quarta-feira, 29 de setembro de 2021

O Menino que Matou Meus Pais / A Menina que Matou os Pais

Tirando Cartas de Iwo Jima / A Conquista da Honra, não lembro de ter visto nenhum outro projeto desse tipo, onde 2 filmes são lançados contando a mesma história de 2 pontos de vista diferentes. A ideia de unir isso a uma história de "true crime" me pareceu ótima desde que li sobre a produção, e me fez pensar que o Brasil pudesse estar finalmente aprendendo a fazer cinema comercial, a pensar em premissas interessantes que atraem o público organicamente. Infelizmente a execução não é tão boa quanto a proposta — a direção, as atuações, o roteiro, tudo parece meio simplório e pobre artisticamente... O fato dos filmes não terem uma ordem específica para serem vistos, e não haver uma interpretação oficial da história, também deixa tudo um pouco subjetivo e insatisfatório em termos de narrativa (talvez eu tivesse preferido um formato como o do francês Bem Me Quer, Mal Me Quer de 2002, que é "rebobinado" na metade pra recontar a mesma história de outro ponto de vista, mas tudo ocorrendo dentro do mesmo filme). Além disso, mesmo após ver os 2 filmes, o crime ainda não fez sentido pra mim psicologicamente. Parecem 2 versões incompletas e distorcidas da história, dando a impressão que os próprios cineastas não tinham uma compreensão profunda das motivações dos assassinos, e por isso só conseguiram entregar caricaturas para o público; personagens que de uma hora pra outra se tornam maléficos e cometem um ato incompreensível, desproporcional, que não condiz com suas personalidades e com o contexto geral de suas vidas (algo bem diferente do documentário sobre a Elize Matsunaga, que pinta um quadro muito claro e convincente da situação). O que acaba sustentando o filme no fim é o fato de ser um crime real, chocante, e a curiosidade natural do público de saber como tudo ocorreu. Como cinema não tenho muito a elogiar, mas pra quem tem interesse no aspecto mais documental do caso, pode ser um programa interessante.

O Menino que Matou Meus Pais, A Menina que Matou os Pais / 2021 / Mauricio Eça

Nível de Satisfação: 4

Categoria C: Entretenimento com valores negativos e problemas estéticos.

Nenhum comentário: