segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Atualizações Pessoais - Novembro 2021

- Asperger:

Em 2017 eu gravei um vídeo sugerindo que eu poderia ter Síndrome de Asperger (uma suspeita levantada por um psiquiatra em 2012), e só pra atualizar quem não me segue nas redes sociais, entre Julho e Outubro deste ano eu passei por uma avaliação neuropsicológica mais completa (que é uma série de testes aplicados por uma psicóloga pra medir suas aptidões e funções cognitivas), e no fim do processo foi descartada a hipótese de Asperger, assim como a de outros transtornos relacionados. Pelo contrário, meu desempenho foi acima do esperado não só nos testes cognitivos, mas também nos de percepção social, nos quais quem tem Asperger não se sai bem. Claro que isso não faz desaparecer os incômodos que me levaram a consultar um psiquiatra em primeiro lugar, mas muda a explicação para esses incômodos (isso tudo me fez pensar que meu psiquiatra de 2012 funcionou como uma espécie de Matrix na minha trajetória pessoal, plantando uma semente de dúvida na minha mente que me faria questionar a validez das minhas percepções com mais frequência a partir dali, rs). 


- Objetivismo:

Embora o objetivismo tenha me trazido inúmeros benefícios e aprendizados, desde o início eu sempre hesitei em me rotular como objetivista, pois a filosofia não consiste apenas de suas premissas mais fundamentais, mas vem atrelada a um pacote enorme de valores e atitudes com os quais nem sempre eu concordei. Essas diferenças não me pareciam grandes demais até uns anos atrás, então não me incomodava que outros me rotulassem assim — mas novos insights e descobertas foram me levando a querer me dissociar do movimento, especialmente nos últimos meses, pois ficou mais claro que minhas divergências não envolvem apenas detalhes superficiais. Então embora eu ainda continue acompanhando alguns intelectuais da área, admirando as realizações de Rand, e mantendo muitos dos mesmos princípios, hoje eu já prefiro enfatizar que não me identifico como objetivista, e não abraço a filosofia em todo seu "pacote". Em Fevereiro de 2020 eu postei um vídeo no YouTube discutindo meu status em relação ao objetivismo, e embora o vídeo seja bem ponderado, hoje ele já estaria um pouco desatualizado. E até passagens do meu livro, onde o objetivismo tem uma influência mais direta, já sofreriam edições caso eu o relançasse hoje, por isso acho importante deixar esse registro.

* Vou deixar disponível abaixo a palestra do Nathaniel Branden "The Benefits and Hazards of the Philosophy of Ayn Rand" (dividida em 4 partes) que mencionei nos comentários:


3 comentários:

Dood disse...

Poxa que bom Caio. Eu também fiz exames para constatar algum transtorno autista e não foi detectado nada. Mas meu filho ainda existem divergências entre especialistas e como me vejo muito nele...

Quanto a objetivismo gostaria um pouco mais de explanação. Eu gosto muito desse tipo de abordagem de ouvir como as pessoas se identificam filosoficamente.

Caio Amaral disse...

Legal Dood, é sempre bom investigar direito.. pois o que você acredita sobre o que você tem ou não tem acaba interferindo muito no seu diálogo interno, na sua confiança, decisões, etc.

Minha perspectiva sobre o objetivismo acho que eu não conseguiria resumir aqui.. teria que escrever um pequeno livro praticamente, hehe. Mas pra quem tiver curiosidade, a palestra "The Benefits and Hazards of the Philosophy of Ayn Rand" do Nathaniel Branden reflete muito da minha postura, embora ele não cubra algumas das minhas principais queixas.

Caio Amaral disse...

Adicionei os áudios da palestra no post pra quem se interessar.