segunda-feira, 17 de abril de 2023

Extras - Abril 2023

Mistério em Paris (Murder Mystery 2 / 2023 / Jeremy Garelick)

Satisfação: 4

Categoria: I-

Filmes Parecidos: Mistério no Mediterrâneo (2019) / A Missy Errada (2020) / Cidade Perdida (2022) / Uma Noite Fora de Série (2010)


Tetris (2023 / Jon S. Baird)

Satisfação: 6

Categoria: IC

Filmes Parecidos: A Grande Aposta (2015) / Cães de Guerra (2016) / Fome de Poder (2016)

7 comentários:

yan disse...

Boa tarde Caio, recentemente eu entrei na faculdade e estou cursando produção audiovisual, um curso que passa por diversas áreas que eu me interesso muito e pretendo trabalhar nelas no futuro. Ainda estamos mais nas aulas com parte teórica e justamente por isso queria te pedir umas indicações de livros que falem sobre cinema (e até arte em geral) que vc considere fundamentais. Dei uma leve pesquisada no google, vi que alguns são muito falados e já comprei o A Arte do Cinema do David Bordwell. Também queria saber como faço pra comprar o seu livro sobre idealismo caso ainda tenham tiragens disponíveis.

Abs

Caio Amaral disse...

Que legal Yan.. Tirando a época que estudei nos EUA, eu nunca tive uma educação muito formal em cinema; sempre fui lendo mais o que me despertava o interesse.. então tem muitos livros considerados fundamentais que eu mesmo não li. O do Bordwell é sempre um dos mais recomendados mesmo (não li, mas tenho curiosidade).. dá pra citar tb o Making Movies do Sidney Lumet, Num Piscar de Olhos do Walter Murch (mto legal sobre edição), o Sobre Direção de Cinema do David Mamet.

É sempre válido pegar algum livro de história do cinema tb.. pra ter aquela linha do tempo desde a invenção do cinema, passando por todos os movimentos, até chegar no cinema contemporâneo (o que eu li pessoalmente chama "A Short History of Movies" do Gerald Mast e Bruce F. Kawin - mas tem vários nessa categoria).

Agora meus favoritos pra ler costumam ser os de entrevistas com grandes diretores.. o mais clássico é o Hitchcock/Truffaut.. mas li outros que me marcaram tb, que são basicamente compilações de entrevistas.. tem com Kubrick, Spielberg, Scorsese, e às vezes esses ensinam coisas mais importantes que os livros teóricos.

Dos livros teóricos sobre roteiro, o Story do Robert McKee pra mim ainda é a principal referência..

Uma forma legal de aprender mais sobre cinema é através de documentários também.. aquele ótimo Visions of Light (1992) sobre fotografia.. o A Personal Journey Through American Movies, do Scorsese..

E se vc curte minha abordagem, claro que indico tb o The Romantic Manifesto da Ayn Rand (se ainda não leu) pra ter aquela visão mais ampla de arte, que vai te ajudar a integrar tudo o que vc aprender depois.

O meu livro tem na Amazon no formato e-book, mas se quiser um físico me escreve no caiorodriguesamaral@gmail.com que a gente combina. abs!

yan disse...

Anotei aqui todas as recomendações e vou te mandar um email sobre o livro físico, obrigado

Também queria te perguntar onde vc geralmente assiste os filmes mais fora de circuito, que não estejam disponíveis nem em streaming nem em dvd. Alguns das vanguardas dos anos 20 são fáceis de achar no youtube por causa do domínio público, mas filmes de movimentos a partir dos anos 60 são mais complicaods de se achar (ainda mais legendados e com boa qualidade).

Eu de vez em quando procuro no torrent mas ainda assim tem o problema das legendas... Enfim, por enquanto essas indicações suas já vão me ajudar a ter um norte por onde seguir e estudar primeiro, muito obrigado!

Caio Amaral disse...

Olha, quando o filme é desses que não existem pra alugar, nem pra ver no streaming, eu apelo pro Torrent mesmo. Meus conflitos éticos vão até produções mais recentes que ainda pretendem lucrar, que estão disponíveis em algum lugar etc. E Torrent costuma sempre vir com legenda em inglês né, mas se vc tem dificuldade pra ler, fica meio difícil achar legendas em português pra clássicos menos conhecido. Ainda mais agora que fecharam aquele site Legendas TV que parecia ser o melhor.

Anônimo disse...

O https://www.opensubtitles.org/ opensubtitles ponto org (caso o google apague o endereço do site) é considerado o melhor e tem em todos os idiomas, incluso pt-br, desde o começo dos anos 2000

yan disse...

Olá Caio, boa noite, consegui apenas hoje pegar o seu livro, ainda não consegui lermas dei uma folheada e a edição ta muito bonita. Adorei a capa e o filme fotográfico que veio de brinde rs

Enfim, queria te contar um relato pessoal. Eu achava que entraria na faculdade e me sentiria super desfalcado, que não seria 'cinéfilo' o suficiente perante a galera, mas eu descobri que é justamente ao contrário. Segui alguns meninos da minha sala no letterboxd e pra minha surpresa a maioria dos filmes que eles assistem são dos anos 80 pra frente e apenas produções mais famosinhas (tanto de blockbuster quanto de filmes da netflix). Por outro lado eu tenho um professor que é bem cinéfilo mas até agora tudo que ele indica é mais voltado ao cinema europeu e asiático, os poucos americanos são mais experimentais e pós nova hollywood. Eu não vejo problema nenhum nisso até pq eu gosto de descobrir novos filmes/diretores desconhecidos, mas é meio frustrante até agora não ter ouvido falar uma vez se quer do Hitchcock, Billy Wilder, Howard Hawks, Mankiewicz e outros. Além de que os únicos filmes americanos da hollywood mais clássica comentados foram cidadão kane e 2001.

Pelo menos com toda essa experiência sei que mais do que nunca tenho que ir atrás dos meus próprios filmes e indicações pra poder ter minhas referências.

Caio Amaral disse...

Legal Yan..! Não só vc não começa desfalcado, como vc já entra mais imune a certas ideias desses professores.. que vão sempre exaltar os cineastas europeus/asiáticos dos anos 50, 60, 70, vão menosprezar o entretenimento americano, e tentar te puxar pro lado deles, ou no mínimo te deixar inseguro/agnóstico em questões estéticas, como falo no texto do "Guilty Boredom".

Dos EUA, eles geralmente vão falar bem dos diretores independentes.. John Cassavettes é sempre um favorito.. filmes da Nova Hollywood por causa da influência da nouvelle vague.. Orson Welles e Kubrick são respeitados pois eram disruptivos, outsiders. Scorsese e Coppola também passam no teste pois tinham um olhar crítico à cultura americana, apesar da popularidade.. Daí tem uns diretores mais comerciais / clássicos como Hitchcock, John Ford, Nicholas Ray, que também são elogiados, por causa do aval dado pelos críticos da Cahiers du Cinéma.. o importante é os franceses terem aprovado! rs. Hoje deve ter tb uma ênfase maior dada às cineastas mulheres.. Enfim, as listas da Sight & Sound resumem bem o que os professores esperam que vc conheça e respeite:

https://www.bfi.org.uk/sight-and-sound/greatest-films-all-time

Se vc olhar nesse ranking, vai achar filmes de fato bons, clássicos americanos como Cantando na Chuva.. os intelectuais minimamente honestos não vão ignorar esses filmes.. o "pulo do gato" é a equivalência feita quando eles colocam um Hitchcock lado a lado com um Godard, um Satyajit Ray, um De Sica.. dando um falso ar de sensatez e "equilíbrio" pra essa visão.. tipo: "uns comem arroz com feijão, outros preferem terra, outros comem gente, outros veneno.. não podemos julgar uma dieta como superior à outra", rss. Se a pessoa absorver isso, mais da metade do trabalho já está feito.

Legal que chegou o livro aí.. o filme é um marcador de página personalizado, hehe. abs.