sexta-feira, 8 de março de 2024

Garra de Ferro

Este é um filme que se sustenta totalmente no fato dele ter sido baseado em uma história real. Se fosse uma história inventada por um roteirista, todo mundo sairia da sala se perguntando qual o sentido de assistir a esses eventos. Zac Efron interpreta o mais velho de 4 irmãos numa família com um longo histórico na luta livre. O pai se relaciona com os filhos como um coach durão, e seu sonho é trazer pra família o primeiro título de campeão mundial. Mas não se trata de um filme de esporte desses onde há um campeonato específico, um desafio iminente que dê um foco pra trama. É uma narrativa semi-Naturalista onde o protagonista é bastante passivo a maior parte do tempo. Vemos ele passando por uma série de conflitos, frustrações, iniciando um romance, e até a 1h20 de filme você não sabe exatamente pra onde tudo está caminhando — se será uma história de sucesso, um filme trágico (especialmente se você não conhece a história dos Von Erich e não leu a sinopse). Só quando começa a acontecer uma série de acidentes na família que você entende o propósito do longa: a família real foi marcada por tragédias, e é por isso que fizeram um filme sobre ela. O problema é que não há um significado maior por trás desses acidentes — ou pelo menos o filme não consegue encontrar o significado. Se tudo fosse consequência da ambição desenfreada do pai, da educação que ele deu aos filhos, poderíamos ter uma história satisfatória estilo Eu, Tonya. Mas aqui, parece uma enorme coincidência tudo o que aconteceu. Não há lição a ser tirada.

O tom do filme é compatível com o tipo de história que faz uma crítica ao "sonho americano", mas as circunstâncias dos acidentes são tão aleatórias que nem mesmo a América serve como vilã. Tudo acaba se resumindo à "maldição dos Von Erich", à ideia de uma família extremamente azarada — um caso interessante pra uma matéria de jornal, mas nem tanto pra um filme, que precisaria de algo mais, de uma resposta pro "e daí?" que nos perguntamos inevitavelmente no final. (Se a história de O Resgate do Soldado Ryan fosse só sobre uma mãe que perde 3 dos 4 filhos numa guerra, e o filme acabasse na cena da mãe na varanda recebendo a notícia, a tragédia em si ainda não geraria um bom filme; é o que é feito a partir da tragédia que traz significado pra história.)

O filme não é desagradável de assistir pois a dinâmica entre os irmãos é atraente, há fragmentos de uma história de ascensão profissional no meio de tudo, e a luta livre não tem o aspecto violento que torna filmes sobre boxe às vezes indigestos. Zac Efron vem sendo elogiado e realmente está convincente nesse modo bronco, mas não acho que ele demonstre mais talento aqui do que ele demonstrou em High School Musical, por exemplo a questão é que pra muita gente, atores como ele só parecem realmente esforçados quando sacrificam a beleza em nome do papel.

The Iron Claw / 2023 / Sean Durkin

Satisfação: 6

Categoria: Idealismo Corrompido

Filmes Parecidos:  Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (2014) / Cassandro (2023) / O Lutador (2008) / Eu, Tonya (2017)

Nenhum comentário: