sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Os melhores musicais do cinema

Um dos meus gêneros favoritos e um dos menos prolíficos do cinema (pelo menos nas últimas décadas). Pra mim o musical (em especial o filme musical) é a forma mais completa e poderosa de entretenimento. E é também o tipo de filme mais complexo de se fazer, até por isso existem tão poucos (ou é feito direito ou não funciona, aqui não tem meio termo). Praticamente todos os meus filmes favoritos são musicais, até mesmo aqueles que não são (como 2001 ou E.T., que são narrados através de música).

(sem ordem de preferência)


Xanadu (1980)
Incrivelmente trash por um lado, mas único e fascinante por outro, até por causa da trilha sonora que gerou vários hits pra Olivia Newton-John, além da presença simpática de Gene Kelly e das coreografias de Kenny Ortega. Ganhou vários prêmios de pior filme do ano, da década, etc, então no mínimo vale pra dar umas boas risadas - mas eu gosto de verdade.




Os Sapatinhos Vermelhos (The Red Shoes, 1948)
Indicado mais para cinéfilos, este filme britânico da dupla Powell e Pressburger é uma obra de arte pouco conhecida pelo público e é uma das experiências visuais mais incríveis que eu já tive. A sequência do balé é um espetáculo mesmo 62 anos depois (veja um trecho aqui).





Rocky Horror Picture Show (The Rocky Horror Picture Show, 1975)
Este musical de rock poderia estar na lista das comédias, dos filmes de terror, das ficções... Rocky Horror é tudo isso junto. O filme está em cartaz desde 1975 nos cinemas (um recorde) e é exibido às meias-noites das Sextas em várias cidades dos EUA, numa experiência interativa onde as pessoas assistem o filme fantasiadas enquanto atores reproduzem as cenas ao vivo embaixo da tela. É o cult dos cults - eu já fui uma vez e virei fã.



Grease - Nos Tempos da Brilhantina (Grease, 1978)
Ficou um pouco datado, mas mesmo assim os atores estão brilhantes, a história é indiscutivelmente envolvente e as canções são geniais. Já era nostálgico ao retratar os anos 50 - agora é duplamente nostálgico pois reflete também os anos 70 e 80 quando ele foi feito.



O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939)
O filme de fantasia definitivo, até hoje muito presente na cultura popular (o musical da Broadway Wicked é um dos maiores sucessos de todos os tempos, a canção "Over the Rainbow" está em tudo que é lugar, frases do filme como "We're not in Kansas anymore..." são citadas a toda hora). Impressionante, considerando que o filme tem mais idade que a avó de muita gente.


 

Agora Seremos Felizes (Meet Me In St. Louis, 1948)
Judy Garland dá um show de carisma nesse musical do grande diretor Vincente Minnelli (Judy e Vincente se conheceram neste filme e logo depois se casaram, de onde surgiu Liza Minnelli). É um filme praticamente perfeito e tem sucessos como "The Trolley Song" e "Have Yourself a Merry Little Christmas".



Amor Sublime Amor (West Side Story, 1961)
A única coisa um pouco datada nesse filme são os vocais - hoje em dia com o American Idol como nosso padrão de qualidade, a voz (dublada) de Richard Beymer parece um pouco tímida. Mas isso é um pequeno detalhe dentro dessa obra-prima que é uma aula de música, fotografia e de direção de cinema, e que sem dúvida foi fonte de inspiração de muita gente inclusive de Michael Jackson que fez referências explícitas em clipes como Beat It, Bad ou The Way You Make Me Feel.



Cantando na Chuva (Singin' in the Rain, 1951)
Desafio qualquer pessoa a não gostar de Cantando na Chuva - é uma daquelas raríssimas coisas verdadeiramente universais e atemporais, e mostra melhor que qualquer outro filme toda a genialidade de Gene Kelly como dançarino e coreógrafo.





A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965)
Talvez meu filme favorito de todos os tempos - tem tudo aquilo que eu mais admiro em West Side Story em termos de perfeição estética (o diretor é o mesmo: Robert Wise), além de uma história ainda mais cativante e uma trilha sonora insuperável, onde canção criada por Rodgers e Hammerstein é um clássico.





OUTROS ÓTIMOS MUSICAIS:

- Rua 42 (42nd Street, 1933)
- O Picolino (Top Hat, 1935)
- Fantasia (1940)
- Sinfonia de Paris (An American in Paris, 1951)
Casa, Comida e Carinho (Summer Stock, 1950)
Os Contos de Hoffmann (The Tales of Hoffmann, 1951 - ópera)
- A Roda da Fortuna (The Band Wagon, 1953)
- Nasce uma Estrela (A Star is Born, 1954)
- Oklahoma! (1955)
- Gigi (1958)
- O Vendedor de Ilusões (The Music Man, 1962)
- Mary Poppins (1964)
- Os Reis do Iê, Iê, Iê (A Hard Day's Night, 1964)
- Minha Bela Dama (My Fair Lady, 1964)
- Funny Girl - A Garota Genial (Funny Girl, 1968)
- Alô, Dolly! (Hello, Dolly!, 1969)
- Jesus Cristo Superstar (Jesus Christ Superstar, 1973)
- Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever, 1977)
- O Fundo do Coração (One from the Heart, 1982)
- Flashdance (1983)
- Dirty Dancing (1987)
- O Rei Leão (The Lion King, 1994)

PÓS ANO 2000:

- Dançando no Escuro (Dancer in the Dark, 2000 - na verdade é um "anti-musical")
- Hedwig - Rock, Amor e Traição (Hedwig and the Angry Inch, 2001)
- Chicago (2002)
- High School Musical (a trilogia, 2006, 2007, 2008)
- Dreamgirls: Em Busca de um Sonho (Dreamgirls, 2006)
- Hairspray: Em Busca da Fama (2007)
- A Escolha Perfeita 1 e 2 (Pitch Perfect and Pitch Perfect 2 - 2012, 2015)
- Sing Street: Música e Sonho (Sing Street, 2016)
- A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, 2017)
- Nasce uma Estrela (A Star Is Born, 2018)
- O Retorno de Mary Poppins (Mary Poppins Returns, 2018)

CONFIRA OUTRAS LISTAS:

Os melhores filmes de terror
Os melhores filmes de comédia
Os melhores filmes românticos
Os melhores filmes de ficção-científica
Os melhores piores filmes
Os melhores filmes de suspense
Os melhores musicais do cinema
Os melhores filmes cult
Os melhores filmes brasileiros
Os melhores filmes de natal
Os melhores filmes gays
Os melhores filmes para a família
100 Grandes Filmes
Os Piores Filmes
Netflix - Os Melhores Filmes

12 comentários:

Tiffany Noélli disse...

Eu te falei aquele dia, q a música, faz a gente viajar em sensações! Entre os q vc citou, os meu inesquecíveis: O Mágico de Oz/Xanadu/Cantando na Chuva/Grease e outro q coloco em primeiro lugar, é Mary Poppins... Sou apaixonada pelas músicas desse filme. Chim Chim Cher-Ee, adoro! rsrs... Bjssss;)

Caio Amaral disse...

Simmm... Um clássico. A música favorita do Walt Disney era do Mary Poppins... "Feed the Birds" se não me engano... Aquela das pombas... hehe.

HenriX disse...

Faltou ACROSS THE UNIVERSE..

Caio Amaral disse...

Olá HenriX, já falei várias vezes aqui no blog que tenho um 'probleminha' pessoal com Across the Universe. Mas acho que mesmo numa lista imparcial, que não levasse em conta a MINHA opinião, o filme não se classificaria como um dos grandes musicais do cinema.

Gustavo disse...

Gosto também de Moulin Rouge e Sweeney Todd! :)
E acho super divertidinho Mamma Mia hahaha

Caio Amaral disse...

Moulin Rouge considero apenas em parte um musical (é meio que uma paródia de musical, e quase todas as músicas são regravações)... Sweeney é um bom filme... Só que não tem nenhuma música que eu goste em particular... Pra mim isso pesa num musical. A trilha do Mamma Mia é incrível mas o filme é bem questionável né...

Lisa Minotta disse...

Apesar de eu ter aprovado a lista,DEFINITIVAMENTE faltou Sweeney Todd, apesar dele ter vários erros de gravação q eu mesmo persebi pq eu assiti mais de 50 vezes(juro por Deus). Mas o musical que relamente não podia ter faltado e faltou foi Evita, como puderam esqueçer?Evita é perfeito e com certeza NÃO devia ter faltado na lista

Caio Amaral disse...

Lisa, essa é uma lista pessoal minha - não uma lista definitiva dos melhores musicais, hehe. Sweeney não sei se acho tudo isso.. Já o Evita eu gosto sim.. Quase todo mundo detesta, mas é Andrew Lloyd Webber e acho as canções são fantásticas.

Ninha disse...

Adorei as escolhas. Gosto bastante tb de Hair e o Fantasma da Ópera. Acho os dois inesquecíveis! =)

Caio Amaral disse...

Valeu Ninha. O Fantasma eu preferi quando vi no teatro, mas a trilha é sempre fantástica!

Marcus Aurelius disse...

Olá Caio. O que vc acha de A Pequena Loja dos Horrores?

Caio Amaral disse...

Oi Marcus.. eu gosto da canção Suddenly, Seymour.. mas o filme e o resto da trilha nunca me empolgaram muito.. Talvez por ele parecer zombar dos musicais mais do que tentar ser um.. Mas eu vi há mais de 10 anos então não saberia avaliar exatamente..