SPOILERS:
Em Halloween Ends, temos de novo Laurie (Jamie Lee Curtis) e Michael Myers em cena, mas boa parte do filme foca em Allyson (neta de Laurie, que não tem peso como protagonista) e seu relacionamento com um rapaz perturbado chamado Corey, que é uma figura incômoda, pois não sabemos se deveríamos gostar dele, sentir pena, vê-lo como uma ameaça (principalmente na primeira metade). Todo o romance "underground" dos dois é meio ridículo, e traz um ar melancólico que destoa da série.
Felizmente, o diretor deu uma maneirada aqui no humor subversivo e na excentricidade gratuita que marcou a parte 2 (Laurie voltou a ser confiante e durona). Mas um tema que é avançado é a ideia de Myers não ser um vilão totalmente material, mas uma espécie de força maligna que se manifesta de outras formas, através de outras pessoas (uma mania do terror moderno, como disse na crítica de Sorria). Além de ser uma má ideia, o conceito é mal desenvolvido e deixa uma série de dúvidas na cabeça do espectador (Por que Corey tem uma ligação tão única com Myers? Ele é de fato "possuído" por ele?).
No trecho onde Corey começa a matar, há cenas de morte bem gráficas, mas que não têm tanto peso no filme, já que estamos vendo um copycat de Michael, que não tem a mesma presença e aura de mistério do original. No fim, essas divagações são deixadas de lado, e voltamos mais uma vez pro tradicional showdown entre Laurie e Michael, que aposta na violência, mas que não é particularmente marcante ou satisfatório narrativamente, considerando que este poderia ser o último embate entre os dois.
Halloween Ends / 2022 / David Gordon Green
Satisfação: 4
Categoria: IC
Filmes Parecidos: It - Capítulo 2 (2019) / Cemitério Maldito (2019) / Brinquedo Assassino (2019)
Nenhum comentário:
Postar um comentário