quarta-feira, 11 de abril de 2012

Jovens Adultos


Da mesma roteirista de Juno, o filme é um drama cínico sobre Mavis Gary (Charlize Theron), ex-garota popular do colégio, agora com trinta e tantos anos e frustrada com a vida, que resolve voltar pra cidade onde cresceu na expectativa de reconquistar seu namorado de colegial (Patrick Wilson), que está casado e acabou de ter um filho.

Quando era mais nova, Mavis se achava especial demais pro lugar medíocre onde vivia e foi buscar aventura na cidade grande. Desencantada, ela volta pra tentar a vida "simples" e "normal" que abandonou, pois lá as pessoas parecem ser "tão felizes, com tão pouco".

Ela quer voltar com o ex não porque ela o ama de verdade, mas porque ele a conheceu no seu auge. Ou seja, ela precisa dele pra resgatar algum senso de valor próprio. Sua confiança não tem base na realidade, mas no que os outros veem nela. Realidade é o que os outros pensam. Quando ela está pra baixo, ela vai pra cama com um homem que despreza e assim se sente superior. Quando ela se sente fracassada, ela volta pra sua cidadezinha e ganha confiança ao perceber que existem fracassados ainda maiores que ela. Tudo é baseado em comparações e no que os outros pensam, não em fatos.


O filme tenta criar uma personagem desajustada porém gostável, "cool" em suas próprias falhas. Só que ao tentar fazer dela alguém gostável - uma mulher desequilibrada, imatura, insegura, triste e mais pro fim inconveniente e antiética, o filme acaba SE tornando desagradável no processo (mostrar algo negativo de forma positiva resulta em algo negativo).

Ou seja, não gosto da história, mas a caracterização bem feita e a performance de Charlize tornam o filme interessante.

Young Adult (EUA / 2011 / 94 min / Jason Reitman)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Juno, Amor Sem Escalas, O Casamento de Rachel.

NOTA: 6.0

Nenhum comentário: