domingo, 30 de abril de 2023
Renfield - Dando o Sangue Pelo Chefe
terça-feira, 25 de abril de 2023
A Morte do Demônio: A Ascensão
Evil Dead Rise / 2023 / Lee Cronin
Satisfação: 5
Categoria: I-
Filmes Parecidos: A Morte do Demônio (2013) / Sorria (2022) / Cabana do Inferno (2002) / Arraste-Me Para o Inferno (2009) / Maligno (2021) / Terrifier 2 (2022)
domingo, 23 de abril de 2023
Beau Tem Medo
Beau Is Afraid / 2023 / Ari Aster
Satisfação: 5
Categoria: NI
Filmes Parecidos: Babilônia (2022) / Mãe! (2017) / Ruído Branco (2022) / Annette (2021) / Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades (2022) / O Homem Duplicado (2013) / Sinédoque, Nova York (2008)
sexta-feira, 21 de abril de 2023
Suzume
segunda-feira, 17 de abril de 2023
Extras - Abril 2023
Mistério em Paris (Murder Mystery 2 / 2023 / Jeremy Garelick)
Satisfação: 4
Categoria: I-
Filmes Parecidos: Mistério no Mediterrâneo (2019) / A Missy Errada (2020) / Cidade Perdida (2022) / Uma Noite Fora de Série (2010)
Satisfação: 6
Categoria: IC
Filmes Parecidos: A Grande Aposta (2015) / Cães de Guerra (2016) / Fome de Poder (2016)
quarta-feira, 12 de abril de 2023
Air: A História Por Trás do Logo
Air / 2023 / Ben Affleck
Satisfação: 9
Categoria: I
Filmes Parecidos: Ford vs. Ferrari (2019) / King Richard (2021) / Jobs (2013) / Arremesso Final (2020)
segunda-feira, 10 de abril de 2023
Idealismo e a Teoria dos Arquétipos
Tentando estabelecer os princípios por trás de personagens memoráveis do cinema e das histórias que inspiram o público, uma peça crucial do quebra-cabeça que sempre faltou e que até agora eu não tinha tentado encaixar na teoria Idealista tem a ver com o conceito de Arquétipos.Esta não é uma teoria minha, claro (e talvez pros meus estudos ela possa ser levemente adaptada; alguns nomes de Arquétipos ajustados etc.) mas é um conceito amplamente conhecido e muito usado no mundo do entretenimento, então acho importante tentar mostrar como a teoria dos Arquétipos se encaixa na macroestrutura da teoria Idealista (pra este texto, usei como referência o livro "What Stories Are You Living?" da Carol S. Pearson, co-autora de "O Herói e o Fora da Lei").
Na tradição do Formalismo, a arte busca reorganizar a realidade para servir às necessidades e interesses do espectador. O artista não apresenta a realidade crua, mas uma realidade adaptada à mente humana. E assim como certas combinações de notas musicais ou de cores são percebidas como mais harmoniosas pelos nossos sentidos e por nossas mentes, certas combinações de traços de personalidade também são mais atraentes do que outras para o observador (ainda que na natureza bruta todo tipo de desarmonia possa existir). Arquétipos seriam como acordes musicais ou esquemas de cor — uma combinação de traços de personalidade que ao longo dos séculos já se provaram atraentes e significativos para a experiência humana.
- O Idealista: Precisa se manter positivo, persistir, e se manter fiel aos seus valores pessoais e aspirações. Encontra significado na esperança em algo ou alguém. Procura notar o que é bom e virtuoso no mundo, e mantém viva a inocência da criança. (Também conhecido como: Inocente. Não confundir com o termo "Idealismo" que uso no contexto da teoria cinematográfica)
- O Realista: Precisa encarar fatos que muitos preferem não ver, e achar maneiras práticas de lidar com eles. Encontra significado realizando tarefas comuns e apreciando a vida como ela é. É resiliente, despretensioso, aceita que a vida é muitas vezes cruel e injusta. Dá apoio a pessoas que viveram suas dificuldades, e evita perder tempo com sonhos impossíveis. (Também conhecido como: Órfão / Cara Comum)
- O Guerreiro: Precisa ter coragem para defender seus valores e proteger os outros. Encontra significado tendo força para competir, vencer, persistir em busca de metas difíceis, resgatar e defender pessoas em perigo. Encara seus oponentes com habilidade e vigor, e supera seus medos e dores para ser vitorioso. (Também conhecido como: Herói)
- O Cuidador: Precisa cuidar dos outros mesmo quando isso exige colocar suas necessidades em segundo lugar. Encontra significado no serviço, na generosidade, em realizar as funções de cuidados que uma comunidade precisa para florescer. Tem sua compaixão e espírito caridoso despertados quando vê pobreza, sofrimento e outras dificuldades.
- O Explorador: Precisa deixar uma situação negativa ou entediante em busca de algo melhor. Encontra significado saindo atrás daquilo que lhe desperta o interesse, e na emoção da descoberta. É independente e se recusa a viver uma vida convencional. Deseja encontrar uma identidade autêntica e testar os limites do que é possível.
- O Amante: Precisa enfrentar o medo de ser vulnerável para atingir intimidade com os outros. Encontra significado no prazer da união e na interdependência. Enxerga na dedicação às coisas que ama — parceiros, amigos, atividades, animais, objetos e lugares belos — o caminho para uma vida plena e abundante.
- O Revolucionário: Precisa mudar radicalmente sua vida, crenças ou uma situação. Encontra significado rejeitando as coisas como elas eram em nome de algo novo e melhor. É um não-conformista que desafia as regras e o status-quo. É guiado por uma visão de um mundo melhor, que contrasta drasticamente com a visão da sociedade atual e das pessoas no poder. (Também conhecido como: Fora da Lei / Rebelde)
- O Criador: Precisa inovar, criar ou inventar algo novo. Encontra significado expressando uma visão pessoal em uma forma artística tangível que provoque inspiração. É imaginativo, faz conexões entre ideias que parecem contra-intuitivas, e enxerga a vida como um material bruto que deve ser transformado em algo maravilhoso.
- O Mago: Precisa transformar pessoas e situações. Faz sonhos se tornarem realidade acessando as leis menos conhecidas do universo. Acredita que tudo no mundo é interconectado, e que a mente tem o poder de transformar o ordinário em extraordinário.
- O Sábio: Precisa pensar profundamente e buscar respostas para enigmas difíceis. Encontra significado descobrindo e compartilhando verdades verificáveis através de algum processo de análise racional. É curioso, ama aprender, solucionar problemas, discutir seus conhecimentos com amigos, e instruir aqueles que sabem menos.
- O Governante: Precisa reivindicar sua autoridade e tomar controle sobre uma situação. Encontra significado servindo às pessoas através de sua liderança. Deseja estar no comando e exercitar seu poder, especialmente quando nota que as inaptidões dos outros podem levar uma situação ao caos.
- O Brincalhão: Precisa relaxar e aproveitar a vida ao máximo. Encontra significado alegrando os outros e ajudando pessoas a viverem o aqui e o agora, sem se preocuparem demais com o passado e o futuro. É livre, irreverente, gosta de provocar risos. Encontra possibilidades para o prazer em qualquer situação, e maneiras espertas de contornar problemas. (Também conhecido como: Bobo da Corte)
- O Idealista: Ingenuidade quanto às dificuldades do mundo real. Visão simplista de como as coisas deveriam ser. Se tornar puritano, crítico, desiludido com o mundo e com os outros. Não ter empatia com aqueles vistos como maus.
- O Realista: Abandonar sonhos por medo de se decepcionar. Ignorar oportunidades que parecem boas demais para serem verdade, mas que seriam viáveis com um pouco mais de otimismo. Se tornar cínico, pessimista, reclamar constantemente, e se identificar como vítima.
- O Guerreiro: Enxergar tudo como uma batalha, o mundo como um lugar hostil, e todas as pessoas como adversários a serem derrotados. Se tornar impiedoso, insensível, arrogante, obcecado com sempre vencer, e adotar um estoicismo autodestrutivo.
- O Cuidador: Se martirizar / sacrificar pelos outros, levando ao "burnout" e a sentimentos de amargura e ressentimento. Viver culpado por pensar nas próprias necessidades, ou por não conseguir ajudar os outros o bastante. Se tornar co-dependente e controlador.
- O Explorador: Se tornar incapaz de assumir compromissos e criar vínculos. Vagar sem rumo apenas para fugir de papéis restritivos. Decepção crônica. Se sentir solitário, alienado da sociedade por se distanciar demais das convenções. Perder oportunidades de relacionamentos, trabalhos, por estar sempre indo atrás de algo novo e mantendo o horizonte livre.
- O Amante: Mergulhar de forma cega e descuidada em relações. Se desiludir quando suas expectativas românticas são frustradas. Se tornar viciado em romance e sexo. Seduzir e objetificar os outros. Sacrificar sua autenticidade e perder sua individualidade na tentativa de se fundir com o outro.
- O Revolucionário: Se tornar um rebelde sem causa. Agir de forma revoltada sem propósitos construtivos e estratégias de como melhorar a situação. Se tornar negativo, crítico em relação a tudo. Provocar caos e destruição.
- O Criador: Perfeccionismo improdutivo, autocrítica exagerada. Sacrificar originalidade e integridade artística em nome de pressões financeiras ou do desejo de agradar. Se tornar auto-indulgente, abandonar a ética e ceder ao estrelismo em busca de suas realizações.
- O Mago: Não saber distinguir realidade de imaginação. Acreditar em fantasias e ilusões. Assumir mais tarefas do que tem poder de lidar. Usar poderes para o mal. Se tornar manipulador, charlatão, ou adquirir comportamento de gurus e líderes de cultos.
- O Sábio: Se tornar dogmático, impraticável. Racionalismo que restringe a imaginação e cega para verdades mais profundas. Chegar a conclusões precipitadas por não saber lidar com incertezas. Perder empatia e se desconectar de sentimentos.
- O Governante: Se tornar rígido, autoritário, obcecado por controle. Abuso de poder (para obter vantagens e eliminar adversários). Se tornar arrogante, elitista, se preocupar demais com imagem e status, e deixar de cumprir responsabilidades maiores.
- O Brincalhão: Se tornar hedonista, irresponsável, preguiçoso. Não medir as consequências de suas diversões. Ceder aos vícios. Usar humor pra mascarar ansiedade e depressão. Ser debochado e cruel com suas piadas, gerando inimigos.
Ao longo do livro, há vários personagens do cinema que uso frequentemente como modelos, e todos eles se encaixam em um ou mais arquétipos. Indiana Jones é um Explorador, Sigourney Weaver em Aliens é uma Guerreira, Macaulay Culkin em Esqueceram de Mim é um Brincalhão, assim como Ferris Bueller em Curtindo a Vida Adoidado e Whoopi Goldberg em Mudança de Hábito. Maria de A Noviça Rebelde é uma Idealista e Cuidadora, Rose de Titanic é uma Amante. Já no caso de vilões ou protagonistas de histórias trágicas, vemos as Sombras dos Arquétipos. Ninfomaníaca mostra uma Amante consumida pelo vício em sexo. Norma Desmond de Crepúsculo dos Deuses é uma Criadora (arquétipo também conhecido como Artista) que caiu pra auto-indulgência, pro comportamento de "prima-dona". HAL-9000 de 2001 é um Sábio cujo racionalismo o desconectou da realidade e o tornou frio, sem empatia. Darth Vader de Star Wars é um Guerreiro / Governante consumido pela ira, sede de poder. Cidadão Kane mostra um Governante que se tornou arrogante, ganancioso. Em Dançando no Escuro vemos uma Idealista cujo otimismo é tão ingênuo que a deixou vulnerável e cega para os perigos da vida real (repare na esperteza do título e no fato da personagem se tornar literalmente cega, cantando canções de musicais americanos em ambientes altamente hostis).
Reparem que a maioria dos personagens que usei de exemplo são expressões saudáveis de seus Arquétipos, e incluem uma dose de Arquétipos complementares: Indiana Jones é Explorador, independente, mas tem um lado comprometido que ele deixa emergir de vez em quando, quando mostra lealdade aos seus companheiros, a um trabalho estável como professor, ou quando decide se casar com Marion no 4º filme (assumindo um compromisso, mas sem abrir mão de seu chapéu e de sua essência aventureira). Brincalhões como Kevin de Esqueceram de Mim, Deloris de Mudança de Hábito, ou Ferris Bueller, curtem a vida e trazem diversão para os outros ao longo do filme, porém há uma dose de responsabilidade por trás de tudo que eles fazem: no final, Kevin protegeu sua casa, aprendeu a lavar roupas, fazer compras, Ferris trouxe amadurecimento emocional para o seu amigo, Deloris revitalizou a igreja e ganhou o respeito da Madre Superiora (faz as pazes com o "Governante" rígido, oponente natural do Brincalhão). Maria de A Noviça Rebelde é Idealista (além de Cuidadora), mas após enfrentar diversas dificuldades do mundo real (conflitos com a religião, conflitos de classe, dramas psicológicos, e até a perseguição de nazistas) ela fortalece um lado Realista, sem perder sua visão otimista de mundo. Rose de Titanic é uma Amante, mas que se prova capaz de viver sua própria jornada, cultivar um senso de independência (ela escolhe soprar o apito e chamar o barco salva-vidas, em vez de afundar unida a Jack; e as fotos dela montando cavalo no final ou com traje de aviador são um contraste Explorador bastante gratificante para o Amante).
A História 1, focada em Benevolência (uma busca por harmonia, paz, felicidade, esperança), é compatível com o Idealista, o Amante e o Cuidador, por exemplo.
A História 4 é sobre "sobreviver aos negativos" — histórias que mostram situações de grande sofrimento, injustiça, e os personagens embarcam numa jornada para derrotar aquele mal e restaurar o bem. O Revolucionário e o Guerreiro são particularmente adequados para esta narrativa, mas outros Arquétipos também podem protagonizar esta história (como o Realista, o Idealista). Este tipo de história ("sobreviver aos negativos") se difere das 3 primeiras principalmente por focar mais no combate dos negativos do que no aproveitamento dos positivos. A História 4 poderia ser desmembrada em 3 categorias também, assim como as do primeiro grupo: histórias sobre personagens sobrevivendo à tristeza, desilusão, falta de esperança (4-1) / ou à rejeição, falta de respeito pessoal e poder (4-2) / ou à proibição, rigidez (4-3) — e Arquétipos como o Amante, o Cuidador, e outros, também seriam adequados para uma História do tipo 4, mais focada em resistir às dificuldades.
A História 5 é sobre "sucumbir aos negativos" — histórias trágicas que mostram personagens maus, falhos, cometendo atos condenáveis e sofrendo as consequências. Ou seja, a História 5 serve pra representar as Sombras dos Arquétipos, e qualquer um dos 12 Arquétipos em suas versões corrompidas podem ser usados aqui, em espírito de denúncia.
Ao combinar arquétipos, é preciso ficar atento para o fato de que algumas parcerias entre Arquétipos são mais bem sucedidas do que outras. Existem Arquétipos que são aliados naturais, e outros que criam dissonância quando sobrepostos. Os Arquétipos complementares usados para balancear personagens muitas vezes são opostos ao Arquétipo dominante, e só funcionam em doses pequenas. Dar um toque de Brincalhão para um Governante pode torná-lo bastante carismático (pense em como Morgan Freeman interpreta presidentes, ou até Deus), porém se você pega um rei, um juiz, um CEO poderoso, e o torna realmente um Brincalhão, ele pode perder seu carisma principal como Governante (o que funciona bem em comédias). Ou seja, alguns Arquétipos são aliados naturais (Mago + Sábio, Idealista + Explorador, Guerreiro + Revolucionário). Alguns não são aliados tão próximos, mas podem ser combinados pra tornar um personagem mais complexo, único. Por exemplo: o Governante e o Criador não andam sempre juntos, mas ao pensar num "chefão" da arte, da moda, você pode criar um personagem memorável como Meryl Streep em O Diabo Veste Prada. Lawrence, de Lawrence da Arábia, começa apresentando traços atraentes de um Explorador, porém quando sua Sombra fica evidente mais pro final do filme, nós não vemos a Sombra típica do Explorador, e sim uma que se assemelha mais às Sombras do Revolucionário e do Governante, o que o torna um personagem intrigante e não tão fácil de decifrar.
Arquétipos na Sociedade:Indo além de personagens e histórias, Arquétipos podem nos ajudar também a entender nossa sociedade como um todo: os movimentos culturais que criam tendências políticas, comportamentais, e que interferem também na forma em que o entretenimento é produzido e como o público reage a ele a cada era.
sábado, 8 de abril de 2023
Super Mario Bros. - O Filme
quarta-feira, 5 de abril de 2023
Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes
Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves / 2022 / John Francis Daley, Jonathan Goldstein
Satisfação: 5
Categoria: IC
Filmes Parecidos: Guardiões da Galáxia (2014) / Thor: Ragnarok (2017) / Jumanji: Bem-Vindo à Selva (2017) / e a série Piratas do Caribe
