bilheterias americanas, inaugurando a era dos blockbusters. É outro que foi imitado à exaustão (que por sua vez me parece já um descendente de Os Pássaros).




Psicose (Psycho, 1960)
Não seria considerado terror se fosse lançado hoje, mas este é o grande clássico de Hitchcock que influenciou todos os filmes do gênero que vieram depois (com edição, trilha sonora e as reviravoltas de roteiro). A cena do chuveiro é um dos grandes momentos do cinema.




OUTROS ÓTIMOS FILMES DE TERROR:

- Monstros (Freaks, 1932)
- O Monstro da Lagoa Negra (The Creature from the Black Lagoon, 1954)
- Os Inocentes (The Innocents, 1961)
- Desafio do Além (The Haunting, 1963)
- A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead, 1968)
- Aniversário Macabro (Last House on the Left, 1972)
- A Profecia (The Omen, 1976)
- Noite do Terror (Black Christmas, 1974)
- Suspiria (1977)
- Halloween: A Noite do Terror (Halloween, 1978)
- A Bruma Assassina (The Fog, 1980)
- Cannibal Holocaust (1980)
- Alligator (1980)
- Sexta-Feira 13 partes 1, 2 e 3 (Friday the 13th parts 1, 2 & 3, 1980, 1981, 1982)
- Acampamento Sinistro (1983)
- A Hora do Pesadelo partes 1 e 3 (A Nightmare on Elm Street parts 1 & 3, 1984, 1987)
- A Coisa (The Stuff, 1985)
- Uma Noite Alucinante 2 (Evil Dead 2, 1987)
- It - Uma Obra-Prima do Medo (It, 1990)
- Pânico (Scream, 1996)
- A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project, 1999)

PÓS ANO 2000:

- Os Outros (The Others, 2001)
- O Albergue (Hostel, 2005)
- Abismo do Medo (The Descent, 2005)
- [Rec] (2007)
- O Orfanato (El Orfanato, 2007)
- Arraste-me para o Inferno (Drag Me to Hell, 2009)
- O Último Exorcismo (The Last Exorcism, 2010)
- Sobrenatural / Sobrenatural: Capítulo 2 (Insidious, 2010 / Insidious: Chapter 2, 2013)
- Premonição 5 (Final Destination 5, 2011)
- A Entidade (Sinister, 2012)
- Invocação do Mal (The Conjuring, 2013)
- A Morte do Demônio (Evil Dead, 2013)
- The Babadook (2014)
- Annabelle (2014)
- Corrente do Mal (It Follows, 2014)
- A Bruxa (The VVitch: A New England Folktale, 2015)
- Bruxa de Blair (Blair Witch, 2016)
- Ouija: Origem do Mal (Ouija: Origin of Evil, 2016)
- Halloween (2018)

29 comentários:

Tiffany Noélli disse...

Caio, o q posso comentar sobre seu post??? Genial, concordo com todos os títulos que você lembrou, "O Iluminado", é meu favorito... Adoro Jack Nicholson! Esse filme me deu um medo, quando dá aquele closer naquele olhar de maluco dele, rs.. Bjão

Caio Amaral disse...

Amo também... É uma das minhas melhores referências de direção de cinema... Se for considerar só os filmes de terror TERROR mesmo, esse é o primeiro da lista, hehe (Jaws e Psycho misturam gêneros). Bjs.

Leo disse...

Muito interessante a lista. Fiquei com vontade de assistir alguns filmes que não conheço, como Homem de Palha e Suspiria. Gosto muito também de O Sexto Sentido, mas creio você não o tenha incluído porque ele não chegou a trazer nada de novo para o gênero.

Caio Amaral disse...

Fala Leo (é o Leo, "Leo"?), O Sexto Sentido podia muito bem estar aí... É que eu passei na frente alguns filmes menos conhecidos só pra lista não ficar 100% óbvia com filmes que todos já viram, hehe. Abraço!

Leonardo de Jesus disse...

Oi Caio, é o Leo sim, rs. Bacana que você considere Sexto Sentido um potencial candidato, mas concordo com a idéia de por títulos menos óbvios - é legal descobrir que tem um filme bom por ai que a gente não fazia idéia que existia. Fiquei curioso, a foto que você usou neste post é de qual desses filmes? Abraço.

Caio Amaral disse...

Fala Leo.. Eventualmente quero fazer uma lista dessas... "filmes excelentes que você provavelmente não viu", hehe. Sexto Sentido é fantástico, vi 6 vezes só no cinema! A foto do post é do Iluminado, hahah... Quase ninguém se lembra, mas essa cena é um dos meus momentos favoritos de todo o cinema =)

JOPZ_B1B disse...

òtima lista, tem alguns bem classicos, mas também tem títulos fora do usual.

eu selecionei alguns filmes onde as crianças aparecem como fonte de todo terror e todo mal, confira nesse link

http://b1brasil.blogspot.com/2010/07/criancada-e-o-terror.html


JOPZ

Caio Amaral disse...

Hehe, boa sua lista JOPZ! Acho que tudo começou mesmo com "O Exorcista", e a partir daí as criancinhas viraram as vilãs favoritas dos filmes de terror.

Matheus Só Matheus disse...

O Iluminado, inigualável

Thárik Leonardo disse...

Boa tarde, estou buscando novos colaboradores para meu site (thehorrorpedia.com) e se for de seu interesse participar do retorno dele deixe um comment com seu msn, obrigado!

Gabriel Edler disse...

Por sinal a foto do post não tem explicação no filme, mas no livro se entende bem aquela cena. Parabéns pelo Blog

Caio Amaral disse...

Tks Gabriel!! Não sei como é no livro, mas até gosto da cena não ser explicada, pois nesse momento o espectador pode se sentir tão surpreso e desorientado quanto a Wendy ali na escada, hehe.

Maiara Maria disse...

Achei sua lista muito boa e inspiradora! O Iluminado é o meu Terror favorito e segundo filme favorito do Kubrick (ficando em primeiro lugar Laranja Mecânica). O que me chamou atenção na lista foi a foto. Quando assisti pela primeira vez a cena fiquei aterrorizada e sempre quis uma certa "explicação" sobre ela ( o que me leva a ler o livro) Rsrs. Enfim, adorei o blog e pretendo acompanhar sempre! Bjs

Caio Amaral disse...

Obrigado Maiara! Adoro essa cena do Iluminado, porque é o momento em que a plateia fica tão chocada e desorientada quanto a personagem deveria estar.. hehe. Se assistir os outros filmes me diga o que achou! Bjs.

Miguel disse...

Grande Lista!

Acho que você esqueceu de outro clássico (não muito popular) o filme Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers) de 1978 com o Donald Sutherland. Um terror interessantíssimo, até mesmo pela própria premissa do filme.
Abraço!

Caio Amaral disse...

Valeu Miguel! O Body Snatchers do Sutherland eu vi só 1 vez há muito tempo, mas ele é refilmagem do Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers, 1956), que é um clássico e eu mencionei na lista de melhores filmes de ficção. Abs!

Unknown disse...

P-S-I-C-O-S-E S2 S2 S2

The best one, forever and ever!!!!!

Anônimo disse...

Cannibal Holocaust não é terror. Ele vigora na lista de filmes perturbadores, violentos e polêmicos. Já assisti e de modo algum é terror, talvez possa ser classificado como suspense, pela trama envolvida sobre o que aconteceu com o grupo de documentaristas que sumiu na selva amazônica, mas precisamente onde vivem os índios que seriam canibais.

Caio Amaral disse...

Olá, acho que é terror sim - nem sempre terror está ligado a fantasia ou ficção, às vezes é simplesmente um filme que mostra situações extremas e violentas pra provocar horror na plateia (como A Serbian Film / O Albergue, O Massacre da Serra Elétrica, etc). O IMDb, o Rotten Tomatoes e o Film Site classificam ele como "Horror".. Minha intenção aqui não é filosofar sobre gêneros, é apenas dar umas dicas úteis de filmes para as pessoas.. e acho que Cannibal Holocaust é mais indicado pra quem gosta de filme de terror, não pra quem gosta de drama, aventura ou suspense. Abs.

Anônimo disse...

Concordo em parte com a sua lista. Eu adicionaria a ela os seguintes filmes: O Parque Macabro (Carnival of Souls)- 1962, Mr. Jones - 2013, Arrepio do Medo(Creepshow)- 1982 e Eraserhead - 1977.

Por outro lado, na minha opinião, Aniversário Macabro e Cannibal Holocaust têm roteiros extremamente limitados; o que resulta em filmes bastante monótonos. It - Uma Obra-Prima do Medo é muito bem intencionado e tem um final surpreendente, no entanto poderia ter ficado menos extenso. Pânico foi uma decepção pra mim — em todos os sentidos. Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo tornaram-se repetitivos demais, exaustivos. Tanto que os protagonistas dessas franquias acabaram se transformando em caricaturas de si mesmos.

Enfim, ainda senti muita falta de que se tivesse falado da icônica franquia Hellraiser.

Caio Amaral disse...

Eraserhead entrou na minha lista de melhores filmes cult.. Parque Macabro, Mr. Jones e Creepshow eu não vi...

Aniversário Macabro não entraria na minha lista hoje em dia (fiz essa lista há uns 5 anos e tinha visto o filme recentemente, mas com os anos não permaneceu na minha memória). Cannibal Holocaust acho que vale pelo "shock value" e por ter praticamente inventado o gênero found-footage.

Hellraiser só vi o primeiro há mais de 10 anos.. não virou dos meus favoritos, mas preciso rever e ver os outros da série pra avaliar.

Anônimo disse...

Caio, sou o cara que postou logo acima; me chamo Androginny (nome artístico; sou pintor e escritor). Concordo com você sobre a importância de Cannibal Holocaust em relação gênero (ou subgênero do terror)found footage. Porém, ainda acho o filme muito chato(questão de gosto).
Quanto a franquia Hellraiser, posso te dizer que ela foi perdendo o "vigor" (como acontece com a maioria das continuações), foi ficando com uma qualidade duvidosa em relação não só às histórias como também às atuações. Pra mim, o primeiro e o terceiro filmes da série Hellraiser são os mais benfeitos.
Posso dizer, ainda, que Parque Macabro (Carnival of Souls), 1962 — não confundir com o remake de Wes Craven de 1998, que recebeu bastantes críticas negativas — é um dos filmes que mais me tocaram no que se refere à construção de uma atmosfera surreal em produções de terror/horror. Já Mr. Jones é um found footage recente (2013) o qual segue a linha do inesquecível A Bruxa de Blair. Mr. Jones foi muito massacrado pela crítica, mas, mesmo assim, vale a pena conferir; é um bom suspense. Creepshow é um clássico trash no qual atuam o consagrado maquiador de filmes de terror Tom Savini, o hilário Leslie Nielsen (Corra que a Polícia Vem Aí - 1988), o mestre Stephen King (sim, ele também atua no filme), entre outros grandes atores. Não quero me estender muito, senão passo o dia todo escrevendo aqui. Descobri o teu blog faz pouco tempo e nem olhei as outras postagens ainda. Quando tiver tempo, continuo a conferi-lo. Até mais.

Anônimo disse...

Só pra fazer um complemento, Show de Horrores (Creepshow 2), 1987, também é um excelente filme. Ele segue a mesma linha de seu antecessor, apresentando três histórias. Detalhe: O primeiro filme da franquia foi escrito por Stephen King e dirigido pelo grande George Romero (A Noite dos Mortos-Vivos - 1968). Já a continuação tem roteiro de Romero baseado nas histórias de Stephen King. E por último, o terceiro filme da série, Forças do Mal (Creepshow 3), de 2006, é um dos piores filmes que já vi.

Anônimo disse...

E quase esqueço: incluo na lista dos melhores filmes parte da série Brinquedo Assassino (do boneco Chucky). O primeiro sendo, na minha opinião, o mais marcante. Já os dois últimos (A Noiva de Chucky - 1998 e o Filho de Chucky - 2004) , se dependessem de mim, nem seriam lançados.

Caio Amaral disse...

Oi Androginny.. vou procurar rever o Hellraiser... e já coloquei o Carnival of Souls e Creepshow na minha lista... São filmes que conheço mas nunca vi. Mr. Jones eu nunca ouvi falar e realmente não tá muito bem avaliado no IMDb, mas se tiver no Netflix ou algo do tipo eu dou uma conferida...

Brinquedo Assassino eu adoro (os primeiros pelo menos).. devia ter colocado na lista..!

Mas como disse, eu fiz essas listas há vários anos.. Já não assino embaixo de tudo o que coloquei ali, pois com o tempo fui refinando meus princípios e me conhecendo melhor.. mas em geral não mudei de gosto. Abs!

Anônimo disse...

O link “Os Piores Filmes” está off. E acho que de todas as listas é a que eu mais fiquei curioso kkkkk. Por favorzinho, libera o link pra eu ver quais são as suas notas 0. Eu to morrendo de curiosidade kkkkk.

Caio Amaral disse...

Abri lá temporariamente.. hehe. Nem tudo é necessariamente Zero.

Anônimo disse...

Nossa, eu vi lá a sua lista dos piores filmes. Acho que 85% eu nunca ouvi falar e da maioria dos que eu ouvi falar eu nem cheguei a assistir. Fiquei um pouco decepcionado porque pela minha curiosidade eu esperava ver umas coisas mais conhecidas e controversas na lista (tipo quando vc coloca Xanadu na lista dos melhores filmes, o que é controverso). Os únicos pra mim eu cheguei a assistir e poderia levantar alguma discussão foram os “Favoritos do publico”. Mas mesmo assim, nem são filmes que eu tenha assistido com qualquer interesse (tipo Toy Story 4 quando eu vi ali pensei “nossa, tem o 4?” daí lembrei “ah é, eu vi o 4 no cinema”).
Acho que em termos de Blockbusters as coisas estão meio alinhadas com a crítica né. Todo mundo achou Transformers 1 legalzinho, mas a partir do 2 em diante ninguém mais suportava. Matrix Reloaded teve a cena da perseguição que foi excelente, mas Revolutions não teve nada igual. De 2008 em diante foi uma bomba atrás da outra.
Mas enfim, a sensação de ver a lista foi a mesma de entrar na locadora de video, pegar um filme na mão, ver atrás da capa, não gostar, largar na prateleira e ir alugar outra coisa. Daí em um outro dia qualquer ver a mesma capa, esquecer que já tinha largado antes e largar de novo na prateleira.
Já matei a minha curiosidade. Obrigado por compartilhar. Se quiser tornar off o link novamente, acho que não tenho muito a ganhar daquela lista como do restante do blog que tem um conteúdo muito superior.

Ia publicar o comentário e lembrei de uma coisa engraçada. Quando Pequenos Espiões 3D saiu nos cinemas, a minha escola foi de ônibus assistir, pq ninguém tinha visto nada em 3D ainda. Eu lembro que foi o único passeio que eu menti pros meus pais pra eu não ir, porque achei tudo tão ruim no material de divulgação do filme que a sensação era de ver um videoclipe pessimamente renderizado dos anos 90, tipo o clipe do Eifell 65 Blue. Eu pensava que por não ser um filme de verdade, seria um passeio de uns 15 minutos daí a gente voltaria pra escola, e eu achava melhor faltar o dia inteiro e ficar em casa kkkkk.

Caio Amaral disse...

É mais um registro honesto do que uma lista feita pra "causar" ou ser interessante de ler, hehe. Até por não ter comentários. Pra ser mais divertida eu teria que realmente focar nesses filmes que muitos gostam e eu não..

A linha de filmes infantis do Robert Rodriguez é realmente difícil de assimilar, rs.