sábado, 17 de março de 2018

Tomb Raider: A Origem

ANOTAÇÕES:

- Desde que anunciaram que a Alicia Vikander faria a Lara Croft eu achei o casting equivocado, e isso pra mim apenas se confirma agora (ela é talentosa, mas não convence tanto nesse tipo de papel).

- A introdução da personagem é um pouco frustrante. Pra parecer mais realista, o filme mostra a Lara Croft perdendo a luta pra outra garota, depois há aquela perseguição de bicicletas desnecessária que termina com Lara se distraindo e sofrendo um acidente... Em vez de uma heroína em potencial, ela fica parecendo apenas incompetente.

- Lara é pra ser admirável por recusar a herança do pai, preferir trabalhar em sub-empregos, fazendo delivery, etc... Pra mim isso só a faz parecer uma tola.

- Alguns clichês muito preguiçosos: o pai que abandona a filha na infância, mas antes deixa um amuleto especial, etc.

- A história avança de maneira clara, mas as cenas simplesmente não são muito boas. Por exemplo: é meio anticlimático a maneira como a Lara decifra o enigma e encontra a chave deixada pelo pai logo ali na sala de reunião na frente daqueles executivos... Ou quando ela vai vender o amuleto e joga café em cima do comprador sem a menor razão... Ou o roubo da mochila totalmente desnecessário, que só serve pra ter uma cena de perseguição dispensável... Ou o Lu Ren, que é pra ser um marinheiro experiente, mas ao mesmo tempo é bêbado, afunda o barco logo que surge a primeira tempestade... Não há muita inteligência na narrativa.

- Não fica muito claro também por que Lara fica tão interessada em ir até a ilha. Ela quer apenas descobrir se o pai está vivo? O filme dá a impressão que ela está indo por causa do mito da rainha Himiko, pra dar continuidade às pesquisas do pai, mas não é convincente essa menina do nada resolver dar uma de Indiana Jones e partir numa aventura dessas... Ela não demonstrou um interesse tão grande por esses assuntos antes, então a motivação não é muito bem fundada.

- A situação na ilha é divertida, mas é um plágio tão descarado de Indiana Jones que acaba sendo frustrante (os mocinhos e os vilões seguindo pistas numa corrida pra encontrar um túmulo com poderes sobrenaturais; o vilão ganancioso que rouba os estudos do pai da heroína pra encontrar o local primeiro, mas não tem cultura nem respeito pela arqueologia, etc).

- A cena do avião na cachoeira beira o cômico de tão forçada. Até porque o filme começou numa pegada mais realista, mostrando Lara com limitações físicas naturais... E agora vai pro outro extremo e vira Velozes e Furiosos, abandonando a realidade por completo (Lara no começo fugiu do trombadinha só porque ele puxou uma faca pra ela, mas agora toda ferida ela consegue matar o capanga mais perigoso do vilão numa luta de braço).

- SPOILER: Meio brochante o pai da Lara estar numa gruta escondido há anos... Ter virado um senhor meio caduco, inútil (em vez do herói admirável que imaginávamos).

- Lara e o pai não criam nenhum plano inteligente pra recuperar as pesquisas... Pelo contrário - ela sai correndo no meio do acampamento pra pegar aquele telefone, se expõe pros vilões de forma descuidada, o pai depois fica lá admirando a porta do túmulo e acaba sendo capturado pelo vilão, que força Lara a abrir o túmulo pra ele...

- O roteiro caminha na direção certa, é bem intencionado, mas é tudo feito com um nível muito baixo de inteligência e originalidade. O trecho dentro da gruta é legal; queremos ver como serão as armadilhas, o que acontecerá quando eles encontrem o túmulo (pelo menos eles estão atrás de algo interessante, misterioso, e não esses artefatos banais que muitas vezes motivam filmes de super-heróis). Mas claro, o mérito aqui ainda é mais de Indiana Jones do que do filme.

- SPOILER: Interessante a ideia da rainha ter uma doença contagiosa e ter se enterrado ali pra proteger o resto do mundo. Foge da explicação sobrenatural padrão.

- A ação final e a fuga de Lara da gruta é outro trecho que acaba perdendo o efeito por não ter um pingo de realismo.

- SPOILER: O final é mais ou menos. Lara perdeu o que ela mais queria, que era o pai, e também não derrotou os vilões definitivamente. Mas o gancho pra sequência gera um pequeno ápice.

------------------

CONCLUSÃO: Aventura bem intencionada mas prejudicada por um roteiro pouco original e inteligente.

Tomb Raider / Reino Unido, EUA / 2018 / Roar Uthaug

FILMES PARECIDOS: Pantera Negra (2018) / Thor: Ragnarok (2017) / Jumanji: Bem-Vindo à Selva (2017) / A Lenda do Tesouro Perdido (2004) / A Múmia (1999)

NOTA: 5.0

2 comentários:

Anônimo disse...

Já é uma vantagem não ter a Angelina Jolie no papel principal. A figura dela acaba deixando os personagens em último plano.

Caio Amaral disse...

No caso de Tomb Raider não me incomoda a Angelina, pois o visual sexy é um atributo essencial da personagem.. agora quando ela tenta interpretar uma mãe, uma mulher comum tipo em A Troca.. a aparência dela acaba de fato prejudicando o filme..