sábado, 24 de julho de 2010

Os melhores piores filmes

Algumas das minhas lembranças favoritas no cinema vieram de ver esses filmes considerados bombas pela crítica, até porque quando você aluga um filme estrelado, por exemplo, pelos integrantes do Village People, não dá pra começar com muita expectativa. Ou seja, quanto "pior" o filme, maior a capacidade dele te surpreender. É por isso que eu estou sempre nas locadoras indo atrás de filmes considerados "trash"

(sem ordem de "preferência)

Sharknado (2013)
Fica difícil saber se a intenção do filme era a de ser uma comédia, ou se foi simplesmente uma evolução natural dos filmes B que o canal Syfy já vinha produzindo como Piranhaconda, Dinoshark, que não eram particularmente cômicos, apenas assumidamente "B". Mas o fato é que a ideia de um tornado de tubarões parece ter cruzado alguma a linha entre o trash e o genial, e o resultado é uma das séries mais divertidas dos últimos anos, que se supera na sequência Sharknado 2: A Segunda Onda (2014) e ainda mais em Sharknado 3: Oh, Não! (2015), talvez o melhor de todos até agora.



The Apple (1980)
Esse é o caso mais extremo da lista. Existem aqueles filmes que de tão ruins se tornam bons. The Apple é um outro fenômeno - ele é tão ruim que se torna tão bom que no fim acaba dando a volta completa e ficando ruim de novo. Só vendo mesmo para entender (veja um trecho aqui).




Eu Sei Quem Me Matou (I Know Who Killed Me, 2007)
Lindsay Lohan levou 3 prêmios de pior do ano por esse filme que parece mais o resultado de uma idéia do David Lynch realizada por Ed Wood. Inclui uma cena de ação onde Lohan se complica pois acaba a bateria de sua perna mecânica (tudo isso é levado muito a sério).



Halloween III - A Noite das Bruxas (Halloween III: Season of the Witch, 1982)
Um filme pouquíssimo conhecido e altamente insano, começando pelo fato de que é uma sequência de Halloween e NÃO tem o vilão Michael Myers na história! Como assim??? Imagine Tubarão 3 sem... o tubarão! Mas isso é apenas um detalhe perto do resto.



Can't Stop the Music (1980)
"Vencedor" do primeiríssimo Framboesa de Ouro de Pior Filme, este filme do grupo Village People é um dos mais clássicos filmes ruins de todos os tempos, mas é também agradabilíssimo, leve, tem uma trilha sonora ótima e um clipe de Y.M.C.A. que é impagável.






Supergirl (1984)
Quem não se lembra do dublador do SBT anunciando "Super-guél" no Cinema em Casa? Revi o filme há pouco tempo atrás e quer saber? É ótimo! Muito melhor do que esses filmes recentes de super-heróis, sem falar que Faye Dunaway é uma das melhores vilãs do gênero.






As Branquelas (White Chicks, 2004)
A idéia era fazer uma comédia de disfarce na tradição de Quanto Mais Quente Melhor. Mas o mais hilário é que os irmãos Wayans disfarçados de mulheres não se parecem nem um pouco com mulheres, nem mesmo mulheres horríveis... E todo mundo no filme só comenta que as meninas estão "um pouco estranhas".




Orca - A Baleia Assassina (Orca, 1977)
Esta pérola é o caso mais espetacular de um filme tão mal feito que se torna excelente. Ao contrário de Primitivo, que sabe que é engraçado, aqui nada é proposital, nada é auto-consciente - eles realmente acreditavam estar fazendo o novo Tubarão. Assista sem falta e NÃO PERCA a canção nos créditos finais (procure a letra na internet se for possível).



Mamãezinha Querida (Mommie Dearest, 1981)
Ganhou 5 Framboesas em 1982 e foi eleito Pior Filme da Década em 1990. É caricato? Sim. É exagerado? Muito. É de mau gosto? É. É também visceral, hipnótico, divertidíssimo e informativo, já que conta a história verídica (ou quase) de Joan Crawford. Faye Dunaway arrasa numa das performances mais inesquecíveis do cinema (veja um trecho aqui).



Xanadu (1980)
Outro clássico da Framboesa (aliás, dizem que inventaram esse prêmio em 1980 justamente por causa de Xanadu e Can't Stop the Music). O que é único em Xanadu é essa mistura do trash com o talento de Gene Kelly, Olivia Newton-John, do coreógrafo Kenny Ortega, além da fantástica trilha-sonora (que foi um grande sucesso apesar do fracasso do filme)... É inegável a precariedade do roteiro, da direção. Por outro lado, o filme é tão alegre, tão ingênuo e a música é tão boa que fica difícil de resistir. Os defeitos acabam sendo perdoados e o resultado é essa coisa maluca, sem categoria, que não resiste a uma grande análise estética, mas que é um dos filmes mais mágicos e inocentes já feitos.


CONFIRA OUTRAS LISTAS:

Os melhores filmes de terror
Os melhores filmes de comédia
Os melhores filmes românticos
Os melhores filmes de ficção-científica
Os melhores piores filmes
Os melhores filmes de suspense
Os melhores musicais do cinema
Os melhores filmes cult
Os melhores filmes brasileiros
Os melhores filmes de natal
Os melhores filmes gays
Os melhores filmes para a família
100 Grandes Filmes
Os Piores Filmes
Netflix - Os Melhores Filmes

4 comentários:

Laura Catta Preta disse...

nossa, o único que eu vi (e várias vezes) foi Xanadu!

E eu adoro ele E cantando na chuva, e qq coisa com o Gene kelly.

Caio Amaral disse...

Ai que ótimooo... Adoraria não ter visto esses filmes ainda, pq a primeira vez é sempre a melhor! Hahahah... Tb adoro o Gene e Cantando na Chuva lógico...

Anônimo disse...

Adorei!! kkkk

Amo Xanadu! Mas a Faye no Mamaezinha querida é de gritar de tão bom!

E nunca vou esquecer das pernas molengas da Super girl chegando no planeta terra! =D

Kenzo disse...

No wire hangers EVER!