domingo, 12 de junho de 2022

Teal Swan: A Influencer Espiritual

The Deep End poster Teal Swan
Minissérie documental de 4 episódios sobre Teal Swan, a guia espiritual controversa que faz sucesso no YouTube e que já mencionei aqui uma vez. Pra quem se interessa por polêmicas envolvendo cultos, ideologias e religiões alternativas, a história de Teal é um prato cheio, e está passando por um momento crítico agora, justamente por causa deste lançamento da Hulu. Teal permitiu que um time de documentaristas convivesse em seu círculo íntimo por 3 anos, acreditando que o documentário serviria pra mostrar o lado positivo de seu trabalho e dar fim a uma série de acusações e suspeitas das quais ela vinha sendo alvo. Mas o tiro saiu pela culatra, pois o documentário se tornou mais um ataque contra ela — um caso de traição mais ou menos como o de Martin Bashir em Living with Michael Jackson. Pra se defender, Teal postou uma série de vídeos em seu canal tentando desmascarar cada um dos episódios, mostrando como através de truques de edição o diretor distorceu a realidade pra fazê-la parecer uma mulher totalmente diferente do que é. Além disso, ela está iniciando uma campanha pra tentar fazer os cineastas liberarem o material bruto, pra que todos possam ver a verdade do que aconteceu naquele período, sem manipulação. O curioso é que muito do que ela diz faz sentido, e o documentário parece de fato usar táticas desonestas. O que não quer dizer que ela seja inocente de todas as acusações também — por mais que o conteúdo tenha sido embaralhado e distorcido pra efeito dramático, há coisas que Teal faz diante das câmeras, sem cortes, que já bastam pra fazer o público suspeitar de sua honestidade e equilíbrio emocional (sem falar de outros conteúdos disponíveis no YouTube, como o relato de sua amiga de infância Diana Hansen Ribera, ou a entrevista hipnotizante de 2 horas com a própria Teal, onde ela responde perguntas envolvendo seu passado, e faz diversas alegações inacreditáveis — tanto no sentido de "impressionantes" quanto no sentido de "difíceis de acreditar").

Então é um daqueles quebra-cabeças envolventes, pois Teal está tentando invalidar o documentário, quando muito do que ele sugere parece real, e o documentário está tentando invalidar Teal, mas sendo manipulativo e ocultando parte da verdade. A chave pro enigma talvez esteja num vídeo que a própria Teal postou recentemente no YouTube, onde ela fala sobre Dicotomias e o perigo de querermos enxergar a vida em preto e branco — pessoas como sendo totalmente boas, ou totalmente más. Teal é uma dessas personalidades poderosas cuja inteligência flerta com a loucura, mas embora seja perigoso ignorar sua "sombra", é um equívoco também concluir que isso invalida todos os seus ensinamentos.

The Deep End / 2022 / Jon Kasbe

Satisfação: 7

Filmes Parecidos: Going Clear: Scientology and the Prison of Belief (2015) / Leaving Neverland (2019) / O Mestre (2012) / An Honest Liar (2014)

Nenhum comentário: