Não tenho muito a reclamar do filme, exceto das limitações inevitáveis da abordagem Naturalista. Mas dentro disso, o filme é um exemplo respeitável desse tipo de cinema. A mini história que ele conta é dramática o bastante pra prender a atenção, o estudo de personagem foca em personalidades gostáveis, em ambientes nostálgicos (ainda que eu ache a vibe "tropicália" da família um pouco irritante), a execução é caprichada (a direção de atores e a reconstituição de época são particularmente bem feitas). E a política, que poderia ter sido um problema, não contamina demais a experiência, pois assim como em O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), vemos a ditadura militar pelo ponto de vista de uma pessoa bastante alheia às atividades políticas ao seu redor.
2ª vez
Na segunda assistida, gostei um pouco menos do filme, especialmente por conta do desfecho — a maneira anticlimática (e até confusa) como a morte de Rubens Paiva é comunicada para a personagem da Fernanda Torres, e toda a meia hora final depois dessa cena, que se torna meio arrastada e dispersa pelo fato da pergunta central da história já ter sido respondida.
Ainda Estou Aqui / 2024 / Walter Salles
Satisfação: 6
Categoria: Naturalismo / Idealismo Moderado
Filmes Parecidos: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006) / Aquarius (2016) / Roma (2018) / Central do Brasil (1998) / Terra Estrangeira (1995)
Nenhum comentário:
Postar um comentário