(ANOTAÇÕES DO CINEMA)
- Locação fantástica e original (Elysium).
- Ponto de partida interessante.
- Trilha lembra A Origem.
- Mesmo com Elysium, a Terra nunca seria inteira uma favela. Bilhões de pessoas não podem ser todas incapazes. Ele poderia subir de nível social aqui mesmo (se Terra virou uma ditadura, então o problema é outro - ele precisa lutar pela liberdade, não pra invadir Elysium).
- Se cápsulas médicas são tão comuns que todos as têm em casa em Elysium, haveriam várias na Terra tb. Seria lucrativo pra empresa que fabrica.
- O filme quer fazer Jodie de vilã por explodir naves mas temos que admitir que ela não está errada. Elysium até onde sabemos é propriedade privada. Eles foram avisados que seriam atacados caso tentassem invadir.
- Filme anti-polícia, anti-patrão, anti qualquer figura de autoridade. O ser humano é retratado como vítima.
- Desejo ingênuo de acreditar que ricos e bem sucedidos são menos humanos e não respeitam a vida. Os homens "pequenos" por outro lado são compassivos, brincam com crianças e têm senso de humor (e são mais sexy).
- Prazo de 5 dias pra Damon morrer não faz sentido.
- Damon precisava mesmo virar um ciborgue?? Mal explicado. Por dentro ele continuaria fraco e doente mesmo com o novo esqueleto.
- Projeção não muito inteligente de uma situação impossível que não serve como metáfora pra qq situação que exista na realidade. O filme é apenas uma expressão de ódio contra os "privilegiados".
- Será que Elysium foi construída com dinheiro de impostos? Ideologia imoral. Uma pessoa honesta nunca agiria como Damon.
- A Terra não está superpopulada? Como Damon pretende tornar bilhões de pessoas cidadãs de Elysium?
- Se suicidar pra salvar os outros - heroísmo segundo a moralidade altruísta.
CONCLUSÃO: interessante e razoavelmente original como ficção/filme de ação, mas ideologicamente discordo de tudo.
FILMES PARECIDOS: Looper, O Preço do Amanhã, Os Agentes do Destino, Distrito 9.
NOTA: 6.0

Interessante isso que vc disse de heroísmo segundo moralidade cristã. Nunca pensei e faz todo o sentido. Muito bom esse ponto de vista seu.
ResponderExcluir