NOTAS DA SESSÃO:
- Filme tem atitude moralista (no bom sentido).
- "Meu pecado é que eu sempre exigi mais do por do sol!"- diálogos fantásticos!! São filosóficos e cheios de conteúdo.
- Comparação da pesca com Joe "caçando" no trem incrível.
- Estilo sempre divertido, cheio de ideias diferentes - mas ao contrário de alguns filmes que fazem isso de maneira desconectada, só pra chamar atenção, aqui as "excentricidades" do diretor estão associadas ao conteúdo: as imagens da pesca servem pra fazer uma associação abstrata, os gráficos que surgem na tela servem pra clarificar uma ideia, a nudez está justificada pelo tema do filme, etc. Nada soa gratuito e desintegrado.
- Filme é Idealista, mas expondo o negativo - mostra pra plateia "o que NÃO fazer". Trier é um expert no estudo da maldade. Ele não quer relativizar as coisas e dizer que Joe na verdade é uma boa pessoa. Ela se anuncia como má no início do filme, e o que o filme mostra a seguir é apenas uma tentativa de comprovar isso. Não é uma tentativa de glamourizar a protagonista - mostrá-la como uma mulher sensual e mais "livre" do que você.
- Roteiro estruturado e com um objetivo claro. Não explicar por que ela está machucada no começo é uma ótima maneira de manter o interesse ao longo da história toda.
- Interessante que a plateia ri do começo ao fim da sessão. Apesar dos temas sérios e obscuros, Trier no fundo é um "entertainer" de primeira.
- Joe olhando os passageiros do metrô pra lembrar de partes de Jerome - como alguém pensa nessas ideias????
- Interessante ele usar a mesma música que toca em De Olhos Bem Fechados (um filme também sobre obsessões sexuais). Há tantos paralelos entre Kubrick e Trier.
- Cena da Uma Thurman simplesmente genial!! Me lembra o tipo de situação que o Woody Allen cria, mas o interessante é que aqui o humor não é explícito. Os personagens agem como se fosse tudo sério (o que torna a cena ainda mais absurda e hilária).
- SPOILER: Trier é perverso!! Depois do pai de Joe dizer aquela frase incrível e inspiradora sobre não ter medo da morte, ele puxa o nosso tapete e mostra o personagem vivendo um horror insuportável. É tão esperto que eu quase não me incomodo de ser pessimista.
- Por que todo um capítulo dedicado ao pai na história? Dá a entender que ele deve ter algo a ver com o distúrbio sexual dela, mas ainda não está claro.
- SPOILER: Comparação de sexo com música no final: vontade de levantar e bater palmas no cinema!! Amo a abordagem racional que ele tem para questões ligadas a valores e emoções. Concordo totalmente que os valores que buscamos em arte são equivalentes aos que buscamos no amor. Mas é fascinante como Joe busca as características que admira de maneira separada. Isso pode explicar por que ela é tão promíscua: ela está disposta a ir pra cama com alguém que tenha apenas 1 de seus valores mais importantes, e não exigir os outros. Será que ela acredita que poderia encontrar todos os valores principais numa pessoa só - e que isso seria o amor?
CONCLUSÃO: Um dos filmes mais inteligentes e criativos que já vi.
(Nymphomaniac: Volume 1 / Dinamarca, França, Alemanha, Bélgica, Reino Unido / 2013 / Lars von Trier)
FILMES PARECIDOS: Anticristo, Dogville, De Olhos Bem Fechados.
NOTA: 10
13 comentários:
Concordo em número gênero e grau com suas anotações... pelo visto meu cansaço não me fez perder muito do filme pois todos os seus comentários eram sobre coisas que eu vi! hahahaha
E lembra que eu insinuei ela fazer algo com o pai dela no hospital? Eu ainda acho q tem algo por trás tb. Ainda mais que ela tinha paixão pelo pai e horror pela mãe. Pode ser q isso ainda seja explorado (ou não) esperemos pelo próximo volume!
Eu achei incríveis as relações q ele cria entre coisas q normalmente as pessoas não pensariam. E q ele faz parecer tão claras quando ele demonstra... (como a pesca, a música - polifonia, aos detalhes das pessoas aleatórias no trem q a faziam lembrar do Jerome).
E tb adorei o clima que ele cria e logo depois faz questão de quebrar bruscamente logo nos primeiros segundos do filme.
Realmente admiro a capacidade q ele tem de deixar as pessoas com vontade de falar sobre os filmes dele assim que acabam de assistir. Palmas pra ele mesmo!
Concordei bastante com tudo o que você falou Caio, porém achei todos os insights durante o filme extremamente precisos para serem, digamos, "acidentais" e instantâneos como ocorrem.
Seligman fazer uma comparação tão bem acabada sobre a caçada de Joe no trem e sua pesca é algo que não aconteceria em poucos segundos, como acontece no filme. Joe fazer outra comparação tão precisa sobre seus amantes e notas musicais de uma fita aleatória que estava num toca-fitas também é algo muito objetivo para ser acidental. Outras coincidências, que são extremamente significativas para o desenrolar do filme, se tornam forçadas, como o rugelach com garfo de bolo e a pintura com o fragmento "Mrs. H".
São diversas pequenas coincidências e acasos que tornam a história quase inverossímil. Com o passar do filme fui tendo a impressão que Joe, a partir de aleatoriedades durante o período dela com Seligman, foi inventando tudo aquilo que ela falou.
Estou ansioso para ver a segunda parte!
