quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Cultura - Outubro 2021

29/10: Brasil Paralelo: A SÉTIMA ARTE | EPISÓDIO 3 - A teoria do Parasita Pós-Moderno no Cinema

Vendo esse documentário fiquei quase com a impressão de que alguém na Brasil Paralelo estava lendo meu blog e adaptando as ideias para o público deles (ou que eu devo ser muito alienado, e as coisas que escrevo aqui são muito mais óbvias e mainstream do que eu imaginava). Esse episódio discute várias coisas que venho apontando aqui há anos (falam da Elsa, de Star Wars: Os Últimos Jedi, da decadência do Oscar, da subversão de símbolos como Cinderela/Superman como tática, etc.). Mas claro que a perspectiva conservadora resulta em muitas diferenças também. Por exemplo: enquanto eu falo de autossacrifício como uma das tendências negativas do cinema atual, eles já falam como se fosse um valor positivo e importante (o que me fez pensar que eles nem deveriam então estar tão insatisfeitos com o cinema, já que mensagens cristãs estão por toda parte). Outra diferença interessante é quando eles criticam a tendência dos filmes de focarem na psicologia dos personagens (aquilo que chamo de "cura emocional" no texto sobre 1999). Como os conservadores tendem a ser religiosos, eles não têm como falar que o problema aqui é o "declínio da objetividade". Então eles jogam a culpa no individualismo, na busca da felicidade, sugerindo que o certo seria os personagens aprenderem a servir o outro, a se sacrificar por coisas mais importantes que suas próprias necessidade (o que não bate com meu conceito de herói). Mas até nessas diferenças, achei surpreendente o quanto o debate fica ao redor dos mesmos pontos.


27/10: Why People Don’t Want To Hear or Speak The Truth — Teal Swan

Há uns 2 anos que acompanho a Teal Swan, que é uma guia espiritual controversa mas que eu acho uma das mulheres mais fascinantes no YouTube — especialmente quando ela discute assuntos ligados a relacionamentos, psicologia, emoções etc. (o conteúdo esotérico que eu não acredito eu pulo e fico com o que me interessa). Achei curiosa a semelhança deste novo vídeo dela com meu texto Racionalizações.


14/10: O Hóspede Americano

Vi 2 episódios da mini-série da HBO Max O Hóspede Americano, dirigida pelo brasileiro Bruno Barreto, que mostra a expedição de Theodore Roosevelt pela Amazônia no início do século passado. Barreto diz ter se interessado pela história por causa da "complexidade" de Roosevelt, que comparado aos políticos polarizados de hoje, não seria nem de esquerda nem de direita, algo que ele parece achar raro e admirável (eu já acho esse tipo de inconsistência ideológica a coisa mais comum na política, mas enfim). A série é decente, tem um conteúdo surpreendentemente intelectual, mas o retrato ambíguo de Roosevelt (que não é nem celebrado, nem condenado, mas mostrado de forma meio fria, imparcial) torna difícil de se importar pelo personagem e entender qual o propósito da história. Talvez eu dê mais uma chance e veja o 3º episódio que saiu esta semana.


4/10: Round 6 / Squid Game

Vi só o primeiro episódio pra entender do que se tratava. Achei divertida a sequência final (embora não seja nenhuma novidade - é apenas uma variação de inúmeros filmes com "jogos mortais"), mas ela demora muito pra acontecer, e o resto da história não me interessou. Me pareceu basicamente um Parasita num formato mais pop, levando as mesmas mensagens políticas para as grandes massas, mas sem os requintes cinematográficos que tornavam o filme interessante.

5 comentários:

Dood disse...

27/10: Why People Don’t Want To Hear or Speak The Truth — Teal Swan

-Curioso mesmo, mas na real isso acontece com algumas pessoas que eu converso e venho apresentar conceitos filosóficos e até comento alguns artigos seus.

Caio Amaral disse...

Eu procuro nunca iniciar conversas mais pra tentar influenciar alguém com ideias.. só falo se me perguntam.. e mesmo assim fico atento, pois pode ser uma armadilha, hehe.

Dood disse...

Sim tem essa também. Mas eu procuro ser calmo firma e bem explicativo. Eu começo com a base perguntando conceitos filosóficos ensinando.

Dood disse...

Quanto ao Brasil Paralelo, eles observam realmente o declínio cultural mas não dá mesma forma como nós vemos. Aliás já em muitos ambientes nerds levo algumas de suas postagens para divulgar e em alguns pontos seus são bem aceitáveis por eles.

Caio Amaral disse...

Sim.. eles se opõem a coisas parecidas.. mas têm uma visão diferente de qual a raíz do problema e qual seria a solução. Achei curioso como eles praticamente não mencionam o James Cameron nesse episódio, como parte da leva de cineastas de blockbusters que surgiu junto com Spielberg/Lucas.. acho que eles evitam o Cameron pois ele tem menos temas que possam ser interpretados como conservadores em seus filmes. E na B.P. eles estão tentando construir essa narrativa de que foram os conservadores que foram responsáveis por esse renascimento do "bom cinema" nos anos 70/80.. Mas eu não vejo exatamente desta forma. Eles precisam fazer um malabarismo até pra enquadrar o Spielberg nessa categoria.. não citam Contatos Imediatos, por exemplo, pois é um filme onde o protagonista deixa a família pra realizar seu sonho de ir pro espaço com os aliens.. sem falar que o filme faz uma crítica sutil à igreja, mostrando que os escolhidos pela igreja pra entrarem na nave no fim não são escolhidos.. e quem vai para o "céu" de fato é o protagonista, o homem que perseguiu seus sonhos, sua visão pessoal, etc.

O público nerd já é mais variado em termos de valores né.. então costuma ser mais fácil mesmo eu achar "simpatizantes" nesse universo. abs!