sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Licorice Pizza

Novo de Paul Thomas Anderson (Magnólia / Boogie Nights), indicado aos Oscars de Melhor Filme, Direção e Roteiro Original, que se passa nos anos 70 e acompanha 2 jovens que se conhecem no colégio e passam por uma série de experiências pessoais e profissionais enquanto decidem se são um casal ou apenas bons amigos. A Califórnia dos anos 70 pode ser vista como um dos protagonistas do filme, que apesar de não ser autobiográfico, é claramente um projeto movido por nostalgia, onde Anderson recria inúmeros aspectos do universo onde cresceu, escalando amigos do meio artístico e familiares para papéis coadjuvantes (parece que desde Roma se tornou moda diretores famosos fazerem filmes de nostalgia pessoal — além de Belfast, de Kenneth Branagh, o próximo de Spielberg, The Fabelmans, também será baseado em sua infância). O grande problema de Licorice Pizza é a falta de história... Depois da primeira hora, o roteiro começa a se perder em uma série de sketches aleatórios que fogem demais da narrativa central, se tornando um pouco arrastado. Mas Anderson é sempre tão original, talentoso e imprevisível, que mesmo suas divagações são cheias de riquezas. Não é um filme pra todos os gostos, mas fãs de cinema e pessoas saudosistas em relação à época terão bastante pra aproveitar.

Licorice Pizza / 2021 / Paul Thomas Anderson

Nível de Satisfação: 6

Categoria A/D: Idealismo tombando pro Naturalismo e pro cinema de autor

Filmes Parecidos: Era uma Vez em Hollywood (2019) / Belfast (2021) / A Primeira Noite de um Homem (1967) / American Graffiti (1973)

4 comentários:

Leonardo disse...

Oi, Caio.

Estou a sentir falta das suas críticas dos lançamentos recentes. Como eu estou com a minha agenda quase completamente comprometida com trabalho, são escassas as janelas para ir ao cinema. Então eu tenho esperado pelas suas críticas para decidir se vale a pena ver este ou aquele filme, ou esperar outras janelas futuras...

Caio Amaral disse...

Tudo bem Leonardo? Nessas últimas 2 semanas eu praticamente não vi lançamentos pois estava focado em outras coisas.. Se bem que o único filme que eu não vi, dos que eu teria visto na rotina normal, foi o Morte no Nilo.. vou ver se ainda pego ele no cinema! De qualquer forma pode ser que durante um período eu entre naquele "modo econômico" de só postar as notas/categorias.. que nem fiz com o Batman agora.. mas se alguém quiser saber mais detalhes eu posso sempre discutir nos comentários.. abs!

Leonardo disse...

Tudo bom, Caio?

Imaginei mesmo que estivesse no “modo econômico”. Claro que os textos não apenas são sempre bem-vindos como necessários para mim. Mas o nível de satisfação, a categoria e filmes parecidos já são bastante para eu ter uma idéia do panorama geral. Os filmes hoje em dia têm sido tão parecidos que às vezes tenho impressão de não perder muita coisa quando deixo de ver este ou aquele. Pensava isto de Matrix Resurrections, mas sua avaliação do filme fez eu apostar e me surpreender. Agora no caso deste novo Batman, eu já estava entediado em 1 minuto de trailer. Não sei se meu organismo aguentaria tanta cafeína para todas as 3 horas. Que bom que parece que eu tenho mais a ganhar desta vez se eu “fechar a janela”.

Caio Amaral disse...

Legal, valeu pelo interesse Leo.. Resolvi comentar o Batman pois estava com umas coisas entaladas na garganta, kkk.