sábado, 17 de dezembro de 2022

Diário - Dezembro 2022

17/12 - Já assisti Avatar: O Caminho da Água mas não postei nada ainda pois estou pensando se assisto uma 2ª vez antes de comentar... Além disso, percebi que vou ter que mudar um pouco o método de gravar vídeos, pois tenho achado difícil fazer comentários mais elaborados sem ter um roteiro ou um outline no mínimo pra seguir. Estava achando que eu conseguiria simplesmente apertar REC e falar espontaneamente, mas já vi que não vai funcionar, a não ser que os vídeos sejam sempre muito curtos e superficiais.

4 comentários:

Leonardo disse...

Olá, Caio.

Primeiramente sobre os vídeos. Eu acho tua habilidade de comunicação de idéias excelente. Porém, é possível notar alteração respiratória nestes teus vídeos mais recentes, o que indica pra mim um pouco de nervosismo, desconforto ou excesso de preocupação com o conteúdo de sua fala - como alguém que precisa de tempo para parar, pensar, elaborar com cuidado para então falar. Quem sabe o roteiro lhe traga mesmo mais segurança e confiança. Daria até para misturar os dois formatos: faz uns bullet points, liga a câmera, elabora livremente uma “versão estendida” e depois edita as melhores partes para a “versão de cinema”.

Quanto ao Avatar 2. Cheguei da sessão agora e lembrei de nossa conversa sobre o West Side Story do Spielberg: “será que eu fiquei louco por ser o único que não gostou? preciso ver uma 2ª vez para ter certeza”. Desconheço se é teu caso também, mas eu me decepcionei bastante. Senti que é mais um filme de estúdio do que do James Cameron e que talvez ele não quisesse fazer tantas sequências assim, pois confio no talento dele como diretor e contador de histórias. Estruturalmente é uma bagunça, sem um protagonista claro, sem um vilão forte, ações que levam à lugar nenhum, cenas que claramente foram cortadas e vão para a versão estendida, o incidente incitante acontece umas 2 vezes em lugares errados: primeiro cedo demais e depois tarde demais, o que deixa todo mundo passivo, sem motivação em uma barriga lá no meio do filme que deveria estar no começo. Conceitos que eu duvido que foi o James Cameron que imaginou e que o estúdio largou lá pra ver se funciona com o público para repetir nas sequências. Tecnologia dos humanos que foi criada com a intenção de ir para a adaptação de videogame e que não faz muito sentido no filme. Subtramas que são elaboradas com atenção e depois abandonadas com total descaso. Enfim…. não sei quem é o/a CEO da Disney/Fox agora, mas a sensação que eu tive no final de Avatar 2 é que o nome desta pessoa deveria estar nos créditos de direção.

Caio Amaral disse...

Oi Leonardo, minha reação foi mais ou menos esse estranhamento pós West Side Story mesmo hehe.. só não tenho dados sobre os bastidores pra dizer o quanto o estúdio interferiu, o quanto o Cameron tinha controle total, etc. Mas em breve deixo minhas impressões..!

Quanto aos vídeos.. não tinha notado isso da respiração, mas realmente, acho difícil me expressar dessa forma, pois se esqueço de incluir alguma observação, se algum tópico surge na ordem errada, se uso um termo duvidoso.. eu quero parar e regravar.. acho difícil desencanar e postar do jeito que está. Então quem sabe um outline/roteiro resolva isso!

Unknown disse...

É sempre bom um roteiro para você se guiar no que vai falar, geralmente quando faço vídeos tenho que deixar ao menos uma anotação e me recordo de ter esquecido alguma coisa.

Caio Amaral disse...

É.. eu precisaria ter 2 cérebros pra elaborar o conteúdo & me preocupar com a entrega ao mesmo tempo hehe.