sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Atualização do Gráfico


O gráfico está em azul e vermelho agora (e roxo no meio, por consequência) pra deixar mais clara uma ideia:

Sempre que o filme estiver na parte esquerda/superior do eixo (área vermelha) significa que eu prefiro a qualidade estética do filme aos seus valores/visão de mundo. Ou seja: acho o filme mais bem feito do que bem intencionado. 

Sempre que o filme estiver na parte direita/inferior do eixo (área azul) significa que eu prefiro os valores/visão de mundo do filme à sua qualidade estética. Ou seja: acho o filme mais bem intencionado do que bem feito.

Se o filme está muito pro lado vermelho, é um filme que eu respeito, porém não gosto tanto (por exemplo: Birdman). 

Se o filme está muito pro lado azul, é um filme que eu gosto, porém não respeito tanto (por exemplo: Terremoto: A Falha de San Andreas). 

Os filmes que estão em cima do eixo estão equilibrados: eu gosto tanto quanto respeito (ou desgosto tanto quanto desrespeito). Por exemplo: O Jogo da Imitação

De qualquer forma, o que mais conta aqui ainda é a nota. Por exemplo: recentemente eu postei meus comentários sobre os filmes brasileiros Que Horas Ela Volta? e A Esperança É a Última que Morre - ambos nota 2.0 na minha opinião. Mas são notas 2.0 diferentes: Que Horas Ela Volta? está do lado vermelho (respeito mais do que gosto), e A Esperança É a Última que Morre está do lado azul (gosto mais do que respeito). Mas claro, como se trata de uma nota muito baixa, não dá pra dizer que eu de fato "respeito" Que Horas Ela Volta? e nem que eu de fato "gosto" de A Esperança É a Última que Morre. Eu nem respeito nem gosto de nenhum desses filmes: mas um eu detesto mais do que desrespeito, e o outro eu desrespeito mais do que detesto.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vermelho pra esquerda, azul pra direita. Referência política intencional?

Caio Amaral disse...

Escolhi vermelho pq costuma estar associado ao mal.. e praquele lado do gráfico estão os valores que considero mais nocivos.. e azul está mais ligado à bondade, inocência.. acho que fica mais fácil de entender.. mas não é pra misturar com política, embora filmes com valores de esquerda quase sempre entrarão do meio pro lado vermelho do gráfico, pois vão contra minhas ideias. Mas veja a diferença: em geral o que está do lado vermelho tem mais qualidade, apesar dos valores ruins.. e do lado azul tem menos qualidade, apesar dos valores positivos.. Politicamente isso não se aplica.. por exemplo: eu não acho que a esquerda, apesar de ter valores que eu acho ruins, tenha mais qualidade ou seja mais forte que a direita. E eu não acho que a direita, apesar de ter alguns valores que eu gosto (e MUITOS que eu acho ruins também - eu não me considero de direita) seja mais fraca ou tenha menos qualidade que a esquerda. Ou seja.. tem que separar as coisas pra não confundir hehe. O melhor jeito de ver é assim: o filme típico do lado azul seria um blockbuster divertido, porém não muito artístico ou elaborado (tipo Terremoto: A Falha de San Andreas). O filme típico do lado vermelho seria um filme de autor mais sofisticado, porém com valores negativos, uma visão de mundo trágica (tipo Birdman). E mais pro meio estão os filmes que me livram dessa dicotomia, hehe.

Anônimo disse...

Hum, não esperava uma resposta tão elaborada, mas gostei do que você escreveu. Agradeço por isso.
No entanto, fiquei curioso: você é de centro ou é alheio ao meio político?
Eu particularmente acho política de esquerda-direita coisa da Roma antiga, da revolução francesa, etc. E que utilizar tais métodos de governo hoje em dia é coisa da idade média. Mas é só uma opinião mesmo.

Caio Amaral disse...

Imagina.. elaborei até pra outras pessoas que tiverem essa dúvida, hehe.
Eu acredito no capitalismo laissez-faire como descrevia a Ayn Rand, os economistas da escola austríaca, etc. Se quiser, legendei alguns vídeos sobre o assunto no meu canal do YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=kKBxuOYhHSo
https://www.youtube.com/watch?v=2QWtKJOOHFo
https://www.youtube.com/watch?v=EACfIypt8A4