domingo, 26 de outubro de 2014

Relatos Selvagens

- Sensacional a cena de abertura no avião!! Um dos melhores começos de comédia que me lembro. / Brilhante como a situação vai sendo revelada. / O final da sequência com os velhinhos no quintal é a cereja do bolo!!

- Humor negro incrível na cena do restaurante. Hilária a cozinheira querendo envenenar o cliente. Mas o que isso tem a ver com o resto? Será que o filme vai ser apenas uma coleção de curtas?

- Amo que eles tem o "Love Theme from Flashdance" na trilha sonora! Direção do filme é ótima, e a fotografia também. / Adoro a edição sincronizada com a música enquanto o carro viaja pela estrada. / Hilária a situação do carro quebrado e o suspense pela chegada do outro motorista - todas as histórias até agora foram excelentes. / Chocado com a violência dos personagens!! Gosto que o filme vai sempre até o extremo de cada situação. / Me incomoda um pouco amoralidade do filme. Na minha opinião, apesar do protagonista estar errado em ofender o outro motorista, este outro está 20 vezes mais errado por querer agredi-lo fisicamente. Mas a atitude do filme é como se os 2 fossem igualmente "selvagens". O filme só se safa porque ele usa humor e não tem a pretensão de passar julgamento moral... A intenção é mais a de divertir a plateia com histórias surpreendentes e irônicas.

- Muito boa a esposa do Ricardo Darín explicando por que ele se atrasou pro aniversário da filha. Ótima psicóloga. / Curta incrivelmente bem escrito: toda a situação do guincho, o diálogo dele com o funcionário através do vidro, o plano de "vingança", e o final perfeito no aniversário dele e a reconciliação com a filha e a mulher. Palmas para o roteirista!!

- Atropelamento da grávida: o filme sempre consegue inventar situações extremamente complicadas, extremas e ao mesmo tempo realistas, possíveis. Não perde a atenção da plateia em 1 minuto sequer. / Ilustração brilhante do comportamento podre das pessoas quando o assunto é dinheiro. Acho que desde Dogville não vejo um retrato tão genial da irracionalidade humana.

- Incrível como casamento visto de longe parece tudo igual! Muito bem dirigida a sequência da festa - o noivo cumprimentando a avó, os amigos festejando, etc. Parece um casamento de verdade! / Desenvolvimento da história muito bom: a desconfiança inicial da noiva, a revelação durante a dança, os conselhos do cozinheiro no topo do prédio, etc. Mais uma vez o filme pega uma situação comum e transforma aos poucos num completo pesadelo, cheio de surpresas, e com um final irônico.

CONCLUSÃO: Coleção genial de curtas sobre violência e vingança. Qualquer um dos 6 estaria entre os melhores que já vi.

(Relatos Salvajes / Argentina, Espanha / 2014 / Damián Szifrón)

FILMES PARECIDOS: A Pele que Habito, Fale com Ela, Dogville, Magnólia, Um Dia de Fúria.

NOTA: 9.0

Nenhum comentário: