NOTAS DA SESSÃO:
- Demais o começo com a tela preta e só o som das vozes. Transmite de maneira interessante o sentimento de alienação do personagem.
- Muito diferente e bem feita a técnica de animação.
- Incrível a ideia de todas as pessoas terem o mesmo rosto, exceto o protagonista. É outra forma interessante e original de mostrar como ele se sente entediado com sua rotina e desconectado de todo mundo (as interações dele com o taxista, os funcionários do hotel, com a esposa, também são divertidas de tão enfadonhas).
- Estranho a Lisa ter uma voz diferente, olhos castanhos, mas ainda ter um rosto bem parecido com o de todo mundo. Sem falar que ela não é nada atraente: é burra, desinteressante... Ou seja, não é que o Michael encontrou a mulher de sua vida. É que as outras pessoas são tão entediantes que, quando ele viu qualquer detalhe surpreendente em alguém, já achou que estava apaixonado!
- Ele quer beijar a cicatriz da menina? Michael parece estar ficando com Lisa por pena, por um ato de altruísmo, não por amor. O que ele acha "extraordinário" nela parece ser justamente o fato dela não ter nada de extraordinário e ser absolutamente comum. São meio suspeitas as noções de amor do filme.
- SPOILER: A cena de sexo é uma das mais estranhas que já vi! É uma cena feia, mas tenho que aplaudir pela ousadia e até pela sensibilidade (apesar de ser uma animação, foi uma das mais realistas que já vi).
- SPOILER: Genial que quando eles "oficializam" a relação, Michael subitamente começa a enxergar todos os defeitos nela. A ideia da voz e do rosto da personagem se transformando é incrível. O filme acaba se redimindo, pois mostra que não estava elogiando o romance entre ele e Lisa... Estava apenas retratando algo que não teria futuro. A atração que Michael sentiu por ela foi altamente subjetiva, irracional, não era uma base sólida pra um relacionamento, então faz sentido esse desfecho.
- Horrível a palestra que ela dá. Não dá pra saber se o filme quer mostrar apenas o personagem como um fracassado, ou se ele está também tirando um sarro do mundo corporativo, do sucesso, etc. O filme é bom mas certamente perde uns pontos em termos de Senso de Vida.
- Fantástico no final podermos ver Lisa e a amiga como elas realmente são, sem ser pelo ponto de vista de Michael - e a amiga de Lisa ter um rosto totalmente diferente do que vimos antes.
CONCLUSÃO: Apesar de alguns valores suspeitos, é um retrato altamente original, criativo e inteligente um homem frustrado.
Anomalisa / EUA / 2015 / Duke Johnson, Charlie Kaufman
FILMES PARECIDOS: Birdman / Ninfomaníaca / Ela / Adaptação
NOTA: 8.0
2 comentários:
Me diga uma coisa, teria como dar uma descrição desta tal cena bizarra de sexo? Fiquei muito curioso e não vou aguentar até assistir. Seria parecida com a cena de sexo dos bonecos do Team America?
Eles não fazem nada de bizarro sexualmente falando.. Fetiches, etc.. Eu nunca vi Team America, mas não deve ter nada a ver.. A intenção da cena de Anomalisa é ser sensível, bonita.. É que você ver bonecos animados fazendo sexo.. e de maneira tão sutil e realista quanto no filme.. é algo que me pareceu incrivelmente estranho.. rsss.
Postar um comentário