terça-feira, 2 de dezembro de 2014

De Volta ao Jogo


- Um pouco clichê a apresentação do herói, mas não é mal feito (ele perder a esposa, ele sendo bonzinho com um cão - parece um manual básico de como criar empatia pelo personagem).

- Outros clichês: o homem misterioso assistindo o enterro de longe (com um guarda-chuva!) / os vilões com sotaque estrangeiro...

- Locações elegantes e a presença de Keanu Reeves dão certo nível pra produção. 

- SPOILER: A motivação do personagem é muito banal! Keanu vai perseguir os bandidos só pra vingar a morte do cachorro??? Se os bandidos tivessem matado a mulher dele, daí sim seria mais compreensível. Ou se houvesse uma motivação espiritual / psicológica por trás disso tudo, que fosse além da morte do cachorro e do roubo do carro.

- A história é uma desculpa esfarrapada pra mostrar pancadaria e violência. O filme tem "agressividade" como um valor em si (cenas de morte, ferimentos, armas, os personagens são criminosos, os ambientes são underground, a trilha é de rock, etc).

- Ridícula a cena do Keanu atirando em todo mundo na casa noturna!! Esse massacre todo por causa de um cachorro? O que é isso, video game? GTA? É violência pela violência - o filme não se preocupa nem em ter uma justificativa plausível para o que está acontecendo. E também não se preocupa em criar vilões detestáveis, pra que pelo menos a plateia tenha alguma satisfação emocional ao ver a matança. 

- O filme é superficial e materialista, no sentido de que o Keanu só é "heroico" em termos puramente físicos - no fato dele conseguir matar vários homens sozinho. Fora essa habilidade, não há nada de admirável no personagem. Ele é o típico herói do filisteu, do homem superficial e sem imaginação.

CONCLUSÃO: Keanu Reeves e direção competente dão uma aparência respeitável pro filme, que no fundo é uma grande desculpa pra mostrar violência.

(John Wick / EUA, Canadá, China / 2014 / Chad Stahelski)

FILMES PARECIDOS: O Protetor, Busca Implacável, Carga Explosiva, etc. 

NOTA: 4.5

Nenhum comentário: