
- Filme começa bem. A introdução antes do título é boa pra apresentar a situação, e a primeira cena da caça sem diálogos é ótima também e super bem dirigida.
- De novo a trilha sonora do 2001: Uma Odisséia no Espaço (que também usaram em Godzilla)? Aqui pelo menos faz mais sentido (lembramos dos macacos do 2001, etc).
- Não simpatizo pelo macaco principal (Caesar), sempre com essa cara de revoltado / injustiçado. O filme parece querer dar mais dignidade a ele do que aos humanos.
- Gosto da trilha sonora. É bem integrada à imagem e enfatiza momentos específicos das cenas, ajudando a narrar o filme.
- Direção também é muito boa. Adoro que não há tantos cortes e que temos tempo de nos sentir dentro de cada ambiente.

- Personagens humanos do filme são distantes e pouco cativantes. No Planeta dos Macacos antigos, Charlton Heston era claramente o herói, e a gente vibrava toda vez que ele demonstrava sua inteligência (os macacos achavam que ele era um animal inferior).
- Um ponto fraco é que não torcemos nem pra um lado nem pro outro direito. Tanto os macacos quanto os humanos têm suas razões, mas nenhum dos lados é extremamente gostável. O filme acaba sendo um conflito sem solução entre 2 grupos distantes.
- SPOILER: Discussão ética do filme é um pouco superficial (a mensagem de que não devemos brigar, de que a guerra é sempre ruim, etc). Mas é legal a mensagem anti-racismo, quando o filme mostra que o que separa as pessoas não é a raça delas, e sim seus valores (Caesar e Malcolm no fim têm muito mais em comum do que Caesar e Koba, que são ambos macacos).
- SPOILER: História fica mais envolvente no final (Malcolm contra o personagem do Gary Oldman, que quer explodir a torre, e a luta entre Caesar e Koba acontecendo ao mesmo tempo). Agora Malcolm e Caesar parecem estar no mesmo time, pois ambos lutam pela paz entre humanos e macacos - no outro time estão Koba e o Gary Oldman, que apesar de lutarem entre si, concordam com a ideia de que humanos e macacos devem entrar em guerra).
CONCLUSÃO: Filme incrivelmente bem realizado, que poderia ter sido melhor se tivesse personagens mais cativantes e se o conflito real (que não é entre humanos e macacos e sim entre pessoas civilizadas e selvagens) tivesse sido estabelecido mais cedo.
(Dawn of the Planet of the Apes / EUA / 2014 / Matt Reeves)
FILMES PARECIDOS: Godzilla (2014), Guerra Mundial Z, Oblivion, Planeta dos Macacos: A Origem.
NOTA: 7.0
Qual o nome da música que toca no posto assim que eles religam a energia?
ResponderExcluirObrigado!
Olá. É "The Weight" da banda The Band.
ResponderExcluirEu gostei do primeiro filme! Vamos ver esse agora. E se tem bons efeitos é sempre bem vindo. Fiquei com medo de Noé, aquelas pedras ridículas. hahahaha
ResponderExcluirSe gostou do primeiro deve gostar desse tb!! Hahah, o problema das pedras do Noé não era nem se elas eram bem ou mal feitas.. A ideia de colocar uns bichos tipo Senhor dos Anéis numa história da Bíblia é que ficou meio cômica..
ResponderExcluir