sábado, 16 de janeiro de 2021

Uma Noite em Miami...

Baseado numa peça de 2013, o filme recria uma noite onde 4 ícones — Malcolm X, Muhammad Ali, Jim Brown e Sam Cooke — se reuniram num quarto de hotel nos anos 60 para discutir questões raciais e políticas. Dos incontáveis filmes sobre causas de esquerda dessa temporada, esse é o único que achei de fato um bom filme. Se eu paro pra pensar no que realmente está acontecendo na história, na real intenção de Malcolm X, vejo que o filme vai totalmente contra minhas convicções políticas. Ele ilustra perfeitamente como ocorre a "Invasão Anti-Idealista" que discuto no meu livro — como intelectuais de esquerda são estratégicos na propagação de suas ideias, se aproximando de pessoas influentes na cultura e as convertendo para suas causas. Vendo o filme, lembrei inclusive do meu estranhamento em Arremesso Final (2020), ao notar a presença curiosa do Spike Lee ali, sempre na cola do Michael Jordan (havia algo de suspeito em Lee, que fez o filme mais podre ideologicamente do ano, Destacamento Blood, aparecer também na produção mais inspiradora de 2020). Eles não pareciam amigos de fato. Michael Jordan é um símbolo do "American Dream" — o que um marxista convicto como Spike Lee podia ter em comum com ele (além do tom de pele)? Fica a forte impressão de que ele queria fazer com Jordan o mesmo que Malcolm X fez com Muhammad Ali: influenciá-lo intelectualmente e usá-lo como instrumento para sua causa (o que no caso de Jordan não deu certo).

Ainda assim, achei Uma Noite em Miami um ótimo filme. Não há o tom de ódio e ressentimento típico do cinema político atual. Nem o Naturalismo. Os personagens são agradáveis, interessantes, o discurso não é tendencioso e unilateral (as ideias de Malcolm X são testadas e questionadas de maneira inteligente ao longo da noite). Malcolm parece um cara decente e equilibrado no filme. Na vida real, claro que ele provavelmente era muito pior, com suas noções de "nacionalismo negro", etc. Mas aqui, ele parece estar lutando principalmente contra o racismo, algo legítimo, ainda mais nos anos 60. Então o filme pode ser aproveitado como uma história de sucesso — sobre um homem em desvantagem tendo que persuadir os outros em nome de uma boa causa, através de diálogos inteligentes, conflitos bem explorados, até atingir seu objetivo no fim. O julgamento do filme sobre as ideias de Malcolm pode estar errado, mas o filme em si é feito de maneira habilidosa e bem intencionada (por exemplo: se um dia descobrirem que os "holocaust deniers" estão certos, isso não fará de A Lista de Schindler um filme péssimo).

Guardar uma boa apresentação musical para o final de um filme é sempre uma boa estratégia narrativa, e Sam Cooke cantando "A Change Is Gonna Come" aqui foi uma maneira brilhante de integrar isso ao tema e aos elementos dessa história em particular: a mensagem de Malcolm X finalmente sendo potencializada e transmitida para o mundo através da voz talentosa de Sam Cooke, após a persuasão intelectual bem sucedida.

One Night In Miami... / EUA / 2020 / Regina King

Filmes Parecidos: A Voz Suprema do Blues (2020) / The Boys in the Band (2020) / Os 7 de Chicago (2020) / Trumbo - Lista Negra (2015) / Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2014)

NOTA: 7.5

Nenhum comentário: