sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Eternos

ANOTAÇÕES:

(Os comentários a seguir foram baseados nas notas que fiz durante a sessão.)

- A sequência inicial já deixa a impressão do filme ser meio malfeito, e da Chloé Zhao não ter mão pra esse tipo de cinema (o que já era meio óbvio). A cena na praia tem uma fotografia feia; a ação não é bem coreografada; a escolha da trilha na hora do título é estranha; Angelina Jolie que merecia uma grande entrada já é revelada no meio de outros heróis de forma casual, como uma mera coadjuvante; um simples movimento de câmera que só precisava acompanhar a adaga sendo pega no chão parece desleixado, pois a câmera não acompanha direito a subida; mais pra frente em cenas de diálogo onde não há trilha sonora, ouve-se um som ambiente estranho de fundo, que deixa o filme com cara de produção independente, etc.

- Os Eternos estão há 5 séculos aguardando o retorno dos monstros (Deviants), mas quando finalmente um deles aparece na Terra, em vez do filme criar uma cena impactante, grandiosa, o monstro surge num riozinho em Londres, numa sequência bem esquecível.

- O filme devia ser uma história simples de heróis tentando livrar o mundo dos invasores, mas a narrativa vai ficando extremamente confusa. Vamos pulando de um milênio pro outro, de um continente pro outro, de uma cultura pra outra... não é criado um universo coeso nem uma estrutura clara.

- Muitos atores parecem mal escalados. Poucos convencem como super-heróis ou têm o tipo de carisma certo pro gênero (e quem tem, é mal aproveitado).

- O documentário sendo gravado é um alívio cômico que destrói a seriedade de vários momentos. E o filme fica insistindo no personagem do cinegrafista, que não tem muita graça ou relevância.

- Os filmes de heróis hoje parecem ser os que mais lutam pra não provocar nenhum senso de admiração... Não só nenhum herói consegue se destacar direito pois o foco é todo no esforço coletivo (temos até uma "uni-mente"), como o filme segue as tendências de borrar a linha entre bem e mal, mostrando heróis agindo de forma destrutiva, traindo os outros, criando conflitos internos... E o maior obstáculo deles é o Celestial dentro da Terra, que não é uma criatura má, porém seu nascimento requer a destruição do planeta... Então em vez de um embate claro entre bem e mal, o filme foca mais em dualidades, conflitos de interesse complexos etc.

- A narrativa continua um caos... Uma hora o filme discute a origem do universo, daí do nada estamos em Hiroshima ouvindo um discurso sobre a bomba, depois vamos pra um musical de Bollywood — há uma bagunça de elementos, e às vezes nem sabemos claramente o que é flashback e o que está acontecendo de fato (SPOILER: a Salma Hayek acho que morre umas 3 vezes na história, e quando ela aparece, eu nunca sei se ela usou poderes de regeneração, ou se ela ainda está morta e é um flashback).

- A maneira como o Celestial vai saindo do centro da Terra não faz o menor sentido. Em vez do planeta rachar, é como se ele estivesse emergindo de um líquido, quando na verdade ele já teria que ter destruído todo o manto e a crosta terrestre daquela região antes de chegar na superfície (aliás, o Celestial está pequeno demais pra uma criatura que deveria ter quase o tamanho do planeta... se ele é "só" deste tamanho, dava pra deixá-lo nascer tranquilo que ele não iria destruir o planeta inteiro). Sem falar que foi fácil demais matá-lo (esforço coletivo parece realmente ser a solução pra tudo).

- SPOILER: Alguns auto-sacrifícios no final pra manter a tradição... Pelo menos aqui temos algo menos clichê: um herói que comete um suicídio real, motivado por culpa, em vez de um ato altruísta pra salvar alguém!

- SPOILER: Um pouco anticlimático a Duende abrir mão da imortalidade pra realizar seu sonho de ser humana, mas depois de transformada, o filme mostrá-la numa cena cotidiana, com cara de emburrada, como se nada tivesse mudado (em vez de mostrá-la feliz, vivendo seu sonho).

- Ridículo o Celestial gigantesco surgindo nos céus, pra no fim só dar uma "bronca" nos heróis, e dizer que volta mais tarde pra resolver se irá puni-los.

------------------------------

Eternals / 2021 / Chloé Zhao

Nível de Satisfação: 0

Categoria F: Anti-Idealismo

Filmes Parecidos: Mulher-Maravilha 1984 (2020) / Capitã Marvel (2019) / O Último Mestre do Ar (2010)

10 comentários:

Caio Amaral disse...

Me digam se vocês sentem falta das notas.. eu por um lado tenho gostado de não ter esse compromisso.. mas às vezes sinto falta de algo.. quem sabe uma classificação com base nas letras (ABCDF).. ou uma avaliação menos matemática tipo péssimo/ruim/regular/bom/ótimo..

Dood disse...

Eu gosto do modelo antigo de avaliações.

Quanto ao filme me parece bem bagunçado e os personagens não me cativam a buscar o material. Parece pela descrição um Liga da Justiça Snyder Cut piorado.

O louco é ver Mc Donalds dando de brinde bonecos desse filme no lanche infantil, olhei praquilo parece aqueles brinquedos para adultos nerds, não vejo identificação com o público infantil nem no conceito da HQ.

Leonardo disse...

Olá, Caio.

Notei maior liberdade e espontaneidade nos seus textos depois que as notas foram eliminadas. Porém ainda sinto falta de uma classificação, um senso de conclusão. Como uso o seu blog como bússola para assistir a maioria dos filmes, a bússola costumava ser apontada pela nota. Depois passei a abstrair elementos do texto que sugeriam características idealistas, independentemente da nota. Se eu fosse usar uma classificação pessoal hoje, eu avaliaria o filme com base no esquema visual da primazia do espectador (idealista; idealista crítico; naturalista; anti-idealista; idealista na estética e anti-idealista na história, experimental, etc). Tu também costumava colocar um parágrafo de conclusão e um "filmes parecidos". Sempre achei ótimos recursos para quando eu me interessava pelo filme mas queria evitar os spoilers das anotações.

Caio Amaral disse...

Dood, achei esse bem pior que o Snyder Cut, não só pela produção parecer mais fraca, mas também porque lá não havia essa intenção de desconstruir o gênero etc.

Muitas vezes fico horrorizado mesmo com o tipo de filme que eles colocam no McLanche hoje em dia, hehe. Falta de opção..

Caio Amaral disse...

Oi Leonardo..! Eu já pensei em inúmeras de formas de avaliar/classificar os filmes.. assim como experimentei com o gráfico uma época.. gostaria por exemplo de criar nomes pra cada tipo de espectador (bolar uns perfis universais com base em personalidade/gosto), assim poderia indicar quais perfis devem curtir o filme e quais devem odiar.. Enfim, existem muitas formas.. é questão de ir vendo o que funciona melhor, que a pessoa bata o olho e já tenha uma boa ideia do que esperar.

A nota de 0 a 10 é bem intuitiva.. só me incomoda um pouco passar a ideia de que eu acho que aquele é o valor intrínseco do filme (a palavra "nota" traz um pouco desse absolutismo, pois associamos a provas, que têm resultados exatos).. queria que ficasse mais claro que é uma avaliação de acordo com meu gosto e com os critérios Idealistas.. se eu chamasse de "I-SCORE" ou algo do tipo talvez passasse essa ideia hehe.

Caio Amaral disse...

Vou fazer um teste chamando a nota de "nível de satisfação".. pra ver se já resolve esse incômodo, rs. Mas continuo aberto a ideias..

Leonardo disse...

Olá, Caio.

Adorei o novo formato de avaliação. Também achei bastante informativo a categoria, pois ajuda a "coletar dados" para quem se interessa pela teoria do cinema e pelo Idealismo. Quando eu quiser ver um filme satisfatório que esteja ausente de suas listas, eu insiro na caixa de busca a categoria e escolho entre os resultados.

Penso que talvez fosse difícil criar perfis universais. Duna, por exemplo. O perfil seria para o público do Nolan? Geeks? Quem gosta de sci-fi? Quem gostou do livro? Mad Max seria tão indicado para amantes de carros e de ação quanto Velozes e Furiosos seria? Eternos e Os Últimos Jedi foi feito para o público geek, fãs de heróis e da fantasia, ou foi feito para a crítica mais de esquerda e para aqueles que querem destruir este tipo de cinema? Mas mesmo assim a tendência é que os fãs gostem e que perpetuem estas aberrações de laboratório. Parece muito difícil montar perfis. Então acho que o nível de satisfação e categorias é o que vai ter melhores resultados no teste.

Caio Amaral disse...

Ah, que bom que curtiu.. vamos ver se esse formato se sustenta bem por um tempo...!

Os perfis que tinha em mente teriam que levar em conta essas diferenças de valores, pra não colocar todos os geeks ou fãs de sci-fi no mesmo saco, por exemplo. Mas claro que ainda seria um sistema um pouco vago.. tipo um Myers-Briggs.. que apenas aponta numa direção. Pra algo mais personalizado, acho que seria necessário um algoritmo que pesasse vários fatores.. Há uns 10 anos um empresário amigo do meu pai me chamou pra iniciar um estudo, pensando em criar um algoritmo do tipo.. cheguei a bolar algumas estratégias, mas o projeto não foi muito longe.. é um desafio interessante, até porque até hoje os sistemas de recomendação dos streamings não são muito inteligentes, rs. Mas pros propósitos aqui do blog.. acho que esse conjunto de dados já serve pro leitor saber o que esperar né.

yan disse...

Isso sobre a Angelina Jolie é totalmente verdade, quando anunciaram que ela estaria no filme deram a entender que ela seria uma das protagonistas e até nos trailers quando apareciam cenas dela dava a entender que ela teria uma grande importância dentro da história. Esse foi um dos motivos que me fez ficar decepcionado com o filme. Em alguns momentos com os Eternos todos reunidos ela parecia mais uma figurante no meio deles, sem falas e a câmera nem a colocava em destaque...

Caio Amaral disse...

É.. a Chloé Zhao parece gostar mais de trabalhar com não-astros (e se possível não-atores), então isso não é de se surpreender, rss.