segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Annette

Dirigido por Leos Carax, o mesmo de Holy Motors, que foi uma das minhas principais referências ao escrever a postagem Experimentalismo e Subjetivismo (só por aí já dá pra ter uma ideia do que achei do novo trabalho). O filme (que venceu melhor direção em Cannes) "conta a história" de um comediante de stand-up e de uma cantora de ópera famosa que vivem um casamento conturbado, e têm uma filha chamada Annette (interpretada por uma boneca de madeira sem grandes explicações) que herda o talento vocal da mãe e se torna uma sensação mundial ainda muito pequena. O filme é um musical (com músicas compostas pela banda americana Sparks) e tem elementos de fantasia. Mas não espere boas músicas, bons cantores ou mesmo uma boa história. O propósito aqui (como de costume no cinema francês) é principalmente o de brincar com a linguagem cinematográfica, subverter o gênero, quebrar normas estéticas, etc. O filme não é desprovido de valor de produção — apesar de alguns efeitos trash e das músicas parecerem amadoras, vemos atores de primeira como Adam Driver e Marion Cotillard, a fotografia é decente, etc. Mas isso tudo só serve pra fornecer uma embalagem respeitável ao grande nada que é o filme. Durante a primeira meia hora ainda me diverti com os elementos inusitados, mas passada a novidade, a ausência de história, aliada à pretensão de Carax, pra mim tornaram o filme desinteressante.

Annette / 2021 / Leos Carax

Nível de Satisfação: 3

Categoria D: Não Idealismo (experimentalismo)

Filmes Parecidos: The Square: A Arte da Discórdia (2017) / As Boas Maneiras (2017) / Holy Motors (2012)

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