Oi Anônimo..! Se você está achando esses detalhes pouco "realistas", então o que você achou da cena da Uma Thurman? Ou da cena em que ela acha fotos do Jerome na estrada - que o próprio velho diz que parece inventada? Eu nunca entro num filme do Lars von Trier esperando realismo.. Pra mim é tudo uma grande fantasia.. O filme tem um tema, e ele explora esse tema brilhantemente, mas de maneira abstrata, estilizada, quase como um musical ou um filme do David Lynch. Realmente seria coincidência existirem esses "links" pra história dela, como o quadro Mrs. H ou o rugelach com o garfo.. Mas eu não vejo um filme como esse com o mesmo tipo de mentalidade que eu vejo um policial, onde é indispensável que a trama seja verossímil.. Nem me passou isso pela cabeça.. Simplesmente achei criativo da parte do diretor usar esses detalhes como transição entre as cenas do quarto e os flashbacks. Abs.
Realmente, pensando pelo viés que Lars von Trier explora o tema de forma abstrata, querendo mais dar corpo a um pensamento do que sentido a um fato, tantas coincidências são justificáveis, mas não se fazem absolutamene necessárias. São
quase como as sequências musicais de Dançando no Escuro - são brilhantes, criativas e originais, mas não não alterariam a qualidade do roteiro se fossem suprimidas.
Uma Thurman está brilhante como Mrs. H, e o capítulo do qual ela faz parte já valeria o ingresso se fosse um curta, mas mesmo assim o vejo como idealizado demais. Mrs. H é extremamente sincera e emotiva, enquanto o marido dela e Joe são completamente passivos, o que não é natural numa situação daquelas. Esses comportamentos foram os que mais me fizeram acreditar que tudo seria imaginação, já que a atitude da mulher traída é usado como prova irrefutável da maldade de Joe.
Quanto à crítica do Seligman sobre Joe encontrar fotos do Jerôme, e o próprio, ao acaso, foi o que despertou essa minha ideia de que Joe estaria imaginando - como uma dica para o espectador.
Sei que posso estar viajando muuuuuuito criando hipóteses como a de a história de Joe ser inventada, mas tenho para mim que tantas coincidências e acasos não podem ser simples conectivos na história. Pelo menos eu não espero isso de Lars von Trier.
PS: Adoro teu blog Caio!
Anônimo: Valeu, comente sempre que quiser!
Realmente não seriam absolutamente necessárias pra trama aquelas conexões.. é algo que está mais ligado a estilo.. à MANEIRA em que o Trier encontrou pra contar a história.. e nada em estilo é "necessário" - nesse sentido de ser indispensável pra contar a história.. pra mim essas conexões são os adornos.. não são os pilares.. se fossem os pilares me incomodariam provavelmente..
A cena da Uma tb não me preocupou o fato de não ser realista.. Obviamente o marido e a Joe não ficariam passivos daquela maneira, deixando ela entrar no quarto pra mostrar a cama pros filhos, etc. Isso na realidade jamais aconteceria, rssss. Mas o tema da cena é: "como as atitudes inconsequentes de Joe destruíram uma família". Nesse sentido, a cena é perfeitamente coerente.. só foi apresentada de maneira exagerada.. Mas não levo isso como sugestão de que a Joe está inventando tudo, e que no fundo ela é uma mulher inocente.. Sei lá.. Pode até ser.. Mas pra mim seria um final bem inesperado, hehe.
Maiara: Realmente os 10's são raros aqui.. Mas acho legal até que tenha acontecido num filme como Ninfomaníaca, porque não é o tipo mais óbvio de filme que eu costumo exaltar... Mas não perca - e me conte depois o que achou. Brigadão!
Legal Maiara!!!! O Lars von Trier realmente é um cineasta muito hipnótico e tem uma imaginação sem limites...! Que bom que curtiu - às vezes tenho medo de levantar as expectativas das pessoas e causar certa frustração, hehehe. Bjs!!!
Digitei "ninfomaniaca" exatamente como está escrito sem as aspas no Google página principal para ver a capa do filme em português. A maior capa em destaque nos quadrinhos ao lado direito da tela é com a Susana Vieira e outra pequena com a Gretchen tendo orgasmos sexuais referentes ao sexo. Considerando o fato que o Google possui pesquisa especial para filmes, inclusive para títulos traduzidos, em um quadrinho ao lado direito dando informações sobre o filme e elenco e direcionando para uma página na Wikipédia, eu não sei se é apenas um erro ou temos um estagiário muito zuero que não conhece os limites da zoeira. Pois os pôsteres com as celebridades brasileiras é puramente uma brincadeira na internet, mas ver a Gretchen e a Susana Vieira em destaque na pesquisa me fez rir 3,3 litros de risadas chorosas.
Hauhauhauha... muito bommmm!!!! Postei no meu face agora pro povo digitar ninfomaníaca no Google... Será q não foi um erro inocente? Tá tão bem feita a montagem, rss.
ninguem vai acreditar, mas eu deixei de assistir esse filme porque pensei que era brasileiro quando via a capa na net com a atriz da globo. so fui assistir um mes depois que saiu de cinema porque ninguem parava de comentar do filme. dai fiquei esperando aparecer a atriz e não apareceu. so fui entender quando pesquisei sobre. hahaha como são ironicas as coisas, pensei que eu era a unica que tinha visto a atriz da globo ali
Hahaha, mas vc não é um dos 130 milhões de brasileiros que amam a Susana Vieira?? Não quis ainda mais ver o filme?
https://www.youtube.com/watch?v=0TEcIveel9E
Nossa, não tinha visto essa entrevista com a Susana Vieira. Já não simpatizava com ela exatamente por esse motivo, agora definitivamente não gosto desta mulher. Oh mulé metida da peiga!!!
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