
Remetendo a A Estrada da Vida de Federico Fellini, o filme foi co-escrito, dirigido e estrelado por Selton Mello e mostra uma trupe de circo que viaja por cidadezinhas do interior de Minas Gerais apresentando números (infelizmente) muito sem graça, tanto pra plateia do circo quanto pra plateia do cinema.
No centro do filme está o palhaço Benjamim (Selton), que parece estar passando por uma crise existencial - questionando se "nasceu" mesmo pra ser um palhaço ou se deveria explorar outros talentos. Mas na verdade esse conflito só fica explícito após 1 hora de filme - não é correto dizer que o filme é sobre isso ou sobre qualquer outra coisa, até porque tudo é resolvido de maneira muito casual. O filme é basicamente um retrato naturalista da rotina dessa trupe; não chega a ter um arco dramático, uma história, personagens bem desenvolvidos... A característica do filme naturalista é justamente não ter enredo (que pra mim é um elemento indispensável do cinema, por isso não gosto muito desse tipo de filme).

O Palhaço (BRA / 2011 / 90 min / Selton Mello)
INDICAÇÃO: Quem gostou de Cinema, Aspirinas e Urubus, Viagem a Darjeeling, A Estrada da Vida (embora todos esses sejam mais interessantes).
NOTA: 4.0
Eu não quis arriscar. Eu tive a infelicidade de ver o primeiro "filme" do Selton Mello. Feliz Natal, daqueles filmes de vaiar de pé...
ResponderExcluirVaiar de pé é sempre ótimo né, hahah. Esse Feliz Natal eu não vi.. pelo que vi parecia ser algo mais intenso pelo menos.. sei lá.. Esse aqui é bemmm paradão e nada acontece. Dá pra assistir fazendo palavra cruzada.. rss.
ResponderExcluir