quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Cultura - Dezembro 2024

19/12 - Teaser de Superman

A 1ª imagem do Superman no filme que supostamente irá marcar um recomeço para a DC é o herói caído no chão e ensanguentado. Não é das entradas mais animadoras...





13/12 - Luigi Mangione

Há alguns meses, deixei o comentário ao lado no meu Instagram após assistir Coringa 2. O "sucesso" de Luigi Mangione (suspeito do assassinato do CEO da UnitedHealthcare) não é surpresa alguma para quem vem observando a reação do público aos inúmeros filmes lançados nos últimos anos com a mensagem "matem os ricos".










8/12 - Skeleton Crew (Episódios 1 e 2)

Boa parte dos problemas que apontei em The Acolyte foram evitados nesta nova série do universo Star Wars que, das produções recentes, é uma das que melhor reproduzem o clima dos filmes de Lucas/Spielberg dos anos 80. Ainda soa como uma imitação ou homenagem, em vez de algo com vida própria, mas pelo menos a série foge do Idealismo Corrompido estilo Stranger Things, onde a homenagem se limita aos elementos visuais/concretos da produção. O fato da série ser protagonizada por crianças talvez tenha ajudado na implementação desse tom mais benevolente, mas vale lembrar que os Star Wars originais, estrelados por adultos, também tinham essa atitude leve. Isso não significa que, esteticamente, já tenha havido uma grande evolução ou que o roteiro evite os vícios das séries de TV modernas. Mas acho que, no caso de Star Wars, essa mudança no Senso de Vida é mais urgente até do que as melhorias puramente técnicas. Tomara que não seja um caso isolado e que isso reflita uma mudança maior dentro da Disney.

4 comentários:

Dood disse...

Sobre o trailer do Superman, um nome me afasta do interesse: James Gunn.

E com esse Tweet abaixo complementa a sua postagem de ficar temeroso com isso:

https://x.com/oTioZero/status/1869791659460067462

Caio Amaral disse...

Essa multidão atacando ele deve ser a mesma que estava ovacionando o Coringa no outro filme, hehe. Expectativa zero que o James Gunn faça algo incrível tb.

Dood disse...

Superman não é produto para James Gunn, James Gunn nem merece o Homem Aranha que é uma personagem com uma acidez, mas que tem os valores parecidos com o Kriptoniano. Pegue os dois primeiros filmes do Raimi, e vendo o histórico dele e comparando com o Gunn em questão de filmografia. Raimi consegue me agradar mais.

Caio Amaral disse...

É, especialmente se a ideia era virar a página, apresentar um caminho novo pro gênero... o James Gunn pra mim é jogar no seguro, seguir o fluxo. Ele transformou o tema do John Williams numa versão rock n' roll... inseriu uns toques populistas... mostrou o Superman fragilizado... o Gunn inclusive disse numa entrevista que o filme não é sobre poder, mas sobre quem Superman é como ser humano. Ou seja.. se alguma coisa mudou, ainda não percebi hehe.