
- Falta de autenticidade: filme copia muito Jogos Vorazes. Até a atriz parece uma dublê da Jennifer Lawrence.
- Protagonista não parece ser tão especial assim por ser "divergente". Dentro desse contexto, praticamente todo mundo que eu conheço seria divergente. Estranhas são essas pessoas do filme que só se enquadram em 1 categoria. Filme acaba não tendo nada de interessante a dizer (a respeito de caráter, valores) que se aplicaria à vida do espectador.
- Ridículos esses membros do Audácia que só sabem correr, lutar, fazer coisas perigosas, todos vestidos de preto. Isso não é ter audácia. Se jogar de cima de um prédio sem saber se há uma rede embaixo só prova que a pessoa é louca e inconsequente.
- Filme muito limitado intelectualmente pra lidar com os temas que resolveu abordar (psicologia, política, etc).

- Filme diz que ela é "divergente" e pertence às 5 facções, mas não ilustra essas qualidades dela. O tempo todo ficamos no Audácia, onde ela se mostra fraca, abaixo da média. E nas outras facções? Ela se sairia melhor?
- Trama pouco interessante. Heroína não tem uma meta envolvente. Não há um vilão ou um obstáculo forte. Não há relacionamentos muito interessantes entre ela e os outros personagens (filme foca mais em relações de rivalidade).
- Kate Winslet não combina com uma vilã desse tipo.
CONCLUSÃO: Tentativa de repetir o sucesso de Jogos Vorazes, mas filme é inferior em todos os aspectos importantes (trama, personagens, elenco, produção, etc).
(Divergent / EUA / 2014 / Neil Burger)
FILMES PARECIDOS: Ender's Game - O Jogo do Exterminador, Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos, A Hospedeira, Eu Sou o Número Quatro.
NOTA: 6.0