sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Red - Aposentados e Perigosos


A premissa é divertida: veteranos aposentados da CIA se tornam alvo da própria agência por saberem demais - agora eles têm que voltar à ativa e unir forças para escaparem dos assassinos. Eles são chamados de RED - uma sigla para "Aposentados Extremamente Perigosos". O elenco é a grande isca da produção: Bruce Willis, Morgan Freeman, John Malkovich, Helen Mirren, Mary-Louise Parker, Richard Dreyfuss, Ernest Borgnine, entre outros (dá pra traçar um paralelo com Os Mercenários, que também tinha um elenco espetacular e era sobre assassinos de idade mais avantajada).

Foi dirigido pelo alemão Robert Schwentke de Plano de Vôo e é mais um desses thrillers que misturam ação com comédia, como os recentes Esquadrão Classe A ou Encontro Explosivo. Mas a única graça mesmo do filme se resume na imagem da Helen Mirren segurando uma metralhadora - uma piada que nem é tão bem explorada e já foi gasta no trailer.

Tenho uma mania de achar sempre mau sinal quando um filme começa e os créditos iniciais continuam sobre as primeiras cenas, enquanto diálogos de apresentação estão acontecendo. Pra mim é sempre um toque de descaso e um sinal de que não é pro espectador prestar muita atenção na história - como se o filme estivesse anunciando que ele não pretende ser grande coisa. Aqui não foi diferente. É tudo simpatiquinho, morninho... Nem muito engraçado, nem muito inteligente, nem muito original, nem muito ousado, nem muito violento... O roteiro até tinha potencial, mas a direção põe panos quentes em tudo e qualquer tentativa de apimentar as coisas, de fazer uma piada mais ousada, é amenizada por uma música "descontraída" ou uma expressão de deboche, como alguém que ri da própria piada. É uma distração leve sem grandes pretensões, mas com um elenco desse acaba sendo uma experiência frustrante.

Red - Aposentados e Perigosos
Red (EUA, 2010, Robert Schwentke)

Orçamento: US$ 58 milhões
Bilheteria atual: US$ 120 milhões
Nota do público (IMDb): 7.2
Nota da crítica (Metacritic): 6.1
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de Salt, Sr. e Sra. Smith, Vida Bandida.
NOTA: 5.5

3 comentários:

renatocinema disse...

Estou com uma cópia desse filme para assistir. Amanhã eu vejo.

Caio Amaral disse...

Depois conta o que achou...!

Tiffany Noélli disse...

Eu devo ver com certeza esse filme, mesmo com ar tosco eu amo o Bruce Willis! hahahaha (;