- Começo do romance entre Amy Adams e Christian Bale muito envolvente e intenso!
- Todos os atores estão bem / direção boa / fotografia boa / trilha sonora boa - filme todo é bem produzido e de bom gosto.
- Jennifer Lawrence ótima na primeira cena. Ela e Bale têm boa química também. Filme consegue criar relacionamentos fascinantes entre todos os personagens.
- SPOILER: Moralmente, simpatizo mais por esse filme do que pelo O Lobo de Wall Street, por exemplo. Apesar dos personagens aqui serem trapaceiros e também serem carismáticos, o filme não parece glamouriza-los da mesma forma. O próprio Bale já começa sendo apresentado como um loser (bem fora de forma, fazendo aquele penteado ridículo). E eles parecem reconhecer que são imorais. São exceções (filme não é uma crítica generalizada à natureza humana, ao sucesso, etc). Além disso, eles são pegos logo no começo e durante a maior parte do filme estão do lado dos mocinhos, ajudando o FBI.
- Trama (prefeito, máfia, etc.) não é muito envolvente e é complicada de acompanhar. Filme se mantém interessante mais por causa dos relacionamentos e do estilo.
- Jennifer Lawrence diverte mas às vezes exagera. Amy Adams está mais controlada no papel.
- Roteiro não é muito sério - não discute a fundo questões morais, etc. Diretor parece mais estar brincando de Scorsese / Paul Thomas Anderson. Apesar de muito bem realizado, às vezes sinto como se fosse um exercício de estilo. Que o diretor não está de fato interessado no conteúdo do filme. É como esses atores infantis que aprendem todos os maneirismos de atores adultos, e às vezes conseguem realizar performances impressionantes, mas que acabam sempre parecendo um pouco vazias e superficiais.
CONCLUSÃO: Trama não muito envolvente, mas filme se destaca pela produção e pelos ótimos atores e personagens.
(American Hustle / EUA / 2013 / David O. Russell)
FILMES PARECIDOS: O Lobo de Wall Street, Argo, O Gângster, Boogie Nights, Os Bons Companheiros, etc.
NOTA: 7.5
2 comentários:
Achei o filme uma imitação sem graça de Scorsese, só que muito mais confuso e chato. Nenhum dos "shows" de atuação do elenco compensou uma história difícil de acompanhar. Talvez o hype excessivo e injustificado que teve quando do lançamento se tenha devido a algum apelo nostálgico para algumas pessoas mais velhas.
Pedro.
É.. eu comecei gostando.. mas aos poucos foi ficando evidente essa falta de autenticidade. Revendo hoje eu provavelmente abaixaria um pouco a nota.
Postar um comentário