quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Férias Frustradas


ANOTAÇÕES:

- Curti a música "Holiday Road" e as fotos nos créditos. O filme parece ter sido feito por fãs do original e não por pessoas que estão apenas querendo lucrar em cima da franquia.

- Tem algo um pouco de errado no humor que ainda não consegui identificar. O Ed Helms não convence muito como burro/atrapalhado no estilo Chevy Chase. Tem mais cara de inteligente/nerd.

- A viagem começa muito cedo, sem preparação. O pai mal deu a ideia e eles já estão partindo. Outra coisa ruim é que as crianças não estão nem aí pra Walley World, não há a magia da primeira viagem. 

- É muito forçado o carro que ele compra pra viajar. Parece só uma tentativa dos roteiristas de repetirem a ideia do primeiro filme (da viagem começar mal já na escolha do carro). Só que o humor às vezes cai pra um lado nonsense que não combina com a história e com os personagens (o GPS do carro, por exemplo). Parece uma tentativa de ir praquele estilo de humor absurdo dos filmes do Will Ferrell, só que não é muito bem executado. 

- Sequência na faculdade da Christina Applegate é muito forçada! Parece um sketch solto que não pertence ao filme. Essa mãe jamais se comportaria assim na frente dos filhos. 

- Os personagens são meio irreais. No original sentíamos que estávamos vendo uma típica família americana. As relações faziam sentido. Aqui parece tudo falso. A própria ideia do irmão mais velho sofrer bullying do mais novo parece artificial. E os eventos também... Eles jamais entrariam no esgoto sem perceber. As coisas que aconteciam no original eram exageradas, mas tinham justificativas melhores. A graça vinha justamente do fato do absurdo parecer plausível naquele contexto.

- Cena na divisa dos 4 estados: outra que o Will Ferrell saberia fazer num filme dele, mas aqui soa pastelão demais.

- "Without You" tocando nas corredeiras?!?! O filme é esforçado, cheio de ideias, está realmente empenhado em divertir o público... O problema é que os diretores parecem não ter muita experiência e sensibilidade pro gênero. Pelo menos o formato da série é tão bom que mesmo com esses problemas ainda dá um filme minimamente divertido. 

- Decepcionante a participação especial do Chevy Chase e da Beverly D'Angelo. Não é nem engraçado nem nostálgico.

- Família cantando na montanha-russa: outra cena ruim. E pra piorar o passeio é interrompido. 

CONCLUSÃO: Tentativa honesta e esforçada de fazer um reboot de Férias Frustradas, mas os diretores não têm muito dom pro gênero e as situações cômicas parecem forçadas.

(Vacation / EUA / 2015 / John Francis Daley, Jonathan M. Goldstein)

FILMES PARECIDOS: Quero Matar Meu Chefe 1 e 2 / Tudo por um Furo / Família do Bagulho / Se Beber, Não Case

NOTA: 5.0

2 comentários:

Anônimo disse...

O que é reboot? Qual a diferença disso para remake?

Caio Amaral disse...

Esse Férias Frustradas é um caso meio complicado pq parece ser ao mesmo tempo uma sequência, um remake e um reboot, se é que isso é possível, rssss. Então não é o melhor filme pra se discutir isso.

Mas basicamente reboot se aplica mais a séries (mas nem sempre). É quando uma franquia vai perdendo a qualidade/popularidade, e eles resolvem recomeçar tudo de novo, com novos roteiristas, novos atores, um novo estilo, etc. Por exemplo "Batman Begins"... ou "O Espetacular Homem-Aranha"... tipo: vamos esquecer o que houve no passado e fazer algo novo, aproveitando apenas o potencial da franquia, o tema central, e mudando o resto.

Remake é pegar um filme mais antigo e refazer, mantendo a mesma trama e os mesmos personagens basicamente.. atualizar algo que ficou datado, ou que o cineasta acha que pode melhorar em termos de produção, etc. Mas a ideia é contar a mesma história mais uma vez. Tipo "O Chamado" que é um remake de um filme japonês.. "Onze Homens e Um Segredo", "King Kong", "A Fantástica Fábrica de Chocolates", "Cinderela", etc.