sábado, 8 de abril de 2023

Super Mario Bros. - O Filme


The Super Mario Bros. Movie / 2023 / Aaron Horvath, Michael Jelenic

Satisfação: 4

Categoria: I-

Filmes Parecidos: Minions 2: A Origem de Gru (2022) / Sonic: O Filme (2020) / Trolls (2016)

13 comentários:

Anônimo disse...

Assisti hoje numa sessão feita para crianças autistas, com meu filho. De fato, a história é bem clichê, mas não chega a ser irritante. Ao menos não é uma bagunça total como o filme do Sonic. Os temas, claro, parecem todos derivados de histórias anteriores, o universo paralelo remonta às histórias de Alice, e Mario, no fundo, é um Popeye que come cogumelos em vez de espinafre. Aliás, no início do filme havia até um Brutus genérico que irritava o protagonista, mas depois sumiu.

Pedro.

Caio Amaral disse...

Legal Pedro, não sabia que tinha filho.. Acho que a proposta de Mario foi ser isso mesmo.. algo não muito memorável, mas que irrita o mínimo possível de pessoas, rs. E em termos de business funcionou..!

Anônimo disse...

Funcionou, realmente, agora há pouco vi na internet que superou o Frozen em bilheteria.

Pedro.

Anônimo disse...

E talvez o público esteja mais em busca de filmes mais leves e alegres, depois desses anos tão terríveis da pandemia. O estilo de filmes recentes da Disney/Pixar que querem profundos tentando arrancar lágrimas dos espectadores já não se mostra atraente. Todos nós tivemos motivos de choro de sobra na vida real.

Pedro

Caio Amaral disse...

Oi Pedro. Pode ser que pais com crianças não estejam muito no clima pra coisas mais tristes agora mesmo.. Porém esses filmes coloridos e divertidinhos pra família sempre tiveram muito público.. coisas como Minions, Meu Malvado Favorito, Sonic, foram hits até em anos pré-pandemia. Imagina então um Mário, que além de ser uma diversão adequada pra crianças, é um dos maiores ícones da geração dos pais delas tb..

Anônimo disse...

Parece que a Nintendo e o criador do jogo, Shigeru Miyamoto, não quiseram que o filme se distanciasse da simplicidade do material de origem, talvez por receio do enorme fracasso que foi o filme do Bob Hoskins.

Super Mario se tornou o mais recente pivô da polêmica da diferença de opinião entre críticos e o público. Isso nem seria assunto, exceto pelos padrões de muitos críticos às vezes parecerem estranhos e duplos. Operação Big Hero, com 90% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, enquanto Super Mario tem 58%, é superior em que? Só porque tem selo da Marvel?

Pedro.

Caio Amaral disse...

Eu não teria nada contra simplicidade em termos de trama, desenvolvimento de personagem.. mas "simplicidade" no que diz respeito a criatividade, execução, isso nunca acho vantagem.

As necessidades da crítica e do público sempre divergiram em alguns pontos.. O público não se incomoda com a ausência de profundidade, de temas mais "humanos" na história, desde que ela sirva como uma boa distração (talvez os toques naturalistas de Big Hero seja o que tenha conquistado mais a crítica). Mas hoje, se eu tivesse que dizer quem é o menos pior nas opiniões médias.. público ou crítica.. votaria nulo.

Anônimo disse...

É, pode ser que a crítica que considerado Operação Big Hero como mais naturalista e por isso melhor... pessoalmente, o acho pior que o Mario, tinha furos de roteiro mais gritantes e um excesso de personagens inúteis, basicamente todo mundo menos Baymax, Hiro, e talvez o vilão que pelo menos justificava um pouco a continuidade da hstória.

Pedro.

Caio Amaral disse...

Se tivesse que rever 1.. provavelmente preferiria o Super Mario também.. pode não ser muito mais sofisticado em termos de roteiro, mas pelo menos tem personagens e uma linha de ação mais agradáveis de acompanhar..

Anônimo disse...

Vi algumas cenas do filme de 1993 e acho que não tinha mesmo como dar certo. Sem entrar no mérito do roteiro, era visualmente feio e distante demais do material de origem para atrair crianças ou fãs. Mario só poderia ser um desenho, seja 2D ou CGI, não um filme live-action, pelo menos não há 30 anos.
E a julgar por algumas matérias na internet, a história da produção caótica do filme de 1993, com rumores de que Hoskins e Leguizamo se embebedavam no set e de que ninguém parecia se entender, provavelmente daria um filme melhor que aquilo foi levado aos cinemas.
http://grantland.com/features/the-strange-case-super-mario-bros-movie/
Pedro.

Caio Amaral disse...

Eu sempre achei que é mais uma questão de como é feito.. coisas como Tartarugas Ninja ou Os Flintstones também são desafiadoras de adaptar pra live-action, mas os filmes dos anos 90 foram bem de bilheteria.. Esses diretores do Super Mario acho que teriam feito um filme péssimo até em 2D pelo pouco que sei sobre eles, hehe.

Anônimo disse...

Sim, provavelmente, dado o rumo que o filme tomou. No inicio da produção, o roteiro se ambientava num universo mais parecido com o do jogo, mas foi descartado em prol de algo mais sombrio, imitando o tom dos filmes de Tim Burton.
https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Script/SuperMarioBros1991

Pedro.

Caio Amaral disse...

É engraçado que nos anos 80/90, quando um filme resolvia inventar de dar um tom sombrio pra algo não-sombrio originalmente (ou no imaginário popular), ele tendia a fracassar - tipo O Mundo Fantástico de Oz (1985). Depois virou o contrário..