quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Melancolia

O filme é dividido em duas partes - "Justine" e "Claire" - e se passa numa mansão no campo onde 2 irmãs (que nomeiam os capítulos) reagem de maneira diferente à notícia de que um enorme planeta chamado Melancolia está cruzando o sistema solar e poderá se chocar contra a Terra. A proposta do filme é clara: reproduzir, através de símbolos e metáforas, o sentimento de depressão - a sensação de que a vida não faz sentido e de que tudo não passa de uma espera vazia pela morte (dá pra imaginar sinopse mais comercial?? Rss).

Lars von Trier é um dos meus cineastas favoritos em atividade - sempre original, filosófico, extremo; o pessimismo dele não me incomoda, pois em parte é uma farsa. A integridade artística, a ambição dos temas, o interesse em discutir valores, o desejo de chocar, de surpreender constantemente, de ser pioneiro, de transformar o sofrimento num verdadeiro espetáculo - nada disso é o produto de um artista realmente deprimido; nada feito com tanta energia assim poderia ser. É desse conflito que nascem os filmes de Trier (podemos dizer que ele tem tanto Justine quanto Claire dentro de si, e algumas coisas mais). O resultado é um retrato romantizado e estimulante da melancolia que só ele poderia ter feito.

Gostei do filme, embora não seja tão "divertido" quanto Anticristo, Dançando no Escuro, etc - até porque o estado de melancolia que o filme pretende retratar pede um filme com menos dinâmica: ele tem menos ritmo, não há conflitos tão extremos, reviravoltas, cenas chocantes, que são algumas das marcas do diretor. Ainda assim, é uma representação completamente original do apocalipse (tem elementos de Festa de Família de Vinterberg e influência de Tarkovsky), cheia de imagens inesquecíveis, boas performances (é o que mais gostei de Kirsten Dunst) e há psicologia e mistério o bastante pra manter o interesse e render uma boa discussão depois do filme.

Pra quem já viu, algumas coisas que fiquei me perguntando (SPOILERS!!!):

- Justine tem capacidades extra-sensoriais? Veja como ela percebe a nova estrela no céu antes de todos, como adivinha o número exato de grãos no pote, além da cena sugestiva dos raios saindo de seus dedos.

- Será que Justine sempre foi depressiva, ou será que no momento em que ela nota a estrela vermelha no céu, logo no começo do filme, ela já antecipa o que irá acontecer e começa a perder a vontade de viver?

- Quem está melancólico não consegue "atravessar a ponte"? Justine já não consegue atravessar desde o começo quando ninguém ainda sabe do planeta (mas talvez ela já). Claire consegue, mas não no final, quando a morte vira uma realidade concreta e o Melancolia está próximo demais pra ser ignorado.

E a intriga:

- O filme faz questão de pontuar que num campo de golfe só há 18 buracos; então porque vemos um 19º buraco no começo e no fim do filme?

Melancholia (DIN, SUE, FRA, ALE / 2011 / 136 min / Lars von Trier)

NOTA: 7.5

3 comentários:

  1. Quero muito assistir.

    Amo Anti-Cristo. É quase impossível alguém conseguir comparar algo tão intenso.

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ver, farei o possível pra ir na estréia.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Renato, acho que como o Lars foi muito criticado (até vaiado) pela "apelação" de Anticristo ele resolveu fazer algo mais ameno dessa vez, hehe. Mas ainda assim é um filme muito diferente de tudo.

    Vá sim Rafael! Abs!!

    ResponderExcluir