quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Halloween Ends | Crítica

Halloween Ends crítica poster
Menos péssimo que a parte 2, mas ainda bem inferior ao "primeiro" lançado em 2018. Um dos problemas desse abuso atual de franquias em Hollywood, é que há um limite pro número de vezes que uma mesma situação pode se repetir, antes dos filmes começarem a parecer forçados e rotineiros. Daí eles tentam contornar a situação mudando o foco pra novos personagens e subtramas, que nunca são tão interessantes quanto a fórmula original (pense nos gafanhotos de Jurassic World Domínio). E como eles precisam manter os personagens clássicos pra atrair o público, fica sempre um meio-do-caminho frustrante. O filme não pode (ou não sabe) nem criar coisas novas que sejam mais interessantes que a fórmula original, e também não pode repetir mais uma vez a fórmula, afinal já estamos na 5ª sequência do reboot do reboot etc.

SPOILERS: 

Em Halloween Ends, temos de novo Laurie (Jamie Lee Curtis) e Michael Myers em cena, mas boa parte do filme foca em Allyson (neta de Laurie, que não tem peso como protagonista) e seu relacionamento com um rapaz perturbado chamado Corey, que é uma figura incômoda, pois não sabemos se deveríamos gostar dele, sentir pena, vê-lo como uma ameaça (principalmente na primeira metade). Todo o romance "underground" dos dois é meio ridículo, e traz um ar melancólico que destoa da série.

Felizmente, o diretor deu uma maneirada aqui no humor subversivo e na excentricidade gratuita que marcou a parte 2 (Laurie voltou a ser confiante e durona). Mas um tema que é avançado é a ideia de Myers não ser um vilão totalmente material, mas uma espécie de força maligna que se manifesta de outras formas, através de outras pessoas (uma mania do terror moderno, como disse na crítica de Sorria). Além de ser uma má ideia, o conceito é mal desenvolvido e deixa uma série de dúvidas na cabeça do espectador (Por que Corey tem uma ligação tão única com Myers? Ele é de fato "possuído" por ele?).

No trecho onde Corey começa a matar, há cenas de morte bem gráficas, mas que não têm tanto peso no filme, já que estamos vendo um copycat de Michael, que não tem a mesma presença e aura de mistério do original. No fim, essas divagações são deixadas de lado, e voltamos mais uma vez pro tradicional showdown entre Laurie e Michael, que aposta na violência, mas que não é particularmente marcante ou satisfatório narrativamente, considerando que este poderia ser o último embate entre os dois.

Halloween Ends / 2022 / David Gordon Green

Satisfação: 4

Categoria: IC

Filmes Parecidos: It - Capítulo 2 (2019) / Cemitério Maldito (2019) / Brinquedo Assassino (2019)

Nenhum comentário: