Ótimo drama de sobrevivência que poderia facilmente ter virado uma glorificação do sofrimento como
O Impossível (2012), também do diretor J.A. Bayona, mas que consegue usar os horrores do acidente de maneira mais interessante — não pra incomodar o público gratuitamente, mas pra enfatizar a resiliência daqueles que sobreviveram. A cena da queda do avião e a ilustração do que ocorre fisicamente dentro da cabine torna a cena uma das mais marcantes que já vi envolvendo acidentes aéreos. Mas este é o momento em que o filme precisa ser gráfico pra passar a dimensão da tragédia. Depois, a violência nunca precisa chegar no mesmo nível pra deixar o espectador apreensivo (como em
Psicose ou
O Resgate do Soldado Ryan). Inclusive me surpreendi quando, aos 40 minutos de filme, os personagens já estavam apelando pro canibalismo (algo esperado pra quem conhece a história ou já assistiu
Vivos de 1993). Me perguntei como o filme preencheria os 100 minutos seguintes, pois num filme só focado no sofrimento (achei que o filme poderia seguir por este caminho por causa de alguns temas cristãos/altruístas), o canibalismo teria que estar mais próximo do "ápice" final. Porém o filme continuou interessante na segunda metade (especialmente no ato final) pois seu foco maior está na sobrevivência. Não se trata de uma história sobre vítimas passivas apenas resistindo enquanto aguardam um resgate emocionante. São as ações e as decisões inteligentes dos sobreviventes ligadas à comida, aos ferimentos, à locomoção, à proteção contra o clima hostil, que determinam o destino deles e tornam a narrativa dinâmica e envolvente.
A ausência de um protagonista talvez torne o filme um pouco vago e impessoal, mas há diálogos ricos o suficiente ao longo do roteiro (como o monólogo comovente do homem cuja esposa foi soterrada no avião) que dão uma dimensão humana à história, e compensam parcialmente a ausência de um personagem individual mais aprofundado.
Um pouco como Godzilla Minus One, é mais um exemplo de filme "estrangeiro" em 2023 que consegue fazer um filme hollywoodiano melhor que Hollywood.
La sociedad de la nieve / 2023 / J.A. Bayona
Satisfação: 8
Categoria: I-
Filmes Parecidos: Caminho da Liberdade (2010) / Ártico (2018) / Livre (2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário