domingo, 21 de abril de 2013

A Morte do Demônio

Pra quem não conhece, The Evil Dead é uma trilogia cult de terror dos anos 80/90 que foi a que revelou o diretor Sam Raimi. Os filmes marcavam pela mistura de violência gráfica com humor (principalmente nas continuações), e também pelos movimentos de câmera diferentes (os vôos pelo meio da floresta que voltam a aparecer aqui). Raimi agora está só como produtor e deu a direção pra um tal de Fede Alvarez que é uruguaio e estreante em longa.

O filme pode ser visto tanto como uma sequência quanto como um remake do original. Mas a história é a mesma - um grupo de jovens vai passar uns dias numa cabana no meio da floresta e acaba liberando um demônio na casa que vai possuindo e matando um por um (é uma mistura de filme de zumbi com filme de exorcista). Os monstros não chegam a ser assustadores (não se explora tão bem o medo ou o suspense), o que impressiona mesmo são as cenas de ação e violência, que são tão intensas e exageradas que acabam virando a diversão principal (na minha visão não é uma violência sádica, feita pra incomodar - o exagero acaba transformando tudo em brincadeira e no fim da sessão você vê homens e mulheres rindo na sala, como quem acabou de sair de uma montanha-russa).


O roteiro é melhor que a média e gasta certo tempo pra apresentar os personagens e fazer a gente se importar - fala do passado dos irmãos e mostra o drama da protagonista pra largar as drogas (na maioria dos filmes nada acontece até que surge o monstro, e daí é pura ação física).

Há alguns clichês desnecessários (a menina possuída que fala obscenidades, ou a fantasma que aparece no meio da estrada fazendo o motorista bater...), mas no geral é tudo mais autêntico e convincente que o comum (achei ótimo que não usaram efeitos digitais, exceto pra retoques).

Não deve virar um novo cult, mas entre os remakes que surgiram nos últimos anos é um dos mais divertidos e um dos que fazem mais justiça ao original.

Evil Dead (EUA / 2013 / 91 min / Fede Alvarez)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de O Segredo da Cabana, Arraste-me Para o Inferno, O Massacre da Serra Elétrica (1974), além da trilogia original.

NOTA: 7.5

Nenhum comentário: