As postagens teóricas ficarão offline por um tempo agora que o livro está perto de ser lançado, pois muitas delas foram reescritas, complementadas, além dos textos terem passado por uma revisão, muitos erros terem sido corrigidos... Então por uma questão de "toc" não quero ter versões diferentes e piores dos textos disponíveis por aí. Ainda não sei o que vou fazer, o mais provável é que depois eu volte as postagens ao ar, porém reeditadas para que fiquem iguais aos textos do livro.
4 comentários:
Assim que tu se tornar oficialmente um autor publicado, é possível reabilitar as postagens e inserir as referências e citações diretamente de seu livro, de acordo com as normas ABNT. É tanto um meio de fortalecer a credibilidade do blog e de seu autor, quanto de promover indiretamente o seu livro.
Aliás, tem como ir mais além. Em ciências sociais e humanas, cujas temáticas estão fortemente ligadas à produção filosófica, artística e cultural, o seu material poderia ser utilizado como referência bibliográfica para produção de documentos acadêmicos. Visto que suas postagens teóricas meio que funcionam como artigos independentes, por conterem citações a outros autores, análise comparativa e revisão de conteúdo (pelo menos em uma forma primária), elas têm potencial como facilitadores enquanto fragmentos.
Outra possibilidade adicional é a menção das produções (acadêmica, científica, cultural, etc) no Currículo Lattes, Orcid ou LinkedIn para eventuais trabalhos e produções futuras. Visto que tu já possui formação em cinema e um livro editado e publicado, é viável a utilização das postagens teóricas enquanto artigos independentes.
Oi Leonardo, como assim 'é possível reabilitar as postagens de acordo com as normas ABNT'? O texto é meu, eu posso postá-lo onde bem entender, certo? Tem alguma lei contra isso? Hehe (no Brasil a gente fica sempre na dúvida).
Não tinha essa intenção de divulgar capítulos isolados, só pensei em manter os textos aqui no blog mesmo pois nas críticas dos filmes eu estou sempre linkando algum texto específico pra justificar minhas observações.. Daí se sumirem os textos teóricos, o leitor vai ler a crítica e ficar meio perdido, não vai entender o que é "Idealismo", "Anti-Idealismo", etc. Abs!
Olá, Caio.
O que eu quis dizer, de forma resumida, é: se tu optar por citar a si mesmo, há possibilidade de as postagens teóricas serem utilizadas como referências para outras pessoas e tu ainda terá a sua autoria devidamente protegida.
Todo material, mesmo que pequeno, desenvolvido por um autor publicado, tem potencial de ser “algo a mais” – mas isso tudo fica sob critério do autor. Assim, se tu fizesse uma revisão dos posts teóricos e citasse seu próprio livro, e se estas citações estivessem de acordo com a ABNT, seus posts deixariam de ser apenas “simples posts”. Agora qualquer pessoa poderia utilizar seu material publicado como referência. Exemplo: “A definição de idealismo é X” conforme Amaral (2018, apud AMARAL, 2020 p. 28).
Não se pode citar blogs como fonte bibliográfica. Porém, quando o blog tem uma autoria conhecida e que quem escreve os posts tem material publicado em forma de livro ou artigo, o blog fica “especial” e pode ser citado como referência complementar. Caso alguém usasse o seu blog e não lhe citasse nas referências, aí então esta pessoa seria punida pela lei contra plágio.
Particularmente, eu mesmo citei blogs pessoais de médicos que criticavam os anti-vaxxers. Nada que solicitasse uma pesquisa científica toda elaborada ou a passagem por uma banca avaliadora. Na verdade, é bem comum a citação de blogs em trabalhos. Uma vez atendidos os critérios.
AHH entendi! É uma possibilidade.. Uma dúvida que tenho é que eu não sei se gostaria que as pessoas descobrissem esse blog depois de ler o livro.. Tanto que não falo o nome do blog no livro, só menciono que escrevo em um há vários anos. Aqui é meio que o "laboratório secreto", rsss.. tem vários experimentos, textos antigos que não gosto tanto.. por isso tenho certas dúvidas quanto ao que fazer.
Postar um comentário