terça-feira, 27 de março de 2018

Com Amor, Simon

Comédia romântica leve com cara de Sessão da Tarde (lembra muito coisas do John Hughes dos anos 80, o que é um elogio), mas com um roteiro de ótimo nível, elenco excelente (reparem como cada personagem coadjuvante é bem escrito e tem cenas importantes no filme), humor inteligente, sensibilidade emocional, e com a quantidade certa de realismo e maturidade pra tornar convincente o idealismo inocente da história.

Eu sou um espectador difícil pro gênero pois não me interesso tanto por romances, então sou uma boa "audiência teste" pra esses filmes, pois pra me prender, o filme realmente tem que ter um roteiro criativo, com bons recursos narrativos... Não pode contar com projeções românticas pessoais, preferências sexuais particulares do espectador, etc (se alguém acha que eu tenho um "bias" em relação a filmes gays, veja o que falei sobre Me Chame Pelo Seu Nome ou Moonlight).

Aqui, o filme nos prende basicamente por transformar o romance em um jogo - a história não é de fato sobre uma relação amorosa, e sim uma espécie de "whodunit", um mistério sobre um garoto tentando descobrir quem é a figura oculta com a qual ele conversa pela internet... É também um suspense sobre alguém que tem um grande segredo e precisa impedir esse segredo de ser exposto e de arruinar sua vida social. Nesse caso em particular, o segredo é o fato de Simon ser gay, mas poderia muito bem ser a Molly Ringwald em A Garota de Rosa-Shocking que não queria que seu "crush" descobrisse que ela morava num bairro pobre. Bons filmes sempre conseguem transformar os conflitos particulares dos personagens em questões mais amplas com as quais qualquer um possa se identificar, e este certamente é o caso aqui.

Enfim, adorei os personagens, dei risada, me emocionei, gostei da revelação de quem era o Blue, e o simbolismo da roda gigante no fim cria um clímax maravilhoso que põe o filme bem alto no meu ranking de filmes de temática LGBT.

---------------

Love, Simon / EUA / 2018 / Greg Berlanti

FILMES PARECIDOS: Extraordinário (2017) / Lady Bird: A Hora de Voar (2017) / Cidades de Papel (2015) / Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014) / A Garota de Rosa-Shocking (1986)

NOTA: 8.0

Nenhum comentário: