sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Um Olhar do Paraíso

Combinação ousada de suspense com fantasia "post mortem", onde uma garota de 14 anos é brutalmente assassinada por um serial killer e permanece numa espécie de limbo enquanto sua família se recupera de sua morte e dá início a uma investigação. Dirigido por Peter Jackson (O Senhor dos Anéis) e estrelado por Saoirse Ronan (a menininha de Desejo e Reparação), Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Susan Sarandon e Stanley Tucci. Foi baseado num livro de sucesso de 2002.

O filme começa muito bem, mas após a morte da menina o roteiro vai enfraquecendo e perde o rumo. Não vira um suspense de investigação, não vira um drama sobre a perda, não vira uma fantasia do tipo Amor Além da Vida. E tudo isso misturado de uma maneira bagunçada. Em Ghost, depois que Patrick Swayze morre, a história continua - aparece a médium, Sam é treinado por um outro fantasma pra aprender a se comunicar com os vivos, depois ele tem que salvar a namorada, etc. Essa narrativa não existe aqui, a platéia fica meio que num limbo junto com a garota.

Apesar disso tudo achei o filme fascinante e não vi o tempo passar. Jackson tem uma habilidade rara de criar atmosfera. Ele dirige de um jeito que te suga pra tela e faz você viver cada momento, cada detalhe (repare na cena em que a irmã de Susie recoloca a tábua solta no piso do quarto do assassino - é esse tipo de exagero de direção que faz uma cena ganhar vida). Sempre meço um filme por seus picos. Tem muitos filmes com menos falhas que este, mas que não conseguem criar um único momento de magia. Este, se torna memorável por estes momentos, como por exemplo a cena do colégio onde Salmon tem seu quase primeiro beijo, que poderia ter sido uma cena esquecível e clichê se dirigida de forma mais realista, mas por conta dos toques de Jackson, se torna um momento dramático que faz o espectador sentir como deve ter sido a experiência subjetiva da garota.

Indicado a 1 Oscar: Melhor Ator Coadjuvante (Stanley Tucci)

The Lovely Bones (EUA/ING/NZ, 2009, Peter Jackson)

INDICADO PARA: Quem gostou de Amor Além da Vida, filmes do Shyamalan.

NOTA: 7.0

4 comentários:

Anônimo disse...

concordo com voce (menos na parte onde vc menciona o charlatao do shyalaman or whatever the fuck his name is). eu achei otimo o filme. a cena da irma no quarto do assassino jah paga o ingresso. nao vi o tempo passar tbm e tirando algumas pequenas falhas no roteiro e o mark walberg (numa das piores interpretacoes que eu jah vi), eu entrei bem na historia. nao me distraia com nada.
que visual maravilhoso hein. rachel weisz linda como sempre.
eu acho que eh 7.5.
carpe diem.

Tiffany Noélli disse...

Esse filme faz chorar, como Amor Além da Vida? Pelo menos eu, chorei muiiiito... Filme triste, eu fiz um juramento q nem assisto mais.

Caio Amaral disse...

Fala Marcio! O Wahlberg não me incomodou nesse filme. Ele é inexpressivo, todo mundo sabe. Mas aqui é um papel despretensioso, tadinho... Acho que tava no range dele. Comparei com o Shyamalan por causa do estilo de direção, do clima de nostalgia, família, etc... E tb pq os filmes do Shyamalan tb começam com uma premissa muito boa e aos poucos vão se perdendo, hehe.

Caio Amaral disse...

Tiffany, não acho que esse seja muito de chorar não. Sou suspeito pra falar porque eu também não chorei em Amor Além da Vida, heheh. Mas apesar da tragédia toda, Um Olha do Paraíso é um filme otimista, você sai se sentindo bem. Bjos.