segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Trapaça (anotações)

- Começo do romance entre Amy Adams e Christian Bale muito envolvente e intenso!

- Todos os atores estão bem / direção boa / fotografia boa / trilha sonora boa - filme todo é bem produzido e de bom gosto.

- Jennifer Lawrence ótima na primeira cena. Ela e Bale têm boa química também. Filme consegue criar relacionamentos fascinantes entre todos os personagens.

- SPOILER: Moralmente, simpatizo mais por esse filme do que pelo O Lobo de Wall Street, por exemplo. Apesar dos personagens aqui serem trapaceiros e também serem carismáticos, o filme não parece glamouriza-los da mesma forma. O próprio Bale já começa sendo apresentado como  um loser (bem fora de forma, fazendo aquele penteado ridículo). E eles parecem reconhecer que são imorais. São exceções (filme não é uma crítica generalizada à natureza humana, ao sucesso, etc). Além disso, eles são pegos logo no começo e durante a maior parte do filme estão do lado dos mocinhos, ajudando o FBI.

- Trama (prefeito, máfia, etc.) não é muito envolvente e é complicada de acompanhar. Filme se mantém interessante mais por causa dos relacionamentos e do estilo.

- Jennifer Lawrence diverte mas às vezes exagera. Amy Adams está mais controlada no papel.

- Roteiro não é muito sério - não discute a fundo questões morais, etc. Diretor parece mais estar brincando de Scorsese / Paul Thomas Anderson. Apesar de muito bem realizado, às vezes sinto como se fosse um exercício de estilo. Que o diretor não está de fato interessado no conteúdo do filme. É como esses atores infantis que aprendem todos os maneirismos de atores adultos, e às vezes conseguem realizar performances impressionantes, mas que acabam sempre parecendo um pouco vazias e superficiais.

CONCLUSÃO: Trama não muito envolvente, mas filme se destaca pela produção e pelos ótimos atores e personagens.

(American Hustle / EUA / 2013 / David O. Russell)

FILMES PARECIDOS: O Lobo de Wall Street, Argo, O Gângster, Boogie Nights, Os Bons Companheiros, etc.

NOTA: 7.5

2 comentários:

Anônimo disse...

Achei o filme uma imitação sem graça de Scorsese, só que muito mais confuso e chato. Nenhum dos "shows" de atuação do elenco compensou uma história difícil de acompanhar. Talvez o hype excessivo e injustificado que teve quando do lançamento se tenha devido a algum apelo nostálgico para algumas pessoas mais velhas.
Pedro.

Caio Amaral disse...

É.. eu comecei gostando.. mas aos poucos foi ficando evidente essa falta de autenticidade. Revendo hoje eu provavelmente abaixaria um pouco a nota